Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos
Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos. Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente. A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado. Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.
A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais. Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.
Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem. Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card. Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”, iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.
Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores. Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.
Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:
E-1 Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-2 Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-3 Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália
H-1B Este é o visto mais comum e mais usado. Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações. Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.
H-2A Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.
H-2B Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.
H-3 Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.
I Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional
L-1A Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos
L-1B Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado
O-1 Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV
O-2 Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1
P-1A Para atletas de renome internacional
P-1B Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional
P-2 Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco
P-3 Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original
Q-1 Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem
R-1 Para trabalhadores religiosos
TN Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA
Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos. Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B. Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.
O Visto H-1B
Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:
- Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
- O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
- O empregador geralmente requer o diploma para contratação
- A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.
Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:
- Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
- Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
- Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma
Sub-Classificação H-1B2
Para obter este tipo de visto você precisa:
- Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
- Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
- Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano
Sub-Classificação H-1B3
Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.
Período de Duração do Visto H-1B
O visto H-1B pode durar até três anos. Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.
Limitação de Vistos H-1B Emitidos
Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.
Familiares dos Portadores do Visto H-1B
As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4. Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.
Cassia,
Existem empresas que fazem este tipo de seguro saúde internacional, mas infelizmente não temos nenhuma indicação.
Olá,
Parabéns pelo site! Em breve irei para os USA estudar o idioma e foi exigido que eu faça um seguro saúde pois não está incluso no programa. Eu devo fazer esse seguro aqui no Brasil antes da viagem? Você tem alguma sugestão ou dica? Obrigada, Cássia.
Lizandra,
É possível desde que você se encaixe em um dos casos mencionados no artigo. Creio que no seu caso, dado o grande número de advogados praticando nos EUA, seria bastante difícil provar que você tem conhecimento especializado para o qual não se encontra americanos disponíveis e qualificados para exercer a função.
Amigo, conclui bacharelado em Direito em uma Universidade no Brasil há 6 anos. Pretendo fazer um mestrado na área em Universidade nos EUA. Após o término do curso, é possível, na área jurídica, obter o visto e emprego nos EUA? grata.
Carlos,
Para trabalhar legalmente você teria que obter um visto de trabalho como explicado no artigo. Para abrir um negócio você teria que ter o green card, o que seria possível obter perante um investimento no negócio de $1 milhão.
ola trabalho como ouriveres e joalheria por conta propria tem como trabalha nos usa. como trabalho aqui no brasil em feiras e eventos
ou atermesmo abrir uma loja tem como
Wagner,
A menos que você se encaixe em um dos vistos listados no artigo não há como fazer isso legalmente.
Rafel,
Vai depender de como você obteve o social. Se foi legalmente não há problemas.
Boa noite, tudo bem? Amigos sempre tive sonho de estar trabalhando nos EUA, sou formado em Gestão em Comercio Exterior e tenho MBA na mesma area abrangendo a parte de Logistica e Supply Chain. Já procurei em agencias de intercambio formas de trabalhar no país, mas sao preço altissimos e nao tenho condiçoes. Minha irmã esta embarcando para o EUA daqui tres dias, ela fara o Au Pair e pretendi ficar dois anos lá. Existe algum tipo de programa como o mesmo preço ou similiar para Homens trabalhar no EUA? Minha irmã ficara na casa de um casal que possue… Leia mais »
E estou em duvida,eu coloca no formulario para a entrevita que tenho social….?pensei em nao responder e se eles pergutarem na entrevista porque eu nao marquei pensei em falar que nao lembro, pq faz muito tempo e nao sei onde esta o cartao do social.!
obrigado mais uma vez
Boa Noite meu nome é Rafael e fiz work and travel 03 meses de trabalho e um de viagem (J1)em 2007, tenho o meu social securtity.
Hoje moro em Madrid, estou fazendo um Master e estou pensando em ir para New York fazer um curso de ingles.
vou fazer a entrevista aqui em Madrid mesmo, vivo legalmente aqui.
Eu gostaria de saber se chegando em NY eu posso procurar um emprego? e se tem como o governo me rastrear e eu ser deportado, e se meu social ainda é valido?
Muito obrigado, o site de voces é otimo!
Guto,
Você precisa investir no mínimo $1 milhão e empregar no mínimo 10 americanos em 2 anos. Existem alguns casos especiais onde o investimento mínimo é de $500.000.
Olá, com quantos dólares você precisa investir (abrir empresa) para obter o Green Card, existe este caminho também ? investir e criar empregos lá, assim ganhar o GC. !!!
Bom dia,
Tenho 45 anos, sou formada em Adm. de empresas e gostaria muito de trabalhar nos EUA, inclusive como babá.
Alguem sabe me informar como posso me candidatar em empresas sérias aqui no Brasil para trabalhar nos EUA.
Obrigada
Maria,
Você teria que arrumar o emprego e seu empregador teria que fazer a aplicação para o Temporary Labor Certification. O desafio é que o empregador terá que provar que não consegue encontrar Americanos para fazer o trabalho, e no caso dos empregos que você mencionou acho que isso é praticamente impossível. Veja mais detalhes aqui:
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=d1d333e559274210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=d1d333e559274210VgnVCM100000082ca60aRCRD
Olá, completarei 18 anos no proximo ano e estou pensando em ir para os EUA. Eu estudo arquitetura mas vou trancar a faculdade por um tempo para viajar e também trabalhar, como servers,cashier,seller,pra conseguir uma grana pra me manter. Sendo assim você acha que o visto ideal seria o H-2B? Já que não pretendo ficar por mais de 1 ano. E outra pergunta: pesquisando na internet já encontrei algumas oportunidades de emprego e já tenho alguns formulários (application)que devem ser preenchidos e tudo mais, eu devo primeiro conseguir o emprego e depois tentar tirar o visto? Você pode me resumir… Leia mais »
Marion,
Não existe um visto específico para isso. Você precisaria do green card.
Ola boa noite!
Gostaria de saber que tipo de visto eu consigo pra comprar um caminhão nos EUA e eu mesmo trabalhar com ele , eu vejo alguns videos no youtube de Brasileiros que fizeram isso e hoje ja tem dois,três caminhões trabalhando com motoristas brasileiros trabalhando pra eles.
Um abraço e agradeço se puderem me responder.
Marion Carvalho!
Roberson,
Para se qualificar você teria que se encaixar em uma das opções mencionadas no artigo.
Moro nos estados unidos a 9 anos, trabalho em um restaurante, meu patrao aceita ser meu patrocinador pra conseguir um visto de trabalho, queria saber se voltar pro Brasil e tentar com uma carta dele se tenho alguma chance?