Fonte:  Comunidade News

Governo reconhece a presença dos brasileiros no estado e investe em informações em português.

O governo do estado de Massachusetts e o Departamento de Saúde Pública (DPH) lançaram oficialmente a versão em português do website Mass in Motion. O recurso é voltado para todos os residentes do estado que falam português, comerciantes e profissionais da área de saúde.
O endereço eletrônico fornece dicas importantes para uma alimentação mais saudável, recomendando ainda a prática de atividade física, que pode ser feita em casa, no trabalho e nas comunidades espalhadas pelo estado.

As idéias desenvolvidas são simples, econômicas e práticas. Segundo o website, é sempre bom consultar um especialista para avaliar a rotina de atividade física e saber o que fazer para melhorar a alimentação. O imigrante em geral se alimenta de forma inadequada nos Estados Unidos. Daí a importância de melhorar os hábitos alimentares.
Um ambiente físico e ecomocional mais saudável é construído com o envolvimento da comunidade. Por isso, o website recomenda uma maior integração.

Na nota oficial do DPH e do governo, está bem claro que Massachusetts não está entre os estados que tem graves problemas de excesso de peso e obesidade entre a população. Mesmo assim, o DPH alerta que o problema ainda é uma ameaça para a saúde pública.

Alerta

Basta saber que mais da metade da população adulta, e quase um terço da população estudantil – primeiro e segundo graus – está sofrendo com o excesso de peso ou com a obesidade. Entre 2003 e 2007, a população negra de Massachusetts tinha 60% mais de possibilidade de se tornar obesa, comparada com os adultos de cor branca. O índice entre os hispânicos era de 50%.

Outro dado preocupante diz respeito a diabetes. Segundo a nota, a porcentagem de adultos com a doença no estado quase duplicou, nos últimos 10 anos. O número era de 3,8% em 1998 e subiu para 7,4% no ano de 2007. Um relatório publicado pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC, em inglês), o estado gastou 1,8 bilhões de dólares com a obesidade nos adultos.

Daí a preocupação do governo e do DPH em alertar a população. Os altos números em excesso de peso e obesidade podem ultrapassar muito em breve o tabagismo. Assim como a obesidade, o abuso de tabaco é a causa principal de morte evitável em Massachusetts e também no país.
Estas e outras informações úteis à comunidade estão no Mass in Motion – www.mass.gov/massinmotion/portuguese

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.  Leia outros artigos da Comunidade News.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz