A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Deixe um comentário

2983 Comentários em "Como Obter um Green Card"

avatar

MÍRIAN DANIELA MARCELINO DA SILVA
Visitante
MÍRIAN DANIELA MARCELINO DA SILVA
3 dias 9 horas atrás

Olá,

Minha irmã obterá a cidadania em agosto e vamos fazer o requerimento do gren card para mim.
Ocorre que estou planejando ir para os Estados Unidos pelo programa de Aur Pair e estamos na dúvida se eu estar no país geraria problema ao solicitar o gren card.

Você sabe me dizer?

Obrigada!

Luis Felipe Caetano Gonçalves
Visitante
Luis Felipe Caetano Gonçalves
18 dias 4 horas atrás

Queria saber se eu tiver o passaporte vermelho ajuda em alguma coisa?

maria ioneida da silva fernandes
Visitante
maria ioneida da silva fernandes
21 dias 10 horas atrás

ola, tudo bem ? quero saber como posso tira me green card. só que quero mora nos EUA. só que não e de casamento, quero mesmo ser cidadã americana quero trabalha e construir, minha vida la. como posso conseguir o green card?

Karina
Visitante
Karina
29 dias 13 horas atrás

Ola , tenho uma enorme vontade de ir para os Estados Unidos estudar e ser missionaria la*-* é muito complicado ir ? tirar o passaporte ?

Marcelo José
Visitante
Marcelo José
29 dias 18 horas atrás

Olá me chamo Marcelo José . Tenho muita vontade de ser cidadão americano. pois não quero ser cidadão brasileiro mais não. Como fasso para conseguir o green card .

Carlos Fagundes
Visitante
Carlos Fagundes
1 mês 3 dias atrás

Olá.
Sou brasileiro, 24 anos.
Atualmente sou Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil.
Gostaria de saber se é possível eu obter o green card me alistando ou talvez me “transferindo” para as forças armadas americanas… Talvez o US Marine Corps ou US Air force.
Agradeço desde já.

Renan
Visitante
Renan
1 mês 5 dias atrás

Ola, morando ilegalmente no EUA eu e minha esposa podemos ter filhos nascido ai nos EUA? Somos brasileiros !

Liliane
Visitante
Liliane
1 mês 12 dias atrás

Boa noite!

Meu marido é tatuador, eu sou advogada e temos uma filha de 8 anos, temos a intenção de irmos pra os EUA, gostaria de saber as possibilidades de conseguir um visto de trabalho e posteriormente um green card.

Obrigada!

Rafhael
Visitante
Rafhael
1 mês 14 dias atrás

Bom dia, cheguei a 3 meses nos EUA com minha noiva, o irmão Dela é Cidadão Americano e aplicou para o seu green card, o processo foi aceito, existe algum formulario ou alguma maneira Dela esperar o green card aqui nos EUA? Estamos com o visto de turista. Desde já agradeço.

Carolina ArdrizzoA
Visitante
Carolina ArdrizzoA
1 mês 17 dias atrás

Olá, meu marido é sul africano e está aplicando para green card. como esposa, como fica minha situação nos EUA? grata

Mariana
Visitante
Mariana
1 mês 26 dias atrás

Olá.
Estou grávida e pretendo viajar para os EUA ainda esse mês. Vamos eu e meu namorado. Minha Sogra mora lá, é casada com um Americano e possui Green Card.
Qual a probabilidade do meu namorado, que possui 20 anos, adquirir o Green Card?
Meu filho nascendo lá, eu tenho direito ao Green Card?
Obrigada desde já.

douglas rodrigues
Visitante
douglas rodrigues
2 meses 1 dia atrás

em 2007 recebi o green card nos estados unidos,mas de lá pra cá não voltei porque estava cursando uma faculdade e posteriormente trabalhando no brasil.Meu irmão já mora lá a mais de 10 anos e está vindo pra cá mês que vem.Com ele indo junto comigo na entrevista do consulado seria uma possibilidade maior de conseguir um novo green card ou o visto?

1 2 3 149
wpDiscuz