A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Deixe um comentário

3026 Comentários em "Como Obter um Green Card"

avatar

Maria
Visitante
Maria
2 dias 20 horas atrás

É que moramos em Portugal e eu tenho nacionalidade portuguesa, ele nao.

Maria
Visitante
Maria
2 dias 20 horas atrás

Meu marido é cubano e eu sou brasileira, somos casados e ele quer ir pros Estados Unidos, visto que os cubanos conseguemse legalizar com mais facilidade, minha pergunta é, se eu for com ele consigo me legalizar atraves dele?

Luciane Oliveira
Visitante
Luciane Oliveira
3 dias 8 horas atrás

Tenho uma filha americana de 9 anos, pois morei 8 anos ilegalmente no pais, Existe a possibilidade de eu conseguir o greend card antes dela completar 21?

Fabiabo
Visitante
Fabiabo
4 dias 15 horas atrás

Bom se alguém poder me ajudar me respondendo um caso de pega o Green Card, Eu tenho um irmão americano ele tem 10 anos, e eu vou me casar com uma cidadan americana o meu Green Card fica mais fácil de se pegar ?.

Flávia
Visitante
Flávia
8 dias 20 horas atrás

Gostaria que me explicasse uma hipótese: meu namorado é alemão e foi sorteado na loteria do greencard. Após ele ser casado resolvemos nos casar ( eu sou brasileira).Eu posso requerer o greencard também? Como é o processo? Ou temos que concorrer já casados?Obrigada pelo artigo…está super bem escrito!

Rosana
Visitante
Rosana
16 dias 3 horas atrás

Olá!! Sou brasileira e meu falecido pai era japonês, será que posso tentar a loteria do green card através da nacionalidade dele?

Sheila Peinado Kasabkojian
Visitante
Sheila Peinado Kasabkojian
29 dias 5 horas atrás

Boa noite, meu nome é Sheila, tenha dupla cidadania, brasileira e espanhola, posso entrar no sorteio para green card com minha cidadania espanhola, já que para brasileiros está suspensa?!

Lucas V.
Visitante
Lucas V.
1 mês 5 horas atrás

Normalmente quanto tempo leva em média, para receber o Green Card? Usando à mim como exemplo, se eu solicitasse o Green Card somente para mim, sem o casamento, nem as de mais opções, da forma digamos.. tradicional. Pode levar até mais de um ano, ou não chega a isso tudo?

Sueli simoes
Visitante
Sueli simoes
1 mês 15 horas atrás

Boa tarde,
Minha filha e cidadã americana no momento ele esta morando aqui no Brasil.
Eu gostaria de saber como faco para entrar com pedido do green card para mim e o meu marido que não e pai dela.
e quanto custa a onde posso te acesso aos formulário exigido .

Obrigada.

Taisla Juliana Anselmo De Lima
Visitante
Taisla Juliana Anselmo De Lima
1 mês 16 horas atrás

Boa tarde!! Eu gostaria de saber se eu pego o green Card direto, meu pai tem, eu já morei em Londres durante 5 anos e estudei o tempo todo e agora queria voltar só pra trabalhar e fazer faculdade.

Luciano
Visitante
Luciano
1 mês 15 dias atrás

O que aconteceu com o programa de loteria do green card?? Sempre que entro diz que esta encerrado..

Lucas
Visitante
Lucas
1 mês 19 dias atrás

Boa tarde,
Se eu conseguir entrar nos EUA com o visto de turismo e ficar la durante os 10 anos ilegal, consigo dar entrada na documentação pro green card ou isso e mentira ?

thais
Visitante
thais
1 mês 20 dias atrás

Esqueci de dizer que o meu pai tem o passaporte japones, ele mora no Brasil mas nao quis trocar a cidadania. Sera que isso ajuda alguma coisa no processo?

thais
Visitante
thais
1 mês 20 dias atrás

Ola,
Meu pai vai comecar o processo de obter o green card dele atraves da mae dele, que eh japonesa mas virou cidada americana. Porem ele nao gostaria de morar nos EUA, assim que ele conseguir o green card, vai entrar com o processo para eu que sou filha dele conseguir o green card. Enquanto o processo do meu green card estiver em andamento, o meu pai tera que morar nos eua? ele pode perder o green card dele nesse meio tempo e mesmo assim eu vou conseguir tirar o meu green card?

Julia Machado
Visitante
Julia Machado
1 mês 21 dias atrás

Olá, tenho 17 anos e tenho um sonho de fazer faculdade no Estados Unidos!! Existe algum tipo de vsito para estudante? E como eu conseguiria este visto?

Maria de Fátima
Visitante
Maria de Fátima
1 mês 24 dias atrás

Ola,boa noite. Meu nome é Maria de Fátima, estou nos Estados Unidos desde fevereiro desse ano,meu visto vence em Agosto. Meu marido ja possue green card,como estamos no Hawaii,gostaria de saber se dermos entrada no processo do green card aquí no Hawaii seria mais rápido? Temos pretencao de morar em Boston.Obs: vamos oficializar nosso casamento aquí no Hawaii

Ester carvalho
Visitante
Ester carvalho
1 mês 22 dias atrás

Oi seu marido e americano? Eu queria muito obter o green card mais eu queria para morar no Estados Unidos como devo fazer? Tenho 18 anos e queria muito e algumas dicas.

Maria de Fátima
Visitante
Maria de Fátima
1 mês 20 dias atrás
Oi Ester,meu marido é brasileiro. Vivemos juntos a 10 anos,vamos nos casar aquí é dar entrada no green card antes de vencer meu visto,pois ainda estou legal e uma vez que vc fica ilegal,o green card fica mais complicado em conseguir. Existem alguns processos para adquirir o green card. Casando com um americano,Casando com um brasileiro que tenha a Cidadania,Casando com um brasileiro que tenha Green Card ( processo mais demorado),ser convidado por uma empresa para trabalhar ou se tiver algum familia próximo que more aquí como pai,mae ou irmaos tb podem fazer o pedido pra vc…Desejo boa sorte na… Read more »
MARCIO BIZZOTTO
Visitante
MARCIO BIZZOTTO
1 mês 29 dias atrás

ola pessoal bom meo nome é marcio bem tenho a dupla cidadania européia italiana voltei dos estados unidos a quase dois anos mas quando estive la expirei minha permanencia em um mez meo esta vence agora gostaria de saber se consigo entrar la sem ploblemas ou tenho como renovar meo esta obrigado pela atenção.

Fernando Nishmura Cintra
Visitante
Fernando Nishmura Cintra
2 meses 16 dias atrás

Tem como uma outra pessoa, considerada da família patrocinar seu green card ???? E as escolas públicas patrocinam green cards para alunos ????

Dagoberto Duarte
Visitante
Dagoberto Duarte
2 meses 26 dias atrás

Olá, tenho uma oportunidade de trabalho, como esta empresa pode contribuir para o processo do Green Card, além de comprovar que um americano não pode ocupar a vaga o que mais ela tem que provar, existe mais alguma obrigação para a mesma? Outra coisa mesmo sendo uma empresa pequena de serviços? Agradeço a atenção.

camila gaia
Visitante
camila gaia
2 meses 27 dias atrás

meu namorado brasileiro tem um green card se eu me casar com ele consigo o green card ou só consigo depois que ele tiver a dupla nacionalidade?

1 2 3 150
wpDiscuz