Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos.  Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente.  A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado.  Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.

A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais.  Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.

Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos.  Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem.  Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card.  Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”,  iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.

Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores.  Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.

Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:

E-1          Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-2          Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-3          Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália

H-1B      Este é o visto mais comum e mais usado.   Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações.  Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.

H-2A      Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.

H-2B      Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.

H-3         Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.

I               Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional

L-1A       Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos

L-1B       Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado

O-1         Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV

O-2         Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1

P-1A      Para atletas de renome internacional

P-1B      Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional

P-2         Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco

P-3         Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original

Q-1         Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem

R-1         Para trabalhadores religiosos

TN          Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA

Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos.  Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B.  Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.

 

O Visto H-1B

Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:

  • Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
  • O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
  • O empregador geralmente requer o diploma para contratação
  • A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.

Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:

  • Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
  • Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
  • Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma

Sub-Classificação H-1B2

Para obter este tipo de visto você precisa:

  • Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
  • Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
  • Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano

Sub-Classificação H-1B3

Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.

Período de Duração do Visto H-1B

O visto H-1B pode durar até três anos.  Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.

Limitação de Vistos H-1B Emitidos

Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.

Familiares dos Portadores do Visto H-1B

As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4.  Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.

 

 

 

Deixe um comentário

1583 Comentários em "Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos"

avatar
davidge
Visitante

Cansado da violência no Brasil, gostaria de trabalhar nos EUA. Posso dar aulas particulares de matemática ou dirigir caminhão. Tenho alguma chance de conseguir se tentar?

Ciro
Visitante

Boa noite, sou policial militar no Brasil e gostaria de ser nos EUA, como faço?

Bruno da silva Jacintho
Visitante

Boa tarde !
Sou Bruno sou formado em automação industrial e tenho muita vontade de morar , trabalhar e ter um vida normal nos EUA isso é possível?
Se for mesmo possível vocês podem me dizer como ?
Desde já agradeço !

Djeine Roma Gloli Dalla
Visitante

Sou formada em Pedagogia e quero trabalhar nos Estados Unidos, poderia trabalhar de babá e. O que devo fazer

Danilo Saidel
Visitante

Ola gostaria de saber pra mim trabalhar nos Estados Unidos , sou pintor e tatuador o que preciso fazer?

Daniel Solin
Visitante

Olá, estou pensando em mudar para trabalhar nos EUA. Antes disso, estou pesquisando para saber qual o melhor setor para isso. Você saberia dizer qual a idade média ( maioria ) que as pessoas vão trabalhar lá, qual área de atuação dessas pessoas ( ex: construção, setor bancário) e qual seria o salário médio? Ou onde poderia encontrar essas informações
Obrigado

Leandro Martins
Visitante

Ola, estou me formando em arquitetura e urbanismo no fim de 2017 e tenho imensa vontade de trabalhar nos estados unidos. Poderia me dar informações de como poderia conseguir de forma legal. Obrigado.

lucina
Visitante
Olá, bom dia! Tudo bom? Estou como uma grande dúvida…estarei fazendo um curso na Florida, aonde serei licenciada na Florida. Não quero morar USA nas gostaria de atender 2,3 dias em alguns estabelecimento que tivesse interesse no meu trabalho. Ex: Poderia ficar 2 dias em Orlando, 2 dias em Fort Mayer…Minha pergunta é: Eu precisarei de visto para ‘prestação de serviço” É se sim. Qual visto q poço pedir? Devo contratar um advogado ou “Paraligou” desculpa não sei se é assim que se escreve… aí na Florida? Se vcs tratarem disso poderia me passar contato? Ou até me indicar alguém.… Read more »
Yuri diniz Segala
Visitante

ola, tudo bem ?
gostaria de saber se posso ir para os EUA para ingressar no Exercito americano é se sim como faço ?
Aguardo resposta obrigado.

1 75 76 77
wpDiscuz