Como Preparar Seu Currículo para Conseguir um Bom Emprego nos Estados Unidos
O sonho de muitos brasileiros é conseguir um bom emprego nos Estados Unidos. Porém muitos brasileiros se encontram despreparados para enfrentar um mercado de trabalho super competitivo que se tornou ainda mais difícil com a atual crise econômica nos Estados Unidos.
O primeiro passo na sua procura por um bom emprego é encontrar uma posição para a qual você esteja qualificado. Na nossa página de empregos temos uma listagem atualizada de várias ofertas de empregos em diferentes áreas profissionais nas quais os imigrantes têm uma boa presença e, portanto chances de conseguir um bom emprego. Recomendamos que você reveja esta página com freqüência até encontrar um emprego que se encaixe com as suas capacidades profissionais.
Uma vez que você tenha encontrado uma oferta na qual você esteja interessado, o próximo passo é fazer a aplicação. Pois é exatamente aí que os imigrantes brasileiros que não estão familiarizados com os costumes americanos cometem uma série de erros fatais que comprometem suas chances que conseguir o emprego desejado. Mas não se preocupe. Neste artigo iremos lhe mostrar exatamente como você deve proceder.
Quando você fizer a sua aplicação você vai precisar do que é chamado aqui nos Estados Unidos de “resume” (pronuncia-se rezumé), e uma “cover letter” que é basicamente uma carta de apresentação. Neste artigo falaremos sobre o resume, e em outro artigo mais tarde iremos rever a “cover letter.” No Brasil estamos acostumados a enviar o Currículo Vitae que é praticamente todo o histórico profissional e educacional do candidato. Jogue o seu Currículo Vitae fora, pois o resume é muito diferente. O resume pode seguir vários formatos, mas o ponto mais importante para você lembrar quando estiver montando o seu resume é que este documento é simplesmente um instrumento de marketing cujo objetivo é vender um produto: você!
Não estamos sugerindo que você use o resume como um panfleto de comercial de coca-cola. Mas estamos sim sugerindo que você dê ênfase às qualificações requeridas pelo emprego, mantendo o documento breve (duas páginas no máximo) e com vários exemplos de suas realizações. Ao invés de listar as suas responsabilidades, você precisa mostrar resultados específicos que você alcançou dentro de sua função. Por exemplo, ao invés de dizer “Responsável por vendas de computadores para clientes comerciais”, diga “Vendi 5.000 computadores para vários clientes comerciais em um período de 6 meses atingindo 150% de minha meta.”
O seu resume tem que vender o valor que você traz à empresa em menos de 30 segundos. Ao dar uma olhada por alto no seu resume se o empregador não encontrar exatamente o que está procurando, ele vai parar no lixo. É por isso que uma simples listagem cronológica de sua experiência e responsabilidades não lhe levarão a lugar nenhum. Você precisa chamar a atenção do empregador e se diferenciar de todos os outros candidatos. Como fazer isso? É simples, mas trabalhoso. Você tem que customizar o seu resume de forma que ele atenda o mais perto possível (sem mentir é claro) as qualificações o que o empregador está procurando. Se você sinceramente não conseguir montar um resume convincente que mostre que você é a pessoa certa que estão procurando, nem envie o resume. É uma perda de tempo.
Outras dicas importantes para o seu resume:
- Jamais cometa erros ortográficos ou de gramática. Use as ferramentas de um processador de texto e peça a alguém de confiança para verificar o conteúdo para você
- Use verbos indicando ação ao invés de termos passivos
- Não perca seu tempo usando um resume genérico mandado em massa para vários empregos
- Quantifique as suas realizações com medidas exatas tais como dólares, unidades, percentagens, etc.
- Monte um documento com um aspecto visual agradável e que seja fácil de ler
Aqui vão alguns exemplos de resumes em vários estilos, para lhe dar uma idéia:
- Analista Financeiro
- Especialista em Suporte Técnico
- Vendedor de Seguros
- Administrador de Escritório / Secretária
- Gerente de Marketing
Finalmente, você precisa montar uma “cover letter” para enviar junto com o seu resume. Falaremos sobre isso em um outro artigo em breve. Volte para conferir.

Fábio,
O desafio será conseguir um visto de trabalho para poder trabalhar nos EUA.
Ótimo artigo!
Só uma dúvida. Sou aluno de administração e estou tentando prepara meu curriculo e cover letter para increvê-los em no site da USL, uma liga de soccer aí dos EUA. Queria saber se há alguma dica para quem tem pouca experiencia profissional e se, através do seu conhecimento, você acha que há possibilidade de eu ser selecionado mesmo morando no exterior. Obrigado!
Beethoven,
Para morar de forma permanente e trabalhar legalmente nos EUA você precisará de um green card. Veja mais informações aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
Oii..em 1º lugar,parabéns pelo site e por toda ajuda fornecida a nós que precisamos de informações.Tenho 18 anos,brasileiro,e moro em SP,em breve prestarei concurso para Policia Militar,e num futuro não muito distante pretendo fazer um Curso de Piloto Privado de Avião(PP),me especializando então nessas áreas,porém tenho o sonho de fazer a vida nos EUA,e gostaria de saber dos procedimentos,além é claro de saber o Idioma,para poder futuramente Morar e Trabalhar por lá,sendo nessas áreas profissionais ou não. OBRIGADO
Edwydges,
Primeiro, para praticar Direito você teria que ser formada nos EUA e passar uma prova chamada “bar exam”. Para trabalhar legalmente nos EUA você precisa de um visto de trabalho ou do green card. Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Sou formada em Direito no Brasil. Queria fazer uma especialização nos EUA. Mas também queria saber exatamente o que fazer se acaso queira ficar e trabalhar? As pesquisas que faço são meio vagas, e necesito uma resposta mais simples e direta para isso. Leio varios artigos, verifico varios sites e sempre encontro uma duvida. Gostaria que me ajudasses se possível.
Ola
Gostaria de saber se os senhores conhecem algum site de trabalho para Deficientes fisicos aqui nos USA .
Agradeco desde ja .
Sarah Bastos
Marcelo,
Você precisará de um licensa para praticar odontologia nos EUA e os requerimentos variam de estado para estado. Por exemplo, o site abaixo oference informações sobre os requerimentos no estados de Nova York:
http://www.op.nysed.gov/prof/dent/dentlic.htm
Sou cirurgião-dentista, 19 anos de formado, com especialidades em ortodontia e odontopediatria, acabei de me divorciar, gostaria de obter informações para trabalhar como dentista no EUA.
Allan,
Se a imigração achar que tem algo errado, como por exemplo se suas respostas forem inconsistentes, eles podem decidir não deixar você entrar mesmo que você tenha o visto. Uma vez que você entrou nos EUA, você só seria deportado se o seu visto estivesse vencido ou se você desrespeitasse alguma lei.
Olá,
Gostaria de saber se após o visto concedido, qual a margem de risco de ser deportado de volta?
Grato!
Simone,
Infelizmente não sei como lhe ajudar nesse caso.
Fiz uma entrevista ano passado e me negaram o visto, alegaram entre outras coisas que minha irmã ficou ilegal la. O que não é verdade, hoje ela tem o greencard, e eles não permitem que vc tire se chegou a ficar ilegal lá. Eu consegueria de uma outra maneira? ou se negaram uma vez vão me negar sempre. Teria como encontrar uma saida pra isso?
Vinicius,
Sim é possível, desde que você se qualifique para o visto que está almejando.
ah. Eu ja vi caso de pessoas que foi nos estados unidos como intercambista e conseguiram mudar o visto para permanecer la… Mais isso é possivel?
Vinicius,
Existem várias limitações para poder conseguir um visto de trabalho. Veja mais detalhes aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Olá, eu gostaria de fazer 1 ano de intercambio, mais eu pretendo fazer em 2012. E eu vi um programa de uma agencia da minha cidade, que eu interessei muito, sobre a NYFA, para fazer curso pratico de cinema. Mais eu tenho uma pergunta:
depois do curso eu posso mudar meu visto? E existe possibilidade de encontrar algum emprego na area que eu fizer o curso como intercambista por la?? E mesmo que eu não va para a NYFA e sim para curso de idioma, tem como eu mudar meu visto para permanecer la???
Obrigado!
Mariana,
Acredito que seja possível mudar o visto, mas não é provável que você vá conseguir um visto de trabalho como empregada doméstica. Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Ola, gostaria de saber se posso mudar meu visto de estudante F1 para algum visto de trabalho sem voltar ao Brasil. Tambem gostaria de saber se a profissao de empregada domestica se qualifica para um visto de trabalho. E tambem saber se depois de 3 anos trabalhando como tal, se o empregador pode aplicar para o trabalhador ter o Green Card — como acontece no caso de quem tem o visto H1B ou H2B.
Obrigada
Patricia,
Não sabemos dizer exatamente a demanda para este tipo de trabalho, mas você pode pesquisar em sites como http://www.monster.com.