O sonho de muitos brasileiros é conseguir um bom emprego nos Estados Unidos.  Porém muitos brasileiros se encontram despreparados para enfrentar um mercado de trabalho super competitivo que se tornou ainda mais difícil com a atual crise econômica nos Estados Unidos.

O primeiro passo na sua procura por um bom emprego é encontrar uma posição para a qual você esteja qualificado.  Na nossa página de empregos temos uma listagem atualizada de várias ofertas de empregos em diferentes áreas profissionais nas quais os imigrantes têm uma boa presença e, portanto chances de conseguir um bom emprego.  Recomendamos que você reveja esta página com freqüência até encontrar um emprego que se encaixe com as suas capacidades profissionais.

Uma vez que você tenha encontrado uma oferta na qual você esteja interessado, o próximo passo é fazer a aplicação.  Pois é exatamente aí que os imigrantes brasileiros que não estão familiarizados com os costumes americanos cometem uma série de erros fatais que comprometem suas chances que conseguir o emprego desejado.  Mas não se preocupe.  Neste artigo iremos lhe mostrar exatamente como você deve proceder.

Quando você fizer a sua aplicação você vai precisar do que é chamado aqui nos Estados Unidos de “resume” (pronuncia-se rezumé), e uma “cover letter” que é basicamente uma carta de apresentação.  Neste artigo falaremos sobre o resume, e em outro artigo mais tarde iremos rever a “cover letter.” No Brasil estamos acostumados a enviar o Currículo Vitae que é praticamente todo o histórico profissional e educacional do candidato.  Jogue o seu Currículo Vitae fora, pois o resume é muito diferente.  O resume pode seguir vários formatos, mas o ponto mais importante para você lembrar quando estiver montando o seu resume é que este documento é simplesmente um instrumento de marketing cujo objetivo é vender um produto:  você!

Não estamos sugerindo que você use o resume como um panfleto de comercial de coca-cola.  Mas estamos sim sugerindo que você dê ênfase às qualificações requeridas pelo emprego, mantendo o documento breve (duas páginas no máximo) e com vários exemplos de suas realizações.  Ao invés de listar as suas responsabilidades, você precisa mostrar resultados específicos que você alcançou dentro de sua função.  Por exemplo, ao invés de dizer “Responsável por vendas de computadores para clientes comerciais”, diga “Vendi 5.000 computadores para vários clientes comerciais em um período de 6 meses atingindo 150% de minha meta.”

O seu resume tem que vender o valor que você traz à empresa em menos de 30 segundos.  Ao dar uma olhada por alto no seu resume se o empregador não encontrar exatamente o que está procurando, ele vai parar no lixo.  É por isso que uma simples listagem cronológica de sua experiência e responsabilidades não lhe levarão a lugar nenhum.  Você precisa chamar a atenção do empregador e se diferenciar de todos os outros candidatos.  Como fazer isso?  É simples, mas trabalhoso.  Você tem que customizar o seu resume de forma que ele atenda o mais perto possível (sem mentir é claro) as qualificações o que o empregador está procurando.  Se você sinceramente não conseguir montar um resume convincente que mostre que você é a pessoa certa que estão procurando, nem envie o resume.  É uma perda de tempo.

Outras dicas importantes para o seu resume:

  • Jamais cometa erros ortográficos ou de gramática.  Use as ferramentas de um processador de texto e peça a alguém de confiança para verificar o conteúdo para você
  • Use verbos indicando ação ao invés de termos passivos
  • Não perca seu tempo usando um resume genérico mandado em massa para vários empregos
  • Quantifique as suas realizações com medidas exatas tais como dólares, unidades, percentagens, etc.
  • Monte um documento com um aspecto visual agradável e que seja fácil de ler

Aqui vão alguns exemplos de resumes em vários estilos, para lhe dar uma idéia:

Finalmente, você precisa montar uma “cover letter” para enviar junto com o seu resume.  Falaremos sobre isso em um outro artigo em breve.  Volte para conferir.

Deixe um comentário

103 Comentários em "Como Preparar Seu Currículo para Conseguir um Bom Emprego nos Estados Unidos"

avatar
Patrícia
Visitante

Bom dia,
Gostaria de saber se nos EUA há uma grande procura/possibilidade em empregos na área de meio ambiente ou ainda é escasso?

Obrigada.

Michael
Visitante

Bom dia, tenho um irmão que mora nos EUA, ele e sua esposa ja possuem o greencard, e ja esta saindo a cidadania americana pra eles. Eu quero muito ir mora e trabalha nos EUA. Eles me dão a maior força pra isso. No que que eles poderiam me ajuda?Eles sendo cidadãos americano conseguiriam faze uma petição de greencard pra mim?ou teria outra forma pra isso?..desde ja agradeço..obrigado

Nanda
Visitante

Oiee, em eu preciso dessa informção urgente!
Quando eu terminar uma faculdade aqui no Brasil, exemplo: de jornalismo… e quiser trabalhar lá no EUA, como eu faço?
e muito caro? como é?
Eu preciso dessa informação urgenteeeee!
é meu sonho ir para lá trabalhar!

vanessa miranda
Visitante

Ola, sou casada,aqui no Brasil, com um cidadao americano – que veio morar no Brasil a 30 anos atraz – porem hoje ele esta de posse do passaporte americano, isto e, com renovacao da sua cidadania. Temos dois filhos – 6 e 8 anos, nascidos no Brasil e gostariamos de dar a eles a cidadania americana, visto que eles tem direito a tal. Gostaria de saber como proceder…. Solicito respostas urgentes

CRISTIANE PEREIRA DE MORAES BARROS
Visitante

queria saber algum site que eu possa ver trabalhos aqui em USA… Por favor, poderia me ajudar????
obrigado

Fábio
Visitante
é verdade que nos eua não é permitido perguntar idade do candidato, estado civil , religião entre outros numa entrevista para emprego. Algum tempo atrás eu ali algo assim que lá este tipo de pergunta pode gerar um processo ( básico isto nos eua ) pq numa entrevista o empregador deve se preocupar com o que de bom vc pode oferecer para a empregar naquele cargo etc e nao se vc tem 25 ou 45 anos, se é homem ou mulher, se é católico ou batista ou ouou … Sabe me dizer se tem algum site que explica isto ,… Read more »
Cristiane França de Goes Guimarães
Visitante

Tenho um sonho de trabalhar nos EUA, muitos brasileiros que foram pra lá se deram bem!

Lucile
Visitante

Brasileiros formados em Direito e que estudaram a constituiçao norte-americana, que fizeram cursos na academia de policia e tudo mais.. podem trabalhar na policia americana? como investigadores ou algo do ramo?

moacir
Visitante

enviei uma caixa em 7 de novembro ate oji nao chegou so que na minha nota nao e adonai tudo que vejo aqui e expressimuving,entao pergunto esa inpreza esta dando golpe tambem ?o sait dela nao existe mais .no lugar so vejo adonai falida ,queria uma resposta ja que nao fala mais por telefoni .

rafael soares
Visitante

Deviam colocar notícias de brasileiros no exterior,notícias se deram bem lá fora.

Tuliana Pires
Visitante

Olá!Sou estudante do terceiro ano de enfermagem em uma faculdade pública brasileira.Gostaria de saber qual seriam meu primeiro passo após a colação de grau para um possível visto permanente,uma vez que seria por motivos de trabalho?

Desde já agradeço a colaboração!

trackback

[…] PostComo Preparar Seu Currículo para Conseguir um Bom Emprego nos Estados UnidosComo Aumentar a Sua Renda nos Estados UnidosQual é a Chave do Sucesso nos Estados Unidos?Alta da […]

Luiz Gustavo
Visitante

Pretendo fazer faculdade de Markenting nos Estados Unidos e trabalhar em alguma empresa na parte administrativa (estou me formando em Adm.de Empresas no Brasil)…como devo proceder…oq preciso para entrar no país?

obrigado

1 2 3 6
wpDiscuz