Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos.  Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente.  A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado.  Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.

A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais.  Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.

Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos.  Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem.  Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card.  Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”,  iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.

Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores.  Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.

Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:

E-1          Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-2          Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-3          Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália

H-1B      Este é o visto mais comum e mais usado.   Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações.  Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.

H-2A      Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.

H-2B      Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.

H-3         Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.

I               Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional

L-1A       Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos

L-1B       Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado

O-1         Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV

O-2         Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1

P-1A      Para atletas de renome internacional

P-1B      Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional

P-2         Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco

P-3         Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original

Q-1         Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem

R-1         Para trabalhadores religiosos

TN          Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA

Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos.  Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B.  Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.

 

O Visto H-1B

Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:

  • Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
  • O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
  • O empregador geralmente requer o diploma para contratação
  • A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.

Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:

  • Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
  • Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
  • Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma

Sub-Classificação H-1B2

Para obter este tipo de visto você precisa:

  • Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
  • Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
  • Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano

Sub-Classificação H-1B3

Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.

Período de Duração do Visto H-1B

O visto H-1B pode durar até três anos.  Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.

Limitação de Vistos H-1B Emitidos

Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.

Familiares dos Portadores do Visto H-1B

As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4.  Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.

 

 

 

Deixe um comentário

1534 Comentários em "Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos"

avatar

Daniel
Visitante
Daniel
10 dias 9 horas atrás

Olá .. parabéns pelo post, muito útil. Tenho só uma dúvida: Se eu já sair daqui com um emprego garantido nos estados unidos, existe alguma taxa que a empresa dos EUA precisa pagar na contratação de mão de obra extrangeira ? Ou somente os custos de visto ?
Obrigado

Viviane felippi
Visitante
Viviane felippi
15 dias 20 horas atrás

Olá tudo bem sou Brasileira e quero ir pro EUA pra trabalhar sem função definida ainda quero tentar a vida lá qual a possibilidade de conseguir um trabalho lá e qual visto tenho que tirar pra ir

Drine
Visitante
Drine
1 mês 8 dias atrás
Olá, gostaria de saber quem deve dar entrada no visto ? É possível brasileiro conseguir visto de trabalho para trabalhar com contrato de dois anos em hotel em funções básicas ? Tenho essas dúvidas pois consegui uma vaga para trabalhar em um hotel nos EUA ( com direito a visto, acomodação e passagens aéreas) e eles me pediram foto tamanho para passaporte e as páginas do meu passaporte com as informações pessoais e minha identidade tudo isso escaneado dizendo que eles darão entrada no processo na Embaixada de lá dos EUA e vão mandar outros documentos para mim pelos correios… Read more »
MARCELO DIAS SOUZA
Visitante
MARCELO DIAS SOUZA
1 mês 10 dias atrás

Sou Técnico de enfermagem tenho é experiência. Gostaria de trabalhar nos Estados Unidos.

Juliana
Visitante
Juliana
1 mês 13 dias atrás

Ola, meu marido esta aqui nos EUA com visto I e eu estou como acompanhante, acho que meu visto e I2 , eu posso pedir um work permit? posso trabalhar legalmente de alguma forma?

Tayana Perillo
Visitante
Tayana Perillo
1 mês 17 dias atrás

Sou Au pair nos EUA , Quero saber se tem como no final do meu primeiro ano eu mudar meu visto para de trabalho se a familia quiser me contratar como nanny?

Felipe
Visitante
Felipe
1 mês 17 dias atrás

Olá, meu nome é Felipe. Onde encontro ou me candidato a vagas de trabalho na agricultura? Sou técnico agrícola. Obrigado.

eliesio
Visitante
eliesio
1 mês 22 dias atrás

oi quería saber sou do Brasil mas mora espanha to esperando mina doble nacionalidade teria alguma oportunidade de conseguir a cidadaninha ou algún permisso e trabalho nos estados unidos obrigado

petruska
Visitante
petruska
1 mês 28 dias atrás

Tenho um sobrinho que é cidadão americano, gostaria de saber se consigo através dele a cidadania ou green card? Já morei nos USA por 3 anos (high school) , até social segurit eu já tenho.

Bruno
Visitante
Bruno
1 mês 28 dias atrás

Tenho greencard, mas não sou cidadão americano ainda, e sou menor de 21. Gostaria de saber se a minha mãe tem direito ao greencard através de mim.

Adson
Visitante
Adson
2 meses 12 dias atrás

Meu nome e adson atualmente moro em new zelandia e gostaria de me mudar para os estados unidos legalmente eu trabalho como tiler e truck drive sera que vc tem alguma dica oara mim de como conseguir uma oportunidade

paulo
Visitante
paulo
2 meses 15 dias atrás

Início da conversa no bate-papo
09:08
Olá, sou caminhoneiro aqui no Brasil e queria tentar a vida de caminhoneiro nos EUA,o que eu preciso fazer tem um conhecido q tem uma empresa com 5 caminhoes ai se ele me mandar uma carta de contrataçao resolve?

Amanda
Visitante
Amanda
2 meses 16 dias atrás

É possível obter algum destes vistos já estando nos Estados Unidos? Por exemplo já tendo o visto de estudante, mas planejando viver e construir um futuro lá, posso obter um desses vistos?

Rachel
Visitante
Rachel
2 meses 18 dias atrás

Olá! Bom Dia, sou graduada em Administração no Brasil, tenho 28 anos e tenho interesse em trabalhar na Flórida (especificamente em Jacksonville). O mercado para essa área é favorável para empregos lá? Trabalho há 8 anos na mesma empresa, tenho experiência na área Financeira (Contas a Pagar/ Contas a Receber/ Tesouraria), também compartilho experiências na parte de Controle Interno através da Sarbanes Oxley. P.S.: Estou estudando fortemente para aprimorar o inglês. Obrigada!

Elton
Visitante
Elton
2 meses 20 dias atrás

Estou terminando graduação em Engenharia Elétrica (Final do ano), e tenho interesse em tentar algo na área para trabalho temporário. Nesse caso tenho que ir pela classificação H-1B? Qual que seria o primeiro passo?
Preciso que a empresa aonde trabalho faço o pedido, ou consigo procurar alguma outra empresa no EUA por minha conta? Como funciona?

Eliene
Visitante
Eliene
2 meses 20 dias atrás

Olá sou professora de espanhol, como poderia trabalhar aí…oq devo fazer?

Rogerio
Visitante
Rogerio
2 meses 22 dias atrás
Olá , sou brasileiro mas tenho dupla cidadania , no caso portuguesa , trabalho em muitas funções mas gosto de atuar na area da metalomecânica (serralharia e solda) e gostaria de permanecer e trabalhar legalmente , estou na America a um mês como turista e só recebi um carimbo ” somente o de chegada ” no entanto tenho duvida de quanto tempo posso permanecer nos EUA sendo europeu. E se estando no pais conseguiria um visto de trabalho ou no caso como em Portugal ” registrando uma empresa de prestação de serviço ” poderia também ser a possibilidade de obter… Read more »
Francisco
Visitante
Francisco
2 meses 27 dias atrás

Olá,
Sou garçom, e gostaria de ir trabalhar nos USA, qual seria o visto apropriado?

Sidnei Paulo
Visitante
Sidnei Paulo
2 meses 28 dias atrás

Meu zap: 71993954973

Sidnei Paulo
Visitante
Sidnei Paulo
2 meses 28 dias atrás

Boa tarde! Que visto tiro para trabalhar na carpintaria nos Estados Unidos?

1 2 3 76
wpDiscuz