Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos.  Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:

“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”

Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:

Trabalho

Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto.  Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.

O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação.  Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais.  Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.

Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana.  A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função.  Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.

Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas.  A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca.  A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.

Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho.  Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador.  Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.

Moradia

Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia.  Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados.  Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos.  Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online.  Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos.   Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.

Estudo

O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas.  Esta é a parte mais fácil.  Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.

Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas.  Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”.  Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.

Plano de Saúde

Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano.  Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria.  O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.

O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo.  Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto.  Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.

Deixe um comentário

349 Comentários em "Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos"

avatar

Ana paula
Visitante
Ana paula
7 meses 13 dias atrás

Quero um emprego nos estados unidos tem lojas brasileiras la como faço pra entrar em contato com eles

Caroline
Visitante
Caroline
7 meses 15 dias atrás

Meu nome e caroline sou formata em assistente social e meu noivo e mecânico industrial. Estamos pensando em ir trabalhar no EUA. Será que conseguimos arrumar algo na área formata. Mas temos pensamento em quando não arrumar no que desejamos. O que vim de serviço e lucro..

Diego jean volpato
Visitante
Diego jean volpato
8 meses 18 dias atrás

Gostaria de me cadastrar, estou procurando uma vaga no eua para trabalha com gastrônomia e melhorar meu inglês. Por favor me envie convite para me cadastrar.

Cláudio Fernandes Gregório
Visitante
Cláudio Fernandes Gregório
8 meses 22 dias atrás

Iniciando um negócio e possível obter um visto.

Cláudio Fernandes Gregório
Visitante
Cláudio Fernandes Gregório
8 meses 22 dias atrás

Estou pensando em morar na Flórida, quero iniciar um pequeno negócio, preciso de um sócio que domine o idioma, MD manda um e mail. Claudiofgregorio@outlook.

joao carlos
Visitante
joao carlos
9 meses 16 horas atrás

eu queri um comvite para participar da sua rede social para manter contato e me manter mais informado

Janaina
Visitante
Janaina
9 meses 1 dia atrás

Recebi uma proposta para morar em Houston, com uma prima, estou decidida em aceitar o convite. Mas, ha alguns medos…a questao do idioma, nunca fui boa, meu ingles e pésimo…e sobre o visto de trabalho, depois que conseguir o visto de trabalho, posso ficar la quanto tempo legalmente? Assim que consigo o visto consequentemente consigo o green cards??

Jesse
Visitante
Jesse
9 meses 22 dias atrás

COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR NA REDE SOCIAL SEM CONVITE?

POIS NÃO CONHEÇO NINGUEM NA REDE AINDA MAS GOSTARIA DE ENTRAR PARA ME PREPARAR PARA IR AOS USA

Diego Pereira
Visitante
Diego Pereira
10 meses 8 horas atrás

Como faço pra participar do site como faço pra receber o convite?

Aracelia
Visitante
Aracelia
10 meses 22 dias atrás

Parabéns pelo site! Me esclareceu muitas dúvidas.
Podem me enviar o convite para a rede social, é possível? Obrigada!

Paula Santos
Visitante
Paula Santos
10 meses 29 dias atrás

Gostaria de me cadastrar no site!!! Obrigada

1 2 3 18
wpDiscuz