Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos.  Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:

“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”

Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:

Trabalho

Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto.  Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.

O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação.  Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais.  Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.

Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana.  A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função.  Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.

Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas.  A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca.  A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.

Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho.  Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador.  Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.

Moradia

Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia.  Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados.  Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos.  Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online.  Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos.   Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.

Estudo

O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas.  Esta é a parte mais fácil.  Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.

Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas.  Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”.  Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.

Plano de Saúde

Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano.  Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria.  O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.

O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo.  Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto.  Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.

Deixe um comentário

349 Comentários em "Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos"

avatar
Rainere
Visitante

Olá!!
Tudo legal aí gente?!
Sabe qual minha dúvida?É que li em vários artigos,que brasileiros (não sei se é em maioria ou minoria)vão para EUA,e conseguem bolsas de estudos financiadas pela propria universidade.Em troca o cidadão joga futebol,basquete,tensis,entre outros.Me responda?É muito ou pouco provável dessa situação acontecer?No caso de sim o que devo fazer?Quais os pré-requisitos?!Vejo nesta uma oportunidade inigualavel de encaminhar meu futuro.Muito obrigado

Maitê
Visitante

Gostaria de ficar nos EUA por aproximadamente 3 meses, encontrar um emprego, moradia e voltar para o Brasil falando bem o inglês! É muito difícil encontrar emprego só pra esta temporada?! Vc sabe de locais em que empreguem ilegais? Se possível gostaria de ter algum contato (msn, e-mail) com pessoas que já moram aí e q pudessem esclarecer-me algumas dúvidas! Obrigada

Lenilton Jr
Visitante

Ja estive nos EUA 2x como turista, agora gostaria de passa 2 meses para fazer um curso de ingles,

Preciso de dicas e sugestões.. grato

Andréa
Visitante

Olá,tenho 46 anos nasci nos E.U.A.,tenho dupla nascionalidade,passaportes brasleiro e americano e gostaria de morar por algum tempo nos E.U.A. mas não sei por onde começar a minha busca.Precisaria trabalhar lá também.

José Carlos G. Faya
Visitante

Vou morar nos Estados Unidos por dois anos, tenho 72 anos e vou com minha mulher de 74. Já tenho lido muito a respeito de planos de saude mas não consigo me decidir pois não tenho confiança por desconhecimento. Poderia me indicar um bom plano de saude? Pode ter franquia de $250,oo e teto de cobertura de 50,000 ou 100,000. Não me importo de pagar, quero é que seja bom. Gostaria que respondessem para meu e-mail, por favor. Obrigado

Branca
Visitante

Gostaria de saber morei ai por quatros anos agora esto no Brasil, e estou querendo voltar e ficar,porque tenho uma filha americana e como seria o processo atraves dela?
obrigada.

sucry
Visitante

eu vou mora na inglaterra ou na frança, lá os hopitais são gratuidos, lá ele não querem saber se vc tem plano de saude ou não, ele salvão sua vida. ao contrario dos estados unidos. ASSISTAM O FILME DE (MICHAEL MOORE-SICKO SOS SAUDE) daí voces vão ficar sabendo do que eu estou falando.

sucry
Visitante

se um dia eu tiver que escolher morar fora, concertesa não vai ser os estados unidos, depois do eu vi, deus me livre mora nos estados unidos,primeiro, a coisa mais dificiu é arranjar um plano de saude, segundo, se voce é um voluntaria é ajuda alguel, daí vc fica doente,o governo dos estado unidos não te ajudam, forão o que fizeram com os volutarias do 11 de setembro. ele ficaram doentes, seba oq o governo disse, que ela não faziam parte da folha de pagamentos….. fala serio em!

sucry
Visitante

voces que morão nos estados unidos, voces estão filizes com o modo de atendimendo hospitalar aí?

SILMARIA
Visitante

Olá !!
Como é sabido, nos EUA não existe um serviço público de saúde como o SUS no Brasil, ou como existem em vários outros países do mundo. Pergunta: Uma pessoa que tenha uma doença pré existente, por exemplo hipertensão, problemas cardíacos, câncer, AIDS, diabetes, ou qualquer outra doença que requeira tratamento continuado, teria dificuldades para contratar um plano de saúde pessoal, em caso de imigração para os EUA? Existe programa de distribuição gratuita de medicamentos para esses pacientes nos EUA? Como é a vida dessas pessoas nos EUA?
Obrigado pelos esclarecimentos.

DONIZETE R SILVA
Visitante

Olá !!
Como é sabido, nos EUA não existe um serviço público de saúde como o SUS no Brasil, ou como existem em vários outros países do mundo. Pergunta: Uma pessoa que tenha uma doença pré existente, por exemplo hipertensão, problemas cardíacos, câncer, AIDS, diabetes, ou qualquer outra doença que requeira tratamento continuado, teria dificuldades para contratar um plano de saúde pessoal, em caso de imigração para os EUA? Existe programa de distribuição gratuita de medicamentos para esses pacientes nos EUA? Como é a vida dessas pessoas nos EUA?
Obrigado pelos esclarecimentos.

Rafael
Visitante

Olá! para 2 amigos que pretender morar em NY, qual o bairro mais recomendado para se morar?

rafaela
Visitante

precisa ter seguro saúde ou seguro viagem para entrar nos eua, e passar apenas uma semana???
obrigada!!
att, rafaela

Thiago.
Visitante

Creio que você ganhará só um visto de 6 meses para , ficar lá Rafaela

glaubenio
Visitante

Faz muito tempo que sonho em morar e estudar e trabalhar , mas minhas condiçãoes e poucas…quer faço…?

1 2 3 18
wpDiscuz