Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos

Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos.  Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:

“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”

Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:

Trabalho

Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto.  Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.

O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação.  Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais.  Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.

Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana.  A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função.  Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.

Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas.  A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca.  A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.

Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho.  Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador.  Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.

Moradia

Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia.  Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados.  Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos.  Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online.  Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos.   Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.

Estudo

O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas.  Esta é a parte mais fácil.  Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.

Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas.  Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”.  Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.

Plano de Saúde

Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano.  Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria.  O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.

O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo.  Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto.  Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

349
Deixe um comentário

avatar
348 Comment threads
1 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
162 Comment authors
Thiago.Redação do site Brasileiros nos Estados UnidosAna paulaCarolineDiego jean volpato Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

nicky
Visitante
nicky

olá, você poderia por favor tirar uma dúvida minha? eu gostaria de saber qual dos 2 vistos é mais fácil de ser tirado: o de noivo ou o de cônjuge. estou com meu noivo a 2 anos e morro de saudades dele, namoramos a distância a um bom tempo e meu noivo iria pra onde eu moro, nos EUA, mas ele viria tanto pra estudar como pra trabalhar, e eu sei que o visto de noivo não permite isso até terminar todo o processo lá (o que deve demorar) e o de turista tambem. O de cônjuge eu li que… Read more »

meca
Visitante
meca

obrigado! desculpe incomodar mas vc saberia se eles investigariam onde eu estive nos EUA ao analizar o pedido de green card pq eu estaria na casa da minha namorada e creiu que é ilegal viajar com visto de turista com o intuito de casar ai queria saber se eles investigam isso, tipo onde vc esteve e pq vc casou essas coisas.

desde já agradeço.

meca
Visitante
meca

olá,

sou brasileiro e namoro uma americana, quero me casar com ela e mudar para os EUA e obter o green card, assim , andei pesquisando e vi que existem vistos de noivo, pessoas que se casam na america com visto de turista e depois solicitam o green card, casais que se casam no brasil e depois um dos noivos entra com o pedido nos EUA. Minha pergonta é: qual seria a forma mais rapida de eu estar com ela, obter o green card, podendo trabalha e estudar nos EUA livremente, visando viver com ela lá?

João Vitor
Visitante
João Vitor

Olá,
tenho muita vontade de ir para os estados unidos tenho duplanascionalidade italiana e brasileira.
Mas e muito dificil NA REALIDADE de conseguir visto.
Como e a forma mais facil??
E será que e mais fácil eu pedir o visto pela italia eu acho que pela Italia haja menos burocracia.
Obrigado
Aguardo breve retorno

Matheus
Visitante
Matheus

Ola, eu tenho 14 anos e vou morar com minha familia em Houston no Texas, gostaria de saber uma escola boa que tenha brasileiros la, pode ser internacional.

valeu

ROBERT
Visitante
ROBERT

MORO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO E EXERÇO A PROFISSÃO DE SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR, MEU SONHO É TRABALHAR E MORAR NOS ESTADOS UNIDOS E COMO POSSO PEDIR AFASTAMENTO DE 2 ANOS DA CORPORAÇÃO QUERO EMBARCAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS SE DER CERTO POSSO ATÉ FICAR EM DEFINITIVO SE CONSEGUIR A DOCUMENTAÇÃO LEGAL. TENHO PRESSA PQ JÁ TENHO 35 ANOS E O TEMPO PASSA. TENHO DISPONIBILIDADE PARA QUALQUER TIPO DE TRABALHO, EX. SEGURANÇA, FAXINEIRO, SERVENTE DE PEDREIRO, O IMPORTANTE É TRABALHAR. AGUARDO ANCIOSAMENTE UMA RESPOSTA DO QUE DEVO FAZER. PARA NÃO ARRISCAR MUITO QUERO IR COM UM… Read more »

clayton
Visitante
clayton

Por favor estou com tudo certo para a minha viajem p os eua (inclusive o visto),mas gostaria de encontrar alguem para dividir o aluguel em qualquer cidade.Por favor ,sou brasileiro,formado em engenharia ,pretendo passar um ano fora para aprimorar o ingles.
contato clayton.franz@hotmail.com

Lucia
Visitante
Lucia

Para Elisa Braga, Eu moro nos E.U.A.(legal)e tive dois filhos aqui usando tipo de MEDICAID em dois estados diferentes. A gravidez e considerada emergencia e muitos estados oferecen planos baratos ou de graca para pessoas que nao tem seguro de saude. Inclusive companhias de seguro nao aceitam ou cobram muito caro se a pessoa ja esta gravida. Ouvi falar que muitas pessoas sem documentacao usam o MEDICAID durante a gravidez.Sendo q para a sua amiga legal nao deveria ser dificil. Aconselho a ela ir para o Depto of Human Service e falar com uma social worker. E tente informacoes em… Read more »

Elisa Braga
Visitante
Elisa Braga

Bem, estou com uma certa urgência em esclarecer minha dúvida… Tenho uma amiga nos EUA, ela casou-se com um americano aqui no Brasil e juntos foram para lá, ela está totalmente legalizada, com seus papéis em dia. Faz quase uns 5 meses que ela está lá e em algumas semanas descobriu que está grávida, o que é uma felicidade! Porém, ao ir até o médico, já com consulta marcada, foi negada sua consulta pois disseram que para ela ter direito a ser atendida gratuitamente precisaria estar morando nos EUA a 5 anos…isso procede?Estamos desesperados, eles não tem condições de arcarem… Read more »

PRISCILA CABRAL
Visitante
PRISCILA CABRAL

o seguinte…estou indo fazer curso de Inglês durante 3 meses na California…Costa Mesa, e gostaria de saber sobre moradias, para mim e para meu namorado por lá, se alguém se interessar em dividir?! é muito dificil de conseguir? ficaremos 1 mês em casa de familia, mais gostriamos de morar em um lugar mais barato !

Lilia
Visitante
Lilia

Olá,

Necessito de uma dica. Vou p Bloomington acompanhar meu marido q vai fazer uma parte do estudo na Universidade de Indiana. Estou em dúvida quanto ao plano de saúde que devo adquirir…Todos exigem franquia? Alguma recomendação!?
Obrigada

Elvis
Visitante
Elvis

Pretendo ir para os Estados Unidos pelo programa work&travel e segundo as informaçoes que tenho atraves deste é possivel conseguir o visto de estudante e tambem o social securit para poder trabalhar por la, a duvida é, se eu continuar estudando depois de terminar o programa posso continuar usando o social securit e tambem continuar trabalhando?ou a unica maneira de morar nos estados unidos por algum tempo em com obtenção de vistos especificos?

grato pela atemção!!