Fonte:  Comunidade News

Projeto busca resgatar o idioma para os filhos dos brasileiros que moram fora do país.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou, na última semana, o lançamento de um programa voltado para o apoio e difusão do ensino de português aos descendentes de brasileiros que residem nos Estados Unidos.

“O Itamaraty trabalha há muitos anos com a difusão da língua portuguesa, mas o público alvo sempre foram os estrangeiros. Agora, com o aumento da migração brasileira, sentiu-se a necessidade de expandir o apoio aos filhos destes emigrantes”, explicou a assessoria do ministério.

Em entrevista por telefone ao Comunidade News, Rosana de Sá, responsável pelo departamento cultural do consulado do Brasil em Los Angeles, disse que o objetivo do curso não é o simples ensino do idioma, mas a transferência da cultura brasileira através da língua.

Rosana disse que o número de interessados está além das expectativas. “Até o dia 4 de junho já havia 40 inscritos para a pré-seleção”, informa.
O projeto piloto será implantado na região de São Francisco, nos Estados Unidos. A escolha foi feita pelo fato de ser este o país com maior número de imigrantes brasileiros — 1,2 milhões no total.

Para dar resposta à procura, o ministério identificou escolas particulares de português que já existem nas regiões de São Francisco, Los Angeles e Houston, e oferecerá cursos gratuitos de aperfeiçoamento aos professores.

“O objetivo é formalizar o aprendizado do português, porque é diferente aprender a língua formalmente e aprender apenas em casa, falando com os pais e com pessoas que também entendem o inglês”, destacam os responsáveis.

As primeiras aulas serão oferecidas de 17 a 19 deste mês no Consulado-geral do Brasil em São Francisco e a previsão é de que o programa se expanda para outras regiões dos EUA e outros países onde haja um número expressivo de emigrantes do Brasil.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Deixe um comentário

11 Comentários em "Itamaraty Lança Programa para Formar Professores de Português nos EUA"

avatar
Marlucia Rodrigues Coutinho
Visitante
Ao passear pela Flórida observei um número significativo de brasileiros vivendo naquele território. Morar naquela região é maravilhoso, pois além de segurança, de educação, entre outros aspectos, senti que as pessoas se sentem bem em estar ali. Sou professora de Artes no Brasil para a segunda fase do ensino fundamental e me despertou um desejo de passar um tempo neste país ministrando aulas sobre nossa cultura, aos brasileirinhos que ali residem. Um movimento voltado ao respeito e a aceitação da nacionalidade brasileira à tantas crianças e adolescentes residentes nos Estados Unidos. Um movimento voltado ao fortalecimento do sentimento nacional, mesmo… Read more »
Redação BNEU
Admin

Gilciclei,

Entre em contato com o Ministério das Relações Exteriores.

Gilciclei
Visitante

Como eu faço para fazer a inscrição?

Tina
Visitante

Nao sou professora, moro na Florida e tenho 4 filhos, a mais nova e Ameiricana, gostaria muito de ser informada se essa escola de Portugues vier para a Florida, tento ensinar minha filha mas como disse nao sou professora. Ela simplesmente e fascinada pelo Portugues, ja le e escreve ate bem mas limitado, entao por favor se alguem souber me manda um email, tinamuniz@hotmail.com, obrigada.

Maristela
Visitante

Moro na Florida. Trabalho em High School ESOL programa, e gostaria muito me envolver no programa. Pois acredito em manter a Lingua-mae. Fico feliz saber da iniciativa do Itamaraty.

Respeitosamente

Maristela

SIMONE
Visitante

GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DESSA OPORTUNIDADE.DE DAR AULAS DE PORTUGUES EM HOUSTON.POIS EU MORO EM DALLAS.E TENHO UM PROJETO MARAVILHOSO ,DE ALFABETIZAR FILHOS DE BRASILEIROS QUE VIVEM NA AMERICA.MEU CEL E 214.772.1436 SIMONE DUARTE SOU CIDADA AMERICANA A 6 ANOS

Luciana
Visitante

Simone, eu gostaria de saber mais sobre o seu projeto

SIMONE
Visitante

ADOREI Q IDEIA DESSE PROJETO,SOU PROFESSORA DE ALFABETIZACAO DE PORTUGUES AQUI EM DALLAS,,UM NOVO PROJETO QUE ESTA SENDO INICIADO NO TEXAS.QUE ESTA SENDO UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA OS FILHOS DE BRASILEIROS QUE VIVEM EM DALLAS.MEU NOME SIMONE DUARTE.MEU CEL 214 772.1436

Anete Arslanian
Visitante

Sou professora de português nos Estados Unidos, cofundadora e presidente da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP).
Os associados da AOTP que participaram do curso de capacitação ficaram muito satisfeitos com a qualidade do curso.
Com certeza, a realização deste curso, com iniciativa do governo brasileiro, já é um bom avanço para a política de propagação do ensino da Língua Portuguesa fora do Brasil.

Ana Paula Campos
Visitante

Nossa como eu gostaria de participar deste quadro de professores. Sou Pedagoga e leciono Português aqui no Brasil em um escola Bilingue. Meu sonho é poder vivenciar a cultura america por algum tempo se houver alguma chance eu gostaria de ser avisada.
Acabei de retornar de um passeio á Disney com minha filha e dei uma passada por Miami para visitar uma amiga e confesso que se houvesse alguma maneira de ficar por aí eu teria ficado.
Me envie um notícia boa
Um abraço,
ana Paula Campos

Adriana Giovanini
Visitante

Isto é um grande passo. O nosso idioma português, que é lindo e admirado por tantos, nunca foi tão importante a nível internacional.
Como tradutora e professora de português nos E.U., gostaria também de compartilhar minha página de português no fecebook:

Just click on LIKE:
http://www.facebook.com/iLovePortuguese

wpDiscuz