Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos

Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos.  Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:

“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”

Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:

Trabalho

Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto.  Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.

O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação.  Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais.  Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.

Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana.  A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função.  Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.

Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas.  A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca.  A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.

Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho.  Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador.  Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.

Moradia

Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia.  Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados.  Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos.  Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online.  Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos.   Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.

Estudo

O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas.  Esta é a parte mais fácil.  Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.

Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas.  Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”.  Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.

Plano de Saúde

Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano.  Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria.  O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.

O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo.  Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto.  Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

349 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
filipe
filipe
11 anos atrás

Bom dia a todos!!

Sou advogado em SP e gostaria de saber se há possibilidade da conversão do meu diploma nos EUA para exercer a advocacia neste país. Fiquei sabendo que haveria a necessidade de fazer um curso de aprimoramento em uma universidade para poder começar advogar.

Obrigado pela futuras dicas!

kamily
kamily
11 anos atrás

olá… estou tirando meu visto no mês de novembro vou tirar como visto artistico pos sou percussinista e uma empresa americana mim chamou pra fazer uma apresentação lá e vai manda uma carta pro consulado. vc acha que tenho chance do visto ser aprovado?

gabriel
gabriel
11 anos atrás

toda area de informatica está em demanda??

Denis
Denis
11 anos atrás

É possivel contratar um plano de saude nos EUA estando na situação de imigrante ilegal?

geoclecio
geoclecio
11 anos atrás

Olá!

Estou Cursando EnglÊs no Brasil .

Mas quero min aperfeiçoa Por 1ano nos EUA.

Quero morrar em Repulicas com amigos!

Esto disposto a tudo para con seguir esse sonho!

Onde possso ter Maiores informações!

Meu Msn!geo.duda@hotmail.com
Orkut!dudaline100@yahooo.com.br

Ficarei Muito Grato!

Q

selma mazini costabeber
11 anos atrás

ola sou selma e gost\ria muito de saber se a area de enfermagem e ampla para trabalhar

selma mazini costabeber
11 anos atrás

sou moradora do rio de janeiro e gostaria muito de saber se o campo de trabalho na area de enfermagem e bom

Tais
Tais
11 anos atrás

Quero ir para California estudar inglês durante um ano.
Porém, quero trabalhar também pra não ter que depender do meu pai me bancando por lá.
Sei que não é permitido, (tem o esquema off-campus, mas precisa estudar durante 1 ano) mas e se eu trabalhar ‘sem a autorização’ estudando?
De que maneiras eles podem ‘me pegar’? Posso ser deportada, né?! =/
Por favor, me dê a sua opinião… Se vc acha válido correr o risco…etc…
Obrigada!
Bjo

Amanda
Amanda
11 anos atrás

Olá, eu sou modelo formada, e desejo ir para os Estados Unidos estudar e tentar minha carreira por lá, mas gostaria de saber qual visto eu devo pegar, e se é muito dificil de consiguir
desde já,obrigada!

pablo duarte
pablo duarte
11 anos atrás

ola meo nome e pablo queria saber o seguinte
pretendo ir pra Washington
terminar meus estudos estou no primeiro ano ainda
so que pretendo ir sosinho
nao tem uma casa de casal assim ou seila que posso ir
alguma coisa do tipo?

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Boa tarde,
ñ domino o inglês mas meu sonho é ir pra lá e estudar, e voltar em pouko tempo, talvez 2 meses,
queria uma dica de como faço para conseguir pessoas com quem morar e dividir despesas nos EUA e que sejam brasileios também,
eu largaria tudo para ir para lá, faria qualquer coisa.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Oi gnt, eu gostaria de saber se ha de fato lugares ou instituicoes de ensino q aceitam matricula de um imig ilegal? Digo cursos diversos, terminei meus estudos no Brasil e vim ilegalmente, agora busco alguma coisa para seguir, alem do trabalho, cursos de computacao ou afins..
brigadao, desde ja.

349
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x