Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos
Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos. Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:
“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”
Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:
Trabalho
Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto. Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.
O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação. Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais. Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.
Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana. A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função. Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.
Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas. A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca. A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.
Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.
Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho. Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador. Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.
Moradia
Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia. Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados. Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos. Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online. Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos. Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.
Estudo
O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas. Esta é a parte mais fácil. Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.
Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas. Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”. Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.
Plano de Saúde
Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano. Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria. O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.
O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo. Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto. Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.
Lanny,
O visto de turista não é difícil de conseguir se você tiver estabilidade financeira e moradia permanente no Brasil. Veja mais informações aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-visto-para-entrar-nos-estados-unidos/
Sim, 4.000 reais deve dar se não incluir hospedagem. Mas obviamente isso depende de que passeios você irá fazer.
Carla,
Não, você não precisa falar inglês para entrar nos EUA.
oi me chamo ariana tenho 21anos e tenho uma vontade enorme de ir morar no estados unidos só presiso de uma oportunidade.
Bom, tenho muita vontade de morar nos Estados Unidos, mas sei que ñ é uma coisa muito fácil. Então estou me preparando, para daqui a alguns anos conseguir sucesso nisso. O verdadeiro motivo desse comentário é q estou precisando de ajuda para entender umas coisas. Quero viajar ano que vem pra conhecer New York e Los Angeles, gostaria de ficar no máximo 10 dias por lá, mas estou preocupada com o visto. Tenho buscado informações a respeito, e tenho encontrado comentários que é muito dificil de conseguir. Isso é verdade? Como devo proceder, para ñ ter meu visto negado? Tbm… Leia mais »
serà que tenho que falar inglês para entrar nos estados unidos?
Felipe,
Você pode procurar no craigslist: http://newyork.craigslist.org/
Não sabemos responder a pergunta sobre carta custeio.
Tenho mais uma dúvida…
Para a carta custeio é necessário ter algum grau de parentesco do responsável com o estudante?
Agradeço antecipadamente
Olá! Estou tirando o visto para estudar inglês em NY, e gostaria de saber se alguém pode me indicar algum site ou contato para conseguir moradia barata! Preciso ter algum lugar para poder apresentar no imigração… muito obrigado pela ajuda!
Olá sou brasileiro tenho 26 anos de idade altura 179 peso84kl sou negro bonito de rosto e perfil sou educado sou estudante de psicologia quero viver nos estados unidos mora e mim casar com uma americana quero conhecer uma pessoa que seja americana e queira se casar comigo. sou fiel no relacionamento não bebo bebida alcolica não fumo e não tenho nehum vicio. Quero ser feliz com alguem no estados unidos poder ser alguma outra pessoa que não seja americana mas que tenha dupla cidadania.
Abraços
A vida nos Estados Unidos e’ muito diferente do que pensamos quando estamos no Brasil. O trabalho e’ pesado, as mulheres na faxina e os homens nas obras, a grande maioria moram amontoados para poderem juntar algum dinheiro, ul aluguel de um apto de 1 quarto custa em media US$ 1,000.00, nao pode morar mais do que 3 pessoas. Os cursos de ingles sao fraquissimos, um monte de imigrantes de toda parte tentando falar ingles, varios sotaques diferentes, e voce nao consegue entender nada, os cursos do Brasil sao infinitamente melhores. Moro ha 8 anos aqui, minha mulher esta’ ficando… Leia mais »
Janielle,
Uma alternativa seria fazer um curso de inglês. Aqui vão alguns:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/diretorio/wpdir-sub/cat-20/escola-de-inglês/
Você vai precisar de um visto de estudante. Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/vistos-de-estudante-nos-estados-unidos/
moro no brasil e falo apenas o basico de ingles e queria me aperfeiçoar nod estados unidos o que eu faço?
Adriana,
O passaporte é obtido na PF, mas o visto precisa ser obtido no consulado Americano, e você deve fornecer todos os documentos necessários.
Giovanna,
Não sei o que seria melhor, mas por alto não me parece que faria diferença.
Ronie,
Você pode tentar obter o visto de turista no consulado.
Olá, gosto deste site pq as respostas são bem rápidas. Parabéns.
Andei olhando no site da PF que para tirar o visto um dos documentos é que precisa do extrato bancário, acontece é que eu e minha família iremos para ny com intenção de morar e paraa comprar as passagens nós vamos vender nosso carro após a entrevista e para nos manter por um tempo lá, meu marido receberá os direitos da empresa em que trabalha, ou seja, nçao movimentamos muito dinheiro no banco. O que faço? É necessário o extrato bancário?
Obrigada desde já.
minha filha tem cidadania portuguesa e quer estudar e trabalhar nos eua.JA ENTROU NOS EUA COM PASSAPORTE BRASILEIRO E O VISTO DE TURISTA ‘E VALIDO ATE 2013, MELHOR PEDIR VISTO BRASILEIRO, OU ENTRAR COM PASSAPORTE PORTUGUES _- GRATA
obrigado pela resposta, faço outra pergunta, posso visita-la nos periodos de ferias, consigo o visto normalmente no consulado.
grato pela atenção
Paula,
Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Ronie,
Se sua filhar for maior de idade você pode conseguir o green card através dela.