Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos
Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos. Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:
“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”
Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:
Trabalho
Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto. Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.
O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação. Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais. Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.
Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana. A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função. Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.
Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas. A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca. A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.
Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.
Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho. Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador. Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.
Moradia
Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia. Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados. Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos. Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online. Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos. Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.
Estudo
O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas. Esta é a parte mais fácil. Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.
Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas. Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”. Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.
Plano de Saúde
Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano. Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria. O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.
O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo. Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto. Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.
Adriana,
Você tem que viajar dentro do prazo de validade do visto. Você deve checar com o consulado Americano quem deve comparecer para a entrevista.
Olá, gostaria de saber se após o visto americano temos prazo para embarcar para os Estados Unidos? Outra pergunta é: No dia da entrevista com o consulado preciso levar meus filhos de 9 e 4 anos? Só eu e meu marido basta?
Obrigada.
Marcos,
Não sei se existe um tempo exato de espera para dar uma nova entrada em um visto de turista, mas o que você está propondo não dá certo, porque vão questionar porque você está fazendo “turismo” por tanto tempo e com tanta frequência.
Ola,
Eu e minha familia possuimos vistos de turistas. Geralmente, ao darmos entrada, o pais nos concede 6 meses para estadia.
Quanto tempo devo ficar fora do pais para uma nova entrada como turista para um novo periodo de seis meses?
Meu pensamento seria comprar uma casa para residir os seis meses e, posteriormente aos seis meses, sair dos Estados Unidos para retornar para um novo periodo, e assim consecutivamente.
Grato,
Marcos.
Ola pessoal
Estou em processo de mudanca de status de visto, de B2 para F1. Meu i-94 me permite ficar no pais ate o dia 6 de maio. Estou legal durante o processo, mesmo se a resposta demorar alem do dia 6 de maio?
Posso viajar dentro do pais depois do dia 6 de maio, ainda que nao tenha recebido minha resposta?
agradeco demais a quem souber responder.
Pedro,
Normalmente você poderia obter o green card através do casamento com uma Americana, mas a sua situação ilegal talvez possa comprometer o processo. Por isso recomendamos o auxílio de um advogado de imigração.
olha tenho 32 ano de idade estou com americana a dois ano sou inlegal mais gostaria de saber quais achanche que tenho si mim casar com ela aqui oque eu farco porque agora sei que ela esta gravida de mim de 3 meis como podemos fazer para isso gostaria que vcs mim dessa uma orientacao soubre isso
Olá, gostaria de saber o seguinte:
-Há um prazo para a pessoa embarcar para os EUA após a obtenção do visto de turista (B-2)?, ou a pessoa pode embarcar quando ela quiser?.Por exemplo ,depois de 1 ou 2 meses de visto?
Djandaia,
Temos uma lista de escolas de inglês em nosso diretório com as quais você pode consultar diretamente:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/diretorio/wpdir-sub/cat-20/escola-de-inglês/
Altino,
Perdão, mas não estamos capacitados para responder o nível de detalhes contidos nas várias perguntas colocadas. Elas seriam mais apropriadas para uma consulta direta com um advogado.
Olá, gostaria de saber qual é o valor que se paga a um advogado de imigração para resolver questões concernentes ao pedido de Green Card por casamento com uma Cidadã Americana, visto que o cônjuge estrangeiro está ilegal nos EUA, isto é , com o visto válido mas com o (I-94)vencido?
ola!
sou estudante santomense no brasil, terminei a minha faculdade em dezembro, e ainda nao regressei ao meu país porque quero ir fazer ingles nos estados unidos. Tenho procurado escolas e acomodaçao pela internet e so tem me aparecido orçamento altíssimo queria saber se alguem conhence uma boa escola de inglês com preço acesível e acomodaçao. bjs e obrigado pela atençao
Olá, tenho duas questões a colocar.
1-Quanto tempo leva para fazer a mudança do visto de turista(B2) para o visto de estudante (F1)?.
2-Enquanto estiver a decorrer o processo da mudança do visto, estarei esperando-o dentro ou fora dos EUA?
Obrigado pela atenção.
Ceica,
O preço de passagens varia dependendo da sua data de viagem e da cidade de destino – é melhor consultar com uma agência de viagem. Além de tirar o passaporte na polícia federal covê vai precisar de um visto do consulado americano. Você não precisa falar inglês para obter o visto. Veja mais detalhes aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-visto-para-entrar-nos-estados-unidos/
tenho uma irma que mora nos eua , quero ir com meu marido, pode me dizer quento e a passagem e a primeira coisa que tenho que fazer, estou perdida , o passaporte eu ja estou tirando…tenho que saber ingles ou passo na entrevista com meu portugues mesmo…moro na Bahia posso tirar o passaporte e fazer a entrevista em Brasilia .me ajude obrigado..
Elaine,
Temos alguns advogados listados em nosso diretório:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/diretorio/wpdir-sub/cat-1/advogados/
Evane,
Você pode obter o green card através de sua irmã.
Poderia me passar endereço ,e-mail,tel de um adv de imigraçao que sabe lidar com quem casa com visto de turista?
grata,
Minha irmã tem cidadania americana e fez a aplicação do Green Card para os meus pais. No caso os meus pais podem pedir o meu green card? Sou maior de idade.
Altino,
Geralmente você deve ter somente um processo em andamento de cada vez, mas esses detalhes podem ser complexos e requerem ajuda de um advogado de imigração.