Mudança de Nome nos Estados Unidos
Quando o brasileiro se torna cidadão americano, ele tem o direito de mudar o seu nome durante o processo de naturalização. Essa opção pode parecer atrativa, principalmente para quem quer ter um nome mais fácil de pronunciar em Inglês, e que deseja se integrar com mais facilidade na cultura americana. Por exemplo, uma pessoa chamada “João”, que é um nome extremamente difícil de ser pronunciado pelos americanos devido ao som nasal do “ão”, pode escolher o nome equivalente em Inglês, “John” que é bastante comum, evitando problemas de adaptação e integração.
Porém essa mudança deve ser feita com cuidado pois pode causar algumas complicações inesperadas. Por exemplo, após os ataques terroristas de 11 Setembro de 2001, as companhias aéreas requerem que o nome em sua passagem aérea seja idêntica ao seu documento de identificação. Assim sendo, se você comprar a sua passagem aérea no Brasil para viajar nos Estados Unidos e se sua passagem tiver o nome “João”, para continuar com o exemplo acima, mas o seu passaporte americano tiver o nome “John” você poderá ter problemas ao usar o seu passaporte americano para identificação, já que o nome no passaporte não irá bater exatamente com o nome na passagem.
Esse problema em geral pode ser evitado da seguinte forma. Se você for viajar entre os Estados Unidos e o Brasil, compre sua passagem com o nome idêntico ao que consta no passaporte americano, e use o passaporte americano para entrar nos Estados Unidos e como documento de identificação para viagens dentro dos Estados Unidos. Use o passaporte brasileiro somente para entrar no Brasil. Esse método parece funcionar sem problemas.
Porém é difícil prever quais outros problemas burocráticos você poderá encontrar pela frente quando o nome no passaporte americano for diferente do nome no passaporte brasileiro. Portanto essa decisão deve ser feita cuidadosamente para evitar maiores problemas.
A mesma situação se aplica para mulheres brasileiras que adotam o nome de família do marido americano ao se casar nos Estados Unidos e que não tenham o casamento registrado no Brasil. Neste caso, o sobrenome do passaporte americano pode ficar diferente do nome no passaporte brasileiro e os mesmos problemas podem ocorrer. O ideal seria ter as mudanças do nome de solteira efetuadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma que todos os seus documentos tenham o mesmo nome e sobrenome.

Marcio,
Como posso escrever um sotaque?
Redação, obr. pela resposta acima, porém poderia escrever + ou – como ficaria a pronúncia? Já que não tem como ouvir. Em tempo, esse Lucas é muito engraçado.
Lucas,
Você não continua sendo brasileiro. Simplesmente seu passaporte Americano mostra que você nasceu no Brasil. A única maneira de mudar o lugar onde nasceu é se você nascer de novo 🙂
Marcio,
A pronuncia vai ficar com um sotaque Americano.
E se caso um brasileiro desista da cidadania brasileira,e queria mudar o local aonde nasceu,seria possivel?
Você conheçe brasileiros que desistiram da cidadania brasileira?
Outra pergunta(devo estar te enchendo o saco com as perguntas k )
Meu nome é Lucas,caso eu muda-se,como ficaria?E eu posso mudar meu nome todo,ou existem um limite?
Complicado tudo isso,mas mesmo assim eu ainda não continuo entendendo,se eu desisto da cidadania brasileira,e adotar a americana,mesmo assim continuara como brasileiro,tem algo estranho kk
Vou tirar o greencard, eu e meu filho. Como ficariam as pronúncias dos nossos nomes: Marcio, Laercio. Obr.
Lucas,
Seu passaporte continuará dizendo que você nasceu no Brasil.
Tenho uma dúvida imensa,se caso eu me naturalize americano,mude de nome,e desista da cidadania brasileira,na minha identidade,constara que eu nasci em qual país,em qual cidade,poderia me tirar essa dúvida?
Tamiris,
Você pode começar o processo do green card para seu filho, e uma vez casada pode fazer o mesmo para o seu marido. O processo de patrocínio para portadores de green card é demorado pois tem uma quota anual. Veja mais informações aqui:
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=be1ea6c515083210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=be1ea6c515083210VgnVCM100000082ca60aRCRD
recebi meu greencard a seis meses, mas nao estou residindo nos EUA apena fui recebere vou entrar e sair de meses em meses para nao pede-lo, moro no brasil ainda porque tenho meu filho de 1 e tres mesese conjuge, nao somos casados mas ele quer fazer uma uniao estavel isso pode me dar problemas ao entrar nos eua ou eu posso casar no civil e dar entrada em greencard para ele e meu filho? nao sei o que fazer me ajude!
Sei que fazem seis anos que escreveu, mas como assim tira o greencard e não reside nos Estados Unidos. Se ficou mais de seis meses (contínuos ou não) em um ano fora dos Estados Unidos e não perdeu o greencard se considere de sorte. Tem excessões que permite ficar fora, mas filho pequeno em outro país certamente não se aplica. Greencard é algo bem direto, é para quem tem intenção de viver nos Estados Unidos e não para visitas ocasionais ou quando achar que pode ou queres morar nos Estados Unidos. Seu filho automaticamente se menor de 18anos tem direito… Leia mais »
Andreia,
Eles provavelmente vão pronunciar da mesma forma indiferente de como o nome é escrito.
Olá, meu primeiro nome é Andreia, com I…gostaria de saber se a pronuncia seria difícil ou poderia trocar para Andrea, sem o I.
Bom dia,
quanto troca/retificar o nome e usar um passaporte americano e um brasileiro, sugiro entrar no Brasil com uma Ação de Retificação de Registro Civil, para correção de certidões base, como nascimento, casamento ou óbito.
Assim, corrige-se CPF, RG, etc, e pode-se fazer novo passaporte brasileiro, como o mesmo nome que optou por usar nos EUA. Portanto, tem-se um uniformidade de documentos.
É melhor do que dar mil explicações, caso pegarem a pessoa com passaportes com nomes totalmente diferentes.
Por fim, toda a documentação fica uniforme, e para o Estado brasileiro isso é muito bom, também.
lopes.katona@gmail.com
Preciso fazer isso, mas parece tao complicado. Eu mudei meu nome todo aqui nos Estados Unidos. Razao foi porque fui adotada no Brasil e quiz voltar a ter meu nome de nascida. Mas estou com esse problema e medo de ir ao Brasil porque meu nome americano eh um e meu nome brasileiro eh outro. Meus filhos nasceram sobre meu nome americano. E morro de medo de levar eles ao Brasil com o passaporte americano e nao conseguir voltar. Enfim nem sei como comecar esse processo.
Mari,
Como você já sabe, durante o processo de naturalização você pode trocar o nome. A troca de nome pode causar algumas complicações com documentos que estão no nome anterior, e com documentos no Brasil. Não sei lhe informar como resolver essas complicações da melhor maneira possível. Talvez seja aconselhável a ajuda de um advogado.
Oi, meu nome e’ Marizelia Sousa dos Reis Bidde, Detesto o primeiro nome desde sempre e resolvi adotar o sobrenome do meu marido americano ( Biddle). Sei que posso trocar meu nome todo e estou bem entusiasmada com isso mas, sera’ que terei de trocar os docs do meu filho de 4 anos? Penso em Marissa Rangel-Biddle ( Rangel e’ o last name do meu pai). Aplico para a cidadania em breve. Estou olhando a documentacao necessaria e tal. Ficarei feliz se vc puder me dar uma luz. Viajo ao BR uma vez por ano, de ferias. Nao quero ter… Leia mais »
Alyadna,
Ally me parece a melhor solução para você. O seu sobrenome ficaria com o “c” comum mesmo, ou seja “Goncalves”.
outra questão…por eles não terem o Ç como seria escrito o sobrenome da minha irmã “Gonçalves”? (ps:somos filhas de pais diferentes)