Quando o brasileiro se torna cidadão americano, ele tem o direito de mudar o seu nome durante o processo de naturalização.  Essa opção pode parecer atrativa, principalmente para quem quer ter um nome mais fácil de pronunciar em Inglês, e que deseja se integrar com mais facilidade na cultura americana.  Por exemplo, uma pessoa chamada “João”, que é um nome extremamente difícil de ser pronunciado pelos americanos devido ao som nasal do “ão”, pode escolher o nome equivalente em Inglês, “John” que é bastante comum, evitando problemas de adaptação e integração.

Porém essa mudança deve ser feita com cuidado pois pode causar algumas complicações inesperadas.  Por exemplo, após os ataques terroristas de 11 Setembro de 2001, as companhias aéreas requerem que o nome em sua passagem aérea seja idêntica ao seu documento de identificação.  Assim sendo, se você comprar a sua passagem aérea no Brasil para viajar nos Estados Unidos e se sua passagem tiver o nome “João”, para continuar com o exemplo acima, mas o seu passaporte americano tiver o nome “John” você poderá ter problemas ao usar o seu passaporte americano para identificação, já que o nome no passaporte não irá bater exatamente com o nome na passagem.

Esse problema em geral pode ser evitado da seguinte forma.  Se você for viajar entre os Estados Unidos e o Brasil, compre sua passagem com o nome idêntico ao que consta no passaporte americano, e use o passaporte americano para entrar nos Estados Unidos e como documento de identificação para viagens dentro dos Estados Unidos.  Use o passaporte brasileiro somente para entrar no Brasil. Esse método parece funcionar sem problemas.

Porém é difícil prever quais outros problemas burocráticos você poderá encontrar pela frente quando o nome no passaporte americano for diferente do nome no passaporte brasileiro.  Portanto essa decisão deve ser feita cuidadosamente para evitar maiores problemas.

A mesma situação se aplica para mulheres brasileiras que adotam o nome de família do marido americano ao se casar nos Estados Unidos e que não tenham o casamento registrado no Brasil. Neste caso, o sobrenome do passaporte americano pode ficar diferente do nome no passaporte brasileiro e os mesmos problemas podem ocorrer.  O ideal seria ter as mudanças do nome de solteira efetuadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma que todos os seus documentos tenham o mesmo nome e sobrenome.

Deixe um comentário

176 Comentários em "Mudança de Nome nos Estados Unidos"

avatar
Vinicius Azevedo
Visitante

Olá eu gostaria de saber como seria o meu nome em inglês. Eu tenho intenção de ir morar nos EUA

Matheus Bovo
Visitante

Olá,tenho a intenção de trabalhar e morar nos EUA. Meu nome é Matheus e gostaria de saber se meu nome é um nome comum nos EUA,ou deveria mudar?

Arthur Alves Diniz
Visitante

Olá pretendo morar permanente nos estados unidos e trablhar também, meu nome é Arthur, ele corresponde aos nomes comuns nos Estados Unidos? ou devo mudar?

1 7 8 9
wpDiscuz