Quando o brasileiro se torna cidadão americano, ele tem o direito de mudar o seu nome durante o processo de naturalização.  Essa opção pode parecer atrativa, principalmente para quem quer ter um nome mais fácil de pronunciar em Inglês, e que deseja se integrar com mais facilidade na cultura americana.  Por exemplo, uma pessoa chamada “João”, que é um nome extremamente difícil de ser pronunciado pelos americanos devido ao som nasal do “ão”, pode escolher o nome equivalente em Inglês, “John” que é bastante comum, evitando problemas de adaptação e integração.

Porém essa mudança deve ser feita com cuidado pois pode causar algumas complicações inesperadas.  Por exemplo, após os ataques terroristas de 11 Setembro de 2001, as companhias aéreas requerem que o nome em sua passagem aérea seja idêntica ao seu documento de identificação.  Assim sendo, se você comprar a sua passagem aérea no Brasil para viajar nos Estados Unidos e se sua passagem tiver o nome “João”, para continuar com o exemplo acima, mas o seu passaporte americano tiver o nome “John” você poderá ter problemas ao usar o seu passaporte americano para identificação, já que o nome no passaporte não irá bater exatamente com o nome na passagem.

Esse problema em geral pode ser evitado da seguinte forma.  Se você for viajar entre os Estados Unidos e o Brasil, compre sua passagem com o nome idêntico ao que consta no passaporte americano, e use o passaporte americano para entrar nos Estados Unidos e como documento de identificação para viagens dentro dos Estados Unidos.  Use o passaporte brasileiro somente para entrar no Brasil. Esse método parece funcionar sem problemas.

Porém é difícil prever quais outros problemas burocráticos você poderá encontrar pela frente quando o nome no passaporte americano for diferente do nome no passaporte brasileiro.  Portanto essa decisão deve ser feita cuidadosamente para evitar maiores problemas.

A mesma situação se aplica para mulheres brasileiras que adotam o nome de família do marido americano ao se casar nos Estados Unidos e que não tenham o casamento registrado no Brasil. Neste caso, o sobrenome do passaporte americano pode ficar diferente do nome no passaporte brasileiro e os mesmos problemas podem ocorrer.  O ideal seria ter as mudanças do nome de solteira efetuadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma que todos os seus documentos tenham o mesmo nome e sobrenome.

Deixe um comentário

176 Comentários em "Mudança de Nome nos Estados Unidos"

avatar
valdeylson
Visitante

Quando eu estiver nos EUA e conseguir a cidadania americana posso mudar meu nome de “José valdeylson de lima” pra “bryan Scott Blackburn”??

Luciana
Visitante

Olá,
queria saber se é possível mudar também o sobrenome pra evitar confusões. Meu nome tem acento circunflexo e causou muita confusão ao tirar a carteira. É possível trocar o sobrenome também?

Raphael
Visitante

Ola! Eu me casei na Califórnia e coloquei o sobrenome do meu esposo, como faço para alterar meu passaporte e é realmente necessário alterar esse documento sendo que tenho driver license na Califórnia com meu nome atualizado? Obrigado!

Mariana
Visitante
Vou me casar com um americano. Se você puder me responder, seria muito bom. (Não casaremos no religioso.) 1º- Então eu entro com esse processo, assim que casar no cartório ou só entro com ele depois de passar aqueles 3 anos, depois que já tiver conseguido a cidadania americana? E no segundo caso, eu entraria com o processo de mudança de nome, durante ou só depois que o processo de cidadania tivesse sido finalizado? 2º- Eu quero mudar meu primeiro nome e também quero substituir todo o meu sobre nome. Por exemplo: Meu nome é ”Mariana”. Eu poderia mudar ele… Read more »
Paulo Henrique Kurashima
Visitante
A alteração de nome em outro país gera grande repercussão no Brasil, podendo a pessoa ficar impedida de votar, e consequentemente de emitir novos documentos futuramente, como o passaporte. Quando estiver com viagem marcada ao Brasil, peça uma cópia de seus documentos obtidos no exterior com a mudança do nome, peça a consularização desses documentos (selo da embaixada do Brasil). No Brasil, você poderá pedir a alteração do seu nome, e assim regularizar a sua situação. Caso tenha dúvidas, consulte sempre um advogado. Paulo Henrique Kurashima AMK Advogados Rua Elvira Ferraz, nº. 250, sala 513 Itaim Bibi, São Paulo –… Read more »
1 7 8 9
wpDiscuz