Livro de Brasileiros Alcança o Primeiro Lugar no The New York Times

Fonte:  Comunidade News 

No topo da lista dos melhores quadrinhos do poderoso New York Times, está o livro “Daytripper”, dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Um livro publicado por dois brasileiros chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. “Daytripper”, história em quadrinhos (HQ) é de autoria dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. A obra está fazendo sucesso pelo mundo todo.

Por telefone, Fábio contou ao Comunidade News que o sucesso do livro se deve a um conjunto de fatores, entre eles, o fato da obra estar no lugar certo, na hora certa. “Tem crescido o interesse por graphic novels”, disse ele.

O livro conta a história de Brás de Oliva Domingos. O homem, que trabalha registrando óbitos, tem uma vida aparentemente boa, com família, amigos e ambição. Em cada capítulo, um momento particular da vida dele, e que muda as coisas para sempre, é examinado. Brás morre a cada dia, o que força os leitores a contemplar a fragilidade da vida.

De acordo com Fábio, ele e o irmão se inspiraram numa situação bem simples. “A idéia veio de que podemos morrer a qualquer hora”, disse ele. Enquanto tomava banho, Gabriel imaginou que uma bala perdida poderia entrar pela janela, e pensou no significado da vida. “Começamos a pensar no que a morte nos faz pensar sobre a vida, e como explorar isto numa história, para que os leitores passassem pelo mesmo tipo de reflexão pelo qual estávamos passando”.

Decidiram então mostrar momentos essenciais da vida do personagem, e o que significariam. “Os momentos cotidianos e corriqueiros são determinantes para a nossa vida. A história é sobre isso”.

Moradores de São Paulo (capital), os criativos irmãos adotaram os nomes a partir de histórias reais. Bá, segundo Fábio, vem de Gá, como Gabriel era chamado quando criança, pois o irmão ainda não conseguia pronunciar a letra g.

Já Moon vem da época em que Fábio estava no segundo grau. “Eu ficava mandando minhas cartas secretas de amor. “Nada deu certo. O Moon acabou ficando, incorporei aos quadrinhos e agora é tarde demais para voltar atrás”.

Seriedade Sem Constrangimento

Moon e Bá são formados em Artes Plásticas pela FAAP e ECA-USP, respectivamente. Os dois liam todas as revistas de quadrinhos que podiam, quando crianças, considerando-se portanto ‘duas esponjas’.

Vencedores do Prêmio Jabuti em 2008, pela adaptação em quadrinhos de “O Alienista”, de Machado de Assis, eles ganharam o Eisner Award, junto com Rafael Grampá, no mesmo ano.

“Daytripper” está fazendo sucesso até mesmo em Sidney, Austrália. “Ficamos felizes mas tentamos não deixar subir à cabeça. Senão perdemos o foco. Tentamos direcionar este entusiasmo e felicidade para produzir novas coisas”. Os leitores enviam e-mails de todos os cantos do mundo, segundo Moon.

O processo de produção dos brasileiros, de acordo com Fábio, acontece em meio a um ambiente descontraído. “Como somos irmãos, temos a liberdade de falar o que quisermos. Às vezes a sinceridade tem que ser escrachada”. Ele ressalta, porém, que o trabalho deles é levado muito a sério.

“Não vivemos num mundo politicamente correto. Colocar a intensidade das emoções nos quadrinhos e nos desenhos é importante”. Durante a pesquisa para a produção de “Daytripper”, Moon e Bá estiveram em Salvador (BA). O segundo capítulo da história se passa na cidade, em pleno 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá. No local, os dois desenharam, tiraram fotos e entrevistaram pessoas.

No Brasil, os irmãos são até hoje conhecidos como ‘os autores criadores dos 10 Pãezinhos’. Segundo Fábio, eles carregaram por muito tempo o título de ‘gêmeos dos 10 Pãezinhos’ ou ‘Fábio e Bá dos 10 Pãezinhos’. “10 Pãezinhos é o nome dos nossos livros publicados aqui no Brasil, herança do nome do fanzine que fizemos a partir de 1997, que alavancou nossa carreira de quadrinhos aqui no Brasil”.

Abreviação de fanatic magazine, fanzine é uma publicação que engloba todo o tipo de tema, e que geralmente tem uma determinada postura política. “O nosso fanzine, assim como nossos livros, é uma referência no mercado nacional de quadrinhos”.

“Daytripper” foi lançado no início do mês passado nos Estados Unidos, e pode ser adquirido em livrarias especializadas ou não, em quadrinhos. É possível ainda comprar o livro pelo site amazon.com.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

Subscribe
Notify of
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Artur,

Creio que você possa publicar sem ser residente.

Artur
Artur
11 anos atrás

adorei o post, e gostaria de saber se é possível publicar um livro nos EUA se ainda não for legal no país? obrigado!

juliana
juliana
12 anos atrás

que showwwww

como ex jornalista …fico feliz que a mocada sabe realmente escrever ..porque na moral desculpem coleguinhas mas ta muito comercial o jornalismo de hoje em dia 🙁

saudades de ler um artigo bommmmm como os antigos policiais aiai

entao melhor apelarrrr para livrossss de todos os generos

valeu a dica ^^

3
0
Would love your thoughts, please comment.x