Livro de Brasileiros Alcança o Primeiro Lugar no The New York Times

Fonte:  Comunidade News 

No topo da lista dos melhores quadrinhos do poderoso New York Times, está o livro “Daytripper”, dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá.

Um livro publicado por dois brasileiros chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. “Daytripper”, história em quadrinhos (HQ) é de autoria dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. A obra está fazendo sucesso pelo mundo todo.

Por telefone, Fábio contou ao Comunidade News que o sucesso do livro se deve a um conjunto de fatores, entre eles, o fato da obra estar no lugar certo, na hora certa. “Tem crescido o interesse por graphic novels”, disse ele.

O livro conta a história de Brás de Oliva Domingos. O homem, que trabalha registrando óbitos, tem uma vida aparentemente boa, com família, amigos e ambição. Em cada capítulo, um momento particular da vida dele, e que muda as coisas para sempre, é examinado. Brás morre a cada dia, o que força os leitores a contemplar a fragilidade da vida.

De acordo com Fábio, ele e o irmão se inspiraram numa situação bem simples. “A idéia veio de que podemos morrer a qualquer hora”, disse ele. Enquanto tomava banho, Gabriel imaginou que uma bala perdida poderia entrar pela janela, e pensou no significado da vida. “Começamos a pensar no que a morte nos faz pensar sobre a vida, e como explorar isto numa história, para que os leitores passassem pelo mesmo tipo de reflexão pelo qual estávamos passando”.

Decidiram então mostrar momentos essenciais da vida do personagem, e o que significariam. “Os momentos cotidianos e corriqueiros são determinantes para a nossa vida. A história é sobre isso”.

Moradores de São Paulo (capital), os criativos irmãos adotaram os nomes a partir de histórias reais. Bá, segundo Fábio, vem de Gá, como Gabriel era chamado quando criança, pois o irmão ainda não conseguia pronunciar a letra g.

Já Moon vem da época em que Fábio estava no segundo grau. “Eu ficava mandando minhas cartas secretas de amor. “Nada deu certo. O Moon acabou ficando, incorporei aos quadrinhos e agora é tarde demais para voltar atrás”.

Seriedade Sem Constrangimento

Moon e Bá são formados em Artes Plásticas pela FAAP e ECA-USP, respectivamente. Os dois liam todas as revistas de quadrinhos que podiam, quando crianças, considerando-se portanto ‘duas esponjas’.

Vencedores do Prêmio Jabuti em 2008, pela adaptação em quadrinhos de “O Alienista”, de Machado de Assis, eles ganharam o Eisner Award, junto com Rafael Grampá, no mesmo ano.

“Daytripper” está fazendo sucesso até mesmo em Sidney, Austrália. “Ficamos felizes mas tentamos não deixar subir à cabeça. Senão perdemos o foco. Tentamos direcionar este entusiasmo e felicidade para produzir novas coisas”. Os leitores enviam e-mails de todos os cantos do mundo, segundo Moon.

O processo de produção dos brasileiros, de acordo com Fábio, acontece em meio a um ambiente descontraído. “Como somos irmãos, temos a liberdade de falar o que quisermos. Às vezes a sinceridade tem que ser escrachada”. Ele ressalta, porém, que o trabalho deles é levado muito a sério.

“Não vivemos num mundo politicamente correto. Colocar a intensidade das emoções nos quadrinhos e nos desenhos é importante”. Durante a pesquisa para a produção de “Daytripper”, Moon e Bá estiveram em Salvador (BA). O segundo capítulo da história se passa na cidade, em pleno 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá. No local, os dois desenharam, tiraram fotos e entrevistaram pessoas.

No Brasil, os irmãos são até hoje conhecidos como ‘os autores criadores dos 10 Pãezinhos’. Segundo Fábio, eles carregaram por muito tempo o título de ‘gêmeos dos 10 Pãezinhos’ ou ‘Fábio e Bá dos 10 Pãezinhos’. “10 Pãezinhos é o nome dos nossos livros publicados aqui no Brasil, herança do nome do fanzine que fizemos a partir de 1997, que alavancou nossa carreira de quadrinhos aqui no Brasil”.

Abreviação de fanatic magazine, fanzine é uma publicação que engloba todo o tipo de tema, e que geralmente tem uma determinada postura política. “O nosso fanzine, assim como nossos livros, é uma referência no mercado nacional de quadrinhos”.

“Daytripper” foi lançado no início do mês passado nos Estados Unidos, e pode ser adquirido em livrarias especializadas ou não, em quadrinhos. É possível ainda comprar o livro pelo site amazon.com.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Redação do site Brasileiros nos Estados UnidosArturjuliana Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redação BNEU
Admin

Artur,

Creio que você possa publicar sem ser residente.

Artur
Visitante
Artur

adorei o post, e gostaria de saber se é possível publicar um livro nos EUA se ainda não for legal no país? obrigado!

juliana
Visitante
juliana

que showwwww

como ex jornalista …fico feliz que a mocada sabe realmente escrever ..porque na moral desculpem coleguinhas mas ta muito comercial o jornalismo de hoje em dia 🙁

saudades de ler um artigo bommmmm como os antigos policiais aiai

entao melhor apelarrrr para livrossss de todos os generos

valeu a dica ^^