Escolas Públicas e Privadas nos Estados Unidos
Os estados americanos oferecem escola pública para todos os residentes, desde a alfabetização até a décima segunda série, ou seja, todo o curso primário e secundário (chamado aqui nos Estados Unidos de K-12). Essas escolas públicas são financiadas pelo estado, através dos impostos coletados, que geralmente são os impostos prediais das residências no distrito onde a escola se encontra.
Existem muitas escolas públicas de excelente qualidade, mas tudo vai depender do estado onde você mora, e mesmo dentro do estado, do distrito onde você reside. Algumas escolas oferecem “open enrollment”, quer dizer, qualquer pessoa pode se matricular, mas muitas escolas restringem a matricula aos residentes do distrito, e por isso as casas que ficam em distritos com boas escolas estão em alta demanda e os preços são mais altos.
Porque os pais escolhem escolas privadas se existem escolas públicas boas e gratúitas? Muitas vezes existe a percepção de que as escolas particulares têm melhor qualidade. Isso pode se verídico em alguns estados e distritos. Outras vezes, os pais fazem essa escolha para poderem de certa forma proteger os filhos, ou não expô-los a todos os tipos de pessoas, valores e crenças que se encontram em escolas públicas. É bastante comum os pais colocarem seus filhos em escolas particulares por motivos religiosos.
Existe ainda uma terceira opção nos Estados Unidos, que é o “home schooling”. Neste caso as crianças são ensinadas na maior parte pelos próprios pais, em casa. Obviamente isso requer muita disciplina dos pais e filhos, e uma grande dedicação. Existe um padrão para este tipo de ensino regulado pelo estado, e os pais precisam comprovar que os filhos estão realmente seguindo um currículo de ensino compatível com os regulamentos do estado. Essa opção é bastante comum em alguns estados americanos, e existe uma boa estrutura e grupos de apoio para os pais que preferem que seus filhos recebam sua educação em casa, onde a qualidade da educação e o conteúdo são mais controlados pelos pais.
Como você pode ver, existem várias opções para a educação primária e secundária nos Estados Unidos. A experiência de cada uma dessas opções e seus efeitos para a preparação das crianças podem ter repercussões amplas e duradouras. Portanto é importante pesquisar as opções disponíveis onde você reside e fazer a escolha cuidadosamente.
Abaixo estamos compartilhando com vocês um vídeo do canal Que Sem Noção que fala sobre diferenças da escola pública e particular do ponto de vista do estudante.
Aproveitem!