Continuam as Reclamações de Caixas Retidas nos Portos Brasileiros

Fonte:  Comunidade News 

Alfândega do Porto de Santos desmente leilão.

Imigrantes que enviaram caixas ao Brasil continuam reclamando que não conseguem liberar as caixas retidas nos portos. Segundo a alfândega do Porto de Santos, o despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua a ser efetuado normalmente.

Uma grande lista de reclamações chegou até a Organização Não Governamental Brasileira de Apoio ao Emigrante (ONG BAE), localizada em Poços de Caldas (MG). O fundador da ONG, Walther Alvarenga, brasileiros que moraram nos Estados Unidos começaram a procurar a BAE há dois anos. Segundo ele, são pessoas de várias partes do Brasil.

De acordo com ele, os emigrantes apresentavam a devida documentação no porto, mas não conseguiam retirar seus contêineres e caixas. As mercadorias foram enviadas através da Adonai Express e da Express Moving. Conforme Alvarenga, a maioria das pessoas que procuraram o porto não foram atendidas e não conseguiram retirar as caixas. “As que conseguiram tirar as caixas, as caixas estavam mexidas, faltando coisas”, disse ele.

Em uma nota oficial, a BAE repudia a decisão da alfândega do Porto de Santos em leiloar os contêineres retidos, e diz que foi fixado o prazo de 28 de fevereiro de 2011 para a retirada das caixas. Segundo a nota, a polícia alfandegária alega desinteresse por parte dos brasileiros. A nota foi enviada a José Antônio Gaeta Mendes, Inspetor Chefe da Alfândega do Porto de Santos, ao Deputado Federal Geraldo Thadeu e ao Conselho Nacional de Imigrantes.

Segundo Walther, uma mulher ficou no porto durante uma semana e não conseguiu retirar a mercadoria dela. Vários moradores de Poços de Caldas, conforme Alvarenga, estão entre os lesados. Em um dos casos, uma ex-moradora dos EUA, que ficou 21 anos no país, não conseguiu retirar a mercadoria porque não apresentou um comprovante de residência.

Entre os brasileiros que não conseguem retirar a mercadoria estão duas ex-moradoras de Mount Vernon (NY). Uma das brasileiras contou que o marido dela esteve no Porto de Santos duas vezes e não conseguiu retirar a caixa. Segundo ela, o porto disse que eles deviam desistir de retirar a mercadoria, a qual iria para leilão.

Tânia Bertozzi, que morou em White Plains (NY), está tentando reaver a caixa através de um despachante, e está bastante esperançosa.

Encerramento de Trabalhos

Por e-mail ao Comunidade News, o inspetor Gaeta Mendes confirmou que 28 de fevereiro último foi apenas a data em que encerraram os trabalhos da comissão encarregada de examinar os despachos dos contêineres enviados pela Adonai, os quais haviam sido apreendidos em meados de 2009. Segundo ele, foram liberadas cerca de 1.000 bagagens.

“O que não foi liberado é porque não se conseguiu comprovar a titularidade de seu proprietário e será objeto de aplicação da pena de perdimento, podendo ter como destinação a destruição, doação ou leilão, conforme a natureza do bem, mas esse procedimento ainda não teve início. O despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua sendo feito normalmente pelo setor competente da Alfândega (Equipe de Bagagem)”, disse o inspetor.

Segundo reportagem do jornal Brazilian Voice, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal continuam a série de investigações iniciadas há quatro anos, a fim de comprovar a procedência de mercadorias que estariam enquadradas em contrabando. Centenas de contêineres aguardam liberação no Porto de Santos, de acordo com o detetive Elísio Rodrigues.

De acordo com o blog do jornalista Beto Moraes, a empresa de consultoria OBTS contratou advogados, os quais estão conseguindo indenizações de determinadas empresas que foram judicialmente acionadas. Os interessados devem ligar para Daisy no número (781) 629-2603. A fim de ser classificadas como vítimas de empresas de envios de caixas e não ser taxadas, as pessoas devem mencionar o código “B50”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

148
Deixe um comentário

avatar
148 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
88 Comment authors
Adrianepaulosergio marinsOdilon D. Mouraclaudioclaudete mahaney Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tomaz
Visitante
Tomaz

Triste mais real! Pessoal amanha termina o prazo do leilao da receita federal no porto do Rio de Janeiro, vou disponibilizar o link por curiosidade, é triste mas os primeiros lotes com preço inicial de R$1000,00, foram tirados de caixas e mudanças de brasileiros, notem que até as panelas e pratos estão no lote, moveis, etc!Muito Triste!!!http://www.receita.fazenda.gov.br/DestinacaoMercadorias/Leiloes/LeiloesEletronicos/sle.htm
Um forte abraço!!A todos!!Fé e força!

emerson andre silva
Visitante
emerson andre silva

gente acho que devemos abrir uma materia no fantastico sobre isso eh uma vergonha isso todos nos temos bens meu casamento nao foi realizado pelo fato que muitas coisas do casamento e incluindo as aliancas estao no minhas caixas acho isso uma falta de respeito com os imigrantes que voltan para seus paises vamos agir vamos mandar uma carta para o fantastico e vamos resolver isso gente

Marilene Garcia
Visitante
Marilene Garcia

Caros companheiros de infortunio, Eu fiz alguns esclarecimentos em agosto, e novamente venho postar mais novidades. Se vc tem seus volumes retidos nos conteiners, podem me escrever que eu lhes instruirei como entrar com o processo administrativo para liberacao de bagagem desacompanhada. Para esse processo nao ha necessidade de despachante, vc mesmo elabora a peticao e vai ate a Alfandega protocolar o pedido. A resposta sai em media de 45 minutos a uma hora. De ante mao ja lhes digo que o seu pedido sera indeferido, mas somente de posse da copia do indeferimento eh que vc podera impetrar o… Read more »

sebastian pedro p filho
Visitante

estou indignado c tanta sacanagem que nos brasileiros sofremos com a perda de nossos pertences…para mim foram 8 anos ralando 18 horas por dia e economisando o maximo para adquirir algo de melhor pra minha familia.infelizmente deixei meu filho c os bracos estendidos e vazios..pois, nada receberam.cheguei ao brasil e tentei retirar meus pertences no porto de santos.mas, me alegaram que passei do praso..e com isso,la se foi meu sonho e de minha familia pra agua abaixo.

José Augusto Despachante aduaneiro Santos/SP
Visitante

Gente, sou despachante aduaneiro no porto de Santos e faço liberação de bagagem desacompanhada (mudanças internacionais). Vocês em hipotese alguma podem contratar estas empresas para envio de caixas com pertences como se fossem empresa de courier. Eles fizeram o que fizeram por que a legislação permite que bens pessoais e de uso próprio entrem no pais como sua bagagem desacompanhada, brasileiros residentes fora do pais por mais de 12 meses sem pagamento de impostos. O pulo do gato destas empresas de moving é a de mandar contrabando juntamente com as peças de anos de trabalho de brasileiros que retornam esperando… Read more »

TERESINHA
Visitante
TERESINHA

Oi Marilene Garcia por favor me passe seu e-mail, gostaria de tirar algumas dúvidas com você. Caso você não queira passar o seu e-mail na net, me manda seu e-mail tepaiva@geotecnologia.com.br

Ficaria muito feliz em ter contato com algumém que está com o mesmo problema meu.

Grata,

Teresinha Paiva

Tomaz
Visitante
Tomaz

Nossa pessoal!! lendo todos estes comentários fico com muito medo!Pois mandei duas caixas de 24″ pela Ipanema no final de Setembro!tomara Deus que as receba. Aqui na comunidade há alguém que tenha recebido normalmente suas caixas nos ultimos meses!Fique todos na Paz!Abraço!

EDNA PEREIRA
Visitante
EDNA PEREIRA

Eu tambem mandei duas caixas pela Ipanema Muving faz quase dois anos e ate agora nao foi liberada, nao me informam mais nada e nem respondem meus e-mails. muitas desculpas e mentiras eh o que me dizem. estou sendo lesada por esta empresa q continua com a propaganda no ar pela Globo Internacional inganando os consumidores. Mandei todas minhas roupas e do meu filho, e pertences diversos pq estava voltando pro Brasil. meu marido esta no brasil a espera das caixas q nao aparecem. nao sei o q fazer, se alguem tiver alguma solucao …por favor!!! nao quero q minhas… Read more »

miriam
Visitante
miriam

GENTE NAO MANDEM CAIXA COM A IPANEMA MOVING ,ESTA EMPRESA E A PIOR DO MERCADO,CONTINUAM ENGANANDO ,MENTINDO E FUNCIONANDO COMO SE NAO ACONTECE NADA. MAS AQUI EM NEWARK JA SAO CENTENAS E CENTENAS DE PESSOAS LESADAS POR ELES….E VC LIGA E SEMPRE INVENTAM A MESMA DESCULPA…SAO PAGOS PRA MENTIR E ENGANAR…FIQUEM LONGE DA IPANEMA MOVING ”A EMPRESA PIONEIRA EM RASTREAMENTO ” IPANEMA MOVING ESTA GANHANDO DINHEIRO AQUI ,PRA ABANDONAR OS NOSSOS PERTENCES NOS PORTOS E ASSIM TDO VAO A LEILAO…SAO LADROES!!!!

miriam
Visitante
miriam

gente enviei caixa com a ipanema moving em novembro ja faz 1 ano,eles sempre com a mesma desculpa e o pior que continuam com a propaganda na globo internacional,abram o olho pois esta empresa esta falindoooo!!!

Marilene Garcia
Visitante
Marilene Garcia

Prezados amigos, Talvez o que vou expor nao seja de teu interesse, porem peco que leias atentamente e repasse a todos os teus contatos a fim de que, em corrente, possamos desmontar essas empresas que se estabelecem nos USA e tambem em outros paises, e usam da boa fe de pessoas leigas , que nelas confiando, enviam seus pertences comprados com muito trabalho e sacrificio, na esperanca de usufrir desses bens aqui no Brasil. Nao importa por qual companhia voce enviou seus bens, todas usam da mesma estrategia, seja IpanemaMoving, FastWay, Hora Certa, Adonai, ExpressMoving etc… Elas lhe assegura o… Read more »

sueli
Visitante
sueli

Enviei minha caixa pela Brcourier 04 de 2010 e ate hoje nao foi entregue.Em abril de 2011 a empresa me pediu para enviar alugns documentos para os advogados que estam cuidando do caso,pare que eles posam entrar com a as documentacoes na receita federal e assim tentar a liberacao dos conteiners,que me informaram que sao no total de 13.Hoje apos 6 meses que enviei os documentos ainda nao me deram resposta alguma,e sempre a mesma historia,-Estamos esperando uma resposta da receita federal…Ja nao sei o que fazer.E muito triste saber que possivelmente nao terei mais minhas coisas.Escrevi para a rede… Read more »

Marilene
Visitante
Marilene

Eu e centenas de pesoas estamos no mesmo caos alfandegario. Assistindo a propaganda na TV.Globo internacional, aceitei o desafio da empresa IpanemaMoving e mandei atravez deles duas caixas com meus pertences pessoais, vez que eu estava em vias de voltar ao Brasil apos mais de 10 anos nos USA. Meus pertences foram coletados em 04 de abril de 2010, chegando no Porto de Santos em 24 de maio/2010. Desde entao tenho travado a luta para receber minhas duas caixas que continuam ate o dia de hoje retidos no Porto. A IpanemaMoving esta sempre apresentando desculpas sem solucao. Porem eh sabido… Read more »

iolanda
Visitante
iolanda

E o consulado brasileiro por que nao da assistencia as pessoas lesadas, pois podia intermediar junto a alfandega brasileira para a liberacao destes container, nao e ela que da aurtorizacao para levar a mudanca?

iolanda
Visitante
iolanda

eu gostaria de saber por que o dono destas transportadoras nao se pronunciam, nao se defendem, isto prova que o que eles fazem coisas erradas e continuam a colocar propaganda da tv sao uns sem vergonhas descarados

edmo j. da silva
Visitante
edmo j. da silva

eu tive muita sorte com a ipanema moving em janeiro d 2010 eu mandei augumas caixas com ela,pro estado RO.e sai d la em fevereiro pra MG e fiquei la 2 meses,e vim pra RO assim q cheguei aqui manhas caixas chegaram direitinho.so nao tive sorte com meu rometh deixei algumas caixas paga pra ele manda pra m,e ele nao mandou penso q ele mando pra ele.vivemos tanto tempo junto conhecedor da realidade da dificuldade + amigos so quando tao juntos nao pode confia em ninguem +…..ou seja nao e parceiro da jornada da vida…

MARIA
Visitante
MARIA

Eu tbem estou entre as pessoas q mandei uma caixa p brasil e ate hj nao chegou tenho todo o comprovante comigo..

mario bezerra
Visitante
mario bezerra

Meu nome e Mario Bezerra e morei por 9 anos nos EUA , e tambem estou entre as pessoas que estão sendo lesadas, enviei minha mudança pela FAST WAY MOVING e como todos ja se fazem um ano ate agora nada tenho toda documentação que se faz nescessária, mas infelizmente como a maioria caimos no golpe, pois esta empresa não emitiuo conhecimento maritimo em nosso nome, tenho o nome do contêiner o nome do laranja que eles colocarão,e toda documentação e nem assim eles querem liberar minha mudança, não sei mais o que fazer, pois o desinterese e falcatrua que… Read more »

F.Machado
Visitante
F.Machado

A Ipanema Moving esta fazendo a mesma coisa que a Adonai fez anteriormente. Tenho 4 caixas que foram pro porto de Santos e ja fazum ano que so enrolam e nao liberam isto.

Robson Coccaro
Visitante
Robson Coccaro

Mandar bagagem desacompanhada maritima do exterior para o Rio pode se transformar num enorme pesadelo para o cidadão. É o que tem sido para mim, pelo menos. Não tive grandes problemas para enviar minha bagagem com 7 volumes e 120 kilos. A um custo de US$ 545.00 (ou aproximadamente R$ 900,00) contratei um serviço que inlcuiu: coleta da carga em minha casa, paletização, armazenagem, documentação, liberação e frete internacional de Miami até o Porto do Rio de Janeiro. Serviço pago e executado. A partir da chegada do Navio no Porto do Rio de Janeiro é que os meus problemas começaram.… Read more »

1 2 3 8