Mudança de Nome nos Estados Unidos
Quando o brasileiro se torna cidadão americano, ele tem o direito de mudar o seu nome durante o processo de naturalização. Essa opção pode parecer atrativa, principalmente para quem quer ter um nome mais fácil de pronunciar em Inglês, e que deseja se integrar com mais facilidade na cultura americana. Por exemplo, uma pessoa chamada “João”, que é um nome extremamente difícil de ser pronunciado pelos americanos devido ao som nasal do “ão”, pode escolher o nome equivalente em Inglês, “John” que é bastante comum, evitando problemas de adaptação e integração.
Porém essa mudança deve ser feita com cuidado pois pode causar algumas complicações inesperadas. Por exemplo, após os ataques terroristas de 11 Setembro de 2001, as companhias aéreas requerem que o nome em sua passagem aérea seja idêntica ao seu documento de identificação. Assim sendo, se você comprar a sua passagem aérea no Brasil para viajar nos Estados Unidos e se sua passagem tiver o nome “João”, para continuar com o exemplo acima, mas o seu passaporte americano tiver o nome “John” você poderá ter problemas ao usar o seu passaporte americano para identificação, já que o nome no passaporte não irá bater exatamente com o nome na passagem.
Esse problema em geral pode ser evitado da seguinte forma. Se você for viajar entre os Estados Unidos e o Brasil, compre sua passagem com o nome idêntico ao que consta no passaporte americano, e use o passaporte americano para entrar nos Estados Unidos e como documento de identificação para viagens dentro dos Estados Unidos. Use o passaporte brasileiro somente para entrar no Brasil. Esse método parece funcionar sem problemas.
Porém é difícil prever quais outros problemas burocráticos você poderá encontrar pela frente quando o nome no passaporte americano for diferente do nome no passaporte brasileiro. Portanto essa decisão deve ser feita cuidadosamente para evitar maiores problemas.
A mesma situação se aplica para mulheres brasileiras que adotam o nome de família do marido americano ao se casar nos Estados Unidos e que não tenham o casamento registrado no Brasil. Neste caso, o sobrenome do passaporte americano pode ficar diferente do nome no passaporte brasileiro e os mesmos problemas podem ocorrer. O ideal seria ter as mudanças do nome de solteira efetuadas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, de forma que todos os seus documentos tenham o mesmo nome e sobrenome.

Olá,meus pais vivem nos estados unidos hà 3 anos,e eu pretendo ir morar com eles em breve.Meu nome é Alyadna (um nome pouco comum nos dois lado, creio) meus amigos americanos me chamam muito de “Ally”,pois meus pais me chamam assim.Mas nunca ouvi meu nome completo sendo pronunciado por um americano,ele teriam dificuldade?.Como seria essa pronuncia?seria igual a brasileira? “aliadina?”
Paula,
Não, não há dificuldade em pronunciar seu nome. A mudança de sobrenome pode ser feito perante casamento ou naturalização.
Olá !E quanto ao nome Paula eles tem alguma dificuldade para pronunciar ? pode mudar o sobrenome também ?
Will,
Você não perder a cidadania brasileira, veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-se-tornar-cidadao-americano/
Mas não sei informar sobre o processo de mudança de nome no Brasil.
me tornei um cidadao americano esta semana,,mudei de nome,tinha meu nome muito dificil e passei por traumas quando criancas.mantive o sobrenome de familia>mudei o primeiro,totalmente diferente..vou com isso perder minha cidadanioa brasileira ou posso mudar no brasil tambem?muiuto obrigado
Oi Will, Voce ja’ teve algum problema com a sua troca de nomes desque que publicou esse post? Tambem sou cidadao americano e queria trocar o meu nome de Luiz para Louie ou Louis mas tenho receio de que isso traria problemas ao viajar ao Brasil, pois o nome no passaporte brasileiro continuaria Luiz.
Guilherme,
É possível que te apelidem de Gui.
Sempre tive a preocupação de os amercicanos não saberem pronunciar meu nome por causa do GUI e do LH, então fico na duvida de como seria caso eu fosse morar nos EUA. Eles saberiam pronunciar ou eu teria que mudar? E qual nome combinaria com o meu?
Amanda,
Através do processo de naturalização.
Meu nome é Amanda e eu queria saber se além de trocar o nome eu poderia trocar meu sobrenome sem precisar se casar com ninguém tem como?
Meu nome é Beatriz como ficaria ?
Ricardo,
Seu nome seria o mesmo. Possivelmente lhe chamariam pelo apelido Rick.
Bem, meu nome é Ricardo. Será que teria que mudar também? E como seria meu nome? Tenho grandes planos para residir nos EUA e preciso ficar ciente dessa parte.
Felipe,
Se você se naturalizar sim. Isso pode ter vantagens, mas também traz desvantagens se você quiser manter sua cidadania brasileira e poder viajar de um país para o outro sem confusões.
Meu nome é Felipe e sei que meu nome seria Phillip mas eu posso mudar meu sobre nome támbem que é gomes da silva?
Isso é um prato cheio para quem apronta no Brasil e refugia-se nos EUA.
sera que terei que mudar meu nome
Mauricio
Eu quero muito saber como seria meu no em Inglês
Fernando, Também tenho a mesma dúvida (a resposta que recebi em um outro post neste site é ligar para o consulado… Qdo liguei para o consulado em Houston disseram que eu nao poderia sair do país!!) Mandei um email para o MRE e disseram que seria tudo ok, mas não senti muita firmeza – eles só falaram que você deve apresentar o passaporte correspondente ao país que você estiver entrando. O que pode ser feito – não sei se funcionaria – é ligar para a companhia aérea e explicar a situação. Diga que você tem o court order que mudou… Leia mais »
Olá,
Tenho dupla cidadania e mudei meu primeiro nome. Sei que posso ir ao Brasil usando o passaporte Brasileiro apenas para entrar no pais. Mas o problema que pode acontecer é nao poder comprovar para o agente da companhia aerea que posso entrar no pais (Brasil) legalmente. Se ele olhar no passaporte Brasileiro, ira ver que os nomes sao diferentes and provavelmente nao me deixara embarcar.
A unica solucao que vejo é renunciar a cidadania Brasileira e por fim tirar um visto de entrada.
Marina,
Não sei se é possível registrar com acento. Mesmo que seja a pronúncia continuará a mesma.