Para as pessoas que querem viver nos Estados Unidos de forma permanente, e querem ter a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana, a cidadania é a melhor opção.  O cidadão brasileiro pode obter a cidadania americana sem perder o direito de sua cidadania original como explicamos em detalhes no artigo “A Questão da Dupla Cidadania”.  Por isso muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos optam pela opção da dupla cidadania.

É importante destacar que a cidadania e o green card são duas coisas diferentes.  O green card lhe dá o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente, mas tem algumas restrições e desvantagens.  Por exemplo, se você quiser se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano você precisa notificar a imigração americana, e se não o fizer, corre o risco de perder o direito ao green card.  Com o green card você pode patrocinar familiares de primeiro grau como filhos ou irmãos para que eles obtenham o green card, mas o número de green cards concedidos dessa forma é limitado a uma certa quantia anual, e o processo pode ser muito demorado.  Veja o artigo “Como Obter um Green Card”.

Com a cidadania você pode entrar e sair do país quando quiser sem se preocupar com o tempo de ausência.  Além disso, você pode patrocinar o green card de familiares de primeiro grau através de um processo preferencial sem limites e demoras.  A cidadania também lhe oferece o direito de votar.

Com todas essas vantagens, a obtenção da cidadania é uma boa opção para quem tem uma ligação forte com os Estados Unidos e não quer correr qualquer risco de perder o direito de residir neste país.  A questão é como obter a cidadania.  Vamos lhe mostrar neste artigo exatamente o que você precisa.

Existem duas maneiras de você obter a cidadania americana.  Através de nascimento (em território americano, ou sendo filho de pais americanos mesmo se tiver nascido fora dos EUA), ou através da naturalização.  Nosso enforque neste artigo é o processo de naturalização que é o que se aplica à grande maioria dos cidadãos brasileiros.

Para se tornar cidadão através da naturalização você precisa passar por um processo administrativo que é governado pelo Ato de Imigração e Naturalização (Immigration and Naturalization Act, ou INA). Em termos gerais você só pode se tornar um cidadão americano naturalizado se tiver os seguintes requisitos:

  1. Ter pelo menos 18 anos de idade e ser portador da residência permanente (green card).
  2. Ter residido continuamente nos Estados Unidos, tendo sido admitido legalmente para residência permanente, por cinco anos precedentes à data de sua aplicação à naturalização.
  3. Após ter o status condicional da residência permanente removido, baseado no seu casamento com um(a) cidadão(ã) americano(a), ter residido nos Estados Unidos por um ano depois da data de remoção do status condicional.
  4. Ter residido continuamente nos Estados Unidos todo o tempo desde o início da aplicação até a data de admissão para cidadania.
  5. Ter sido e ainda ser uma pessoa de bom caráter moral durante todos os períodos mencionados acima.
  6. Não ter sido deportado ou ter um processo de deportação pendente.
  7. Ter a habilidade de ler, escrever, falar e entender palavras e frases simples em inglês.
  8. Ter conhecimento fundamental da história e do governo americano.
  9. Respeitar e apoiar os princípios da Constituição Americana e jurar fidelidade aos Estados Unidos.

Para manter a presença contínua nos Estados Unidos referido no segundo item acima, você não pode se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano sem autorização da imigração americana (USCIS).

Você será considerado uma pessoa sem “bom caráter moral”, mencionado no quinto item acima, se tiver cometido:  assassinato, delito grave, algum crime de torpeza moral, ou crime de posse de entorpecentes; ter dado testemunha falsa para obter benefícios de imigração; ter cometido adultério; ter se envolvido com prostituição; ter sido indiciado com violência doméstica; não ter se registrado para o serviço militar entre as idades de 18 a 25 anos.  A imigração está prestando atenção também a ofensas do trânsito, como dirigir sob influência de álcool ou drogas.  Essa não é uma lista completa.  Se você tiver dúvidas quanto ao impacto de qualquer envolvimento com a polícia, procure um advogado de imigração.

Para fazer a aplicação para a cidadania você precisa preencher o formulário N-400 e pagar uma taxa de $595.  Além disso, terá fazer um teste de conhecimento da língua inglesa; um teste sobre a história americana; e um teste sobre o governo americano.

Deixe um comentário

1103 Comentários em "Como se Tornar Cidadão Americano"

avatar

Vitor
Visitante
Vitor
9 dias 6 horas atrás

Olá, bom, gostaria de sair do Brasil, para morar, e trabalhar nos Estados Unidos, porém, ouvi dizer que preciso me casar para morar legalmente lá, como funcionaria, este processo, para eu ir, e morar legalmente lá, preciso me casar?

Fernanda
Visitante
Fernanda
9 dias 8 horas atrás

Olá,

Minha avó tem green card, gostaria de saber se minha mãe pode adquirir dela e assim subsequentemente eu também.

joana
Visitante
joana
27 dias 6 horas atrás

Olá, gostaria de saber sobre a saúde e educação pública no país.
No texas por exemplo.

Renato Medeiros
Visitante
Renato Medeiros
28 dias 21 horas atrás
Eu tenho 27 anos, não tenho ensino superior, meu inglês é fraco(estou melhorando aos poucos) e não tenho nenhum parente nem amigos no EUA, que possam por exemplo me dar garantia fe trabalho. Moro com uma brasileira, mas não somos casados oficialmente. Minhas dúvidas são: por mínima q seja, existe chances de viver de forma legal lá? O fato de eu não ter ensino superior seria um agravante para conseguir ir? E também o fato de não ser casado oficialmente prejudica para minha parceira conseguir também ir? No momento não penso tanto no green card, mas em um visto de… Read more »
Natas
Visitante
Natas
1 mês 8 dias atrás

Eu queria saber sobre o processo, queria uma orientação de como levo meu carro para outro país, de la pra cá, daqui pra lá? no caso EUA grato

Natas
Visitante
Natas
1 mês 9 dias atrás

Como faço para guardar o meu carro numa garagem de uma amerericana?

Joao vitor
Visitante
Joao vitor
1 mês 12 dias atrás

Tenho dupla cidadania mas só agora a mais de 12 anos depois, resolvi tentar engresar na carreira militar, lá nos Estados Unidos. Gostaria de orientação do que fazer de como proceder pra seguir carreira no exército de lá to com 30 anos? Obrigado!

Emanuel
Visitante
Emanuel
1 mês 14 dias atrás

olá,
Gostaria de saber como contatar especificamente um advogado de imigração? por onde tentar? muito obrigado

João Vitor
Visitante
João Vitor
1 mês 14 dias atrás

olá quero saber, como faço para me alistar nas forças armadas americanas?

Ar†hur
Visitante
Ar†hur
1 mês 19 dias atrás

Perdi meu passaporte que fazerr? Como fazer outro aqui em brazil ?

Demétrius
Visitante
Demétrius
1 mês 24 dias atrás

Parabéns pela criação do site!
Uma dúvida que não consegui resposta até agora! kkkk
Sou filho de pais brasileiros, mas meus pais se separaram logo no meu nascimento. Tenho um amigo da minha família que considero como pai, pois me criou. Ele é brasileiro com cidadania americana. Tenho 25 anos e ele deu a sugestão de me registrar, ou seja virar meu pai oficialmente. Isso me daria direito a aplicar para o green card??

agradeço

1 2 3 55
wpDiscuz