Estudar

Estudar nos EUA. Por Onde Começar?

Muitas pessoas têm o desejo de estudar no exterior, especialmente nos EUA. Muitas delas não têm a mínima idéia por onde começar. Muitas vezes é difícil encontrar informações precisas sobre o assunto. Muitos ainda reclamam disso, mesmo na era Google e Wikipédia.

Se esse é o seu caso não se preocupe, o processo não é tão complicado quando parece. Planejamento é a chave do sucesso. A primeira coisa importante, na minha opinião, é saber o motivo pelo qual você deseja estudar no exterior. Mesmo que deseje retornar ao Brasil ou ficar após o término do curso não vale a pena desperdiçar tempo e dinheiro em qualquer curso ou em qualquer faculdade. Dedique tempo e dinheiro em algo que realmente pretenda usar.

Uma vez estabelecido este objetivo é hora de decidir o curso. Alguns já começam procurando uma boa faculdade e depois pesquisam os cursos disponíveis. Um rapaz me disse outro dia: “Não importa o curso que eu esteja fazendo contanto que seja em Harvard”. E ainda disse “Harvard” com a boca cheia e um sotaque meio Inglês. É imaturo pensar que qualquer um pode ir à Harvard e também pensar que a escola é o único fator do sucesso. Muitos caem do cavalo! Outra pessoa me consultando pelo msn disse que estava “pensando em ajuntar algum dinheiro” e que achava que nas faculdades públicas americanas ninguém pagava um dólar sequer, nem mesmo americanos. Diferentemente do Brasil, aqui todos têm que pagar ao menos que você seja um atleta promissor.

Escolher o curso antes é muito importante.  Afinal, após o término do curso é nessa área que você vai passar a maior parte do tempo. Faça um teste vocacional se preciso e não tenha medo de fazer algo completamente diferente do que tem feito mesmo que já tenha uma certa idade. Nunca é tarde pra mudar. Decidido o curso, graduação, pós-graduação, mestrado, etc…agora sim está na hora de procurar as escolas. O Google pode ajudar nisso.

Escolha 2 ou três escolas que cabem no seu bolso. Pesquise bastante sobre elas, leia artigos que falem sobre os cursos, as cidades onde estão localizadas, população, transporte público, custo de vida, índice de crime, preços dos aluguéis, vida cultural, preço do curso(muito importante!), etc. Estudar nos EUA não é algo barato. Alguns já querem conseguir uma bolsa 100%. É fácil conseguir uma bolsa 100% no Brasil? Se já é difícil no Brasil, no exterior ainda mais. Principalmente pelo fato de que as escolas, segundo as leis americanas, precisam incentivar primeiro seus próprios residentes e depois os estrangeiros. Consegue-se bolsa parcial sim, mas é melhor não contar com isso no momento. Seja realista, pense na pior situação. Também, os estudantes brasileiros não se qualificam para receber o Financial Aid – o financiamento do curso pelo governo disponível somente aos que residem legalmente no país.

Depois de escolhida a escola, procure no site da mesma quais os requisitos para estudantes internacionais. Agora é a hora de começar a fazer uma lista das coisas que você precisa fazer para alcançar seu objetivo. A escola exige, por exemplo, certificado do TOEFL com mínimo de 80 pontos, cópias juramentadas dos diplomas de ensino fundamental, médio, faculdade, etc…O que você não souber o que é, corra atrás para descobrir.

Faça sua lista em uma ordem cronológica. Por exemplo, não adianta você já ir fazendo cópias da documentação se ainda não conseguiu o certificado do TOEFL. Talvez precise frequentar um curso de inglês por um tempo antes de fazer o exame. Talvez não passe e tenha que fazer novamente. Portanto, faça sua lista em ordem de pré-requisito. O quê vem antes do quê, qual o próximo passo lógico e o que pode ser feito paralelamente, ou seja, ao mesmo tempo. A compra da passagem aérea por exemplo, é uma das últimas coisas da lista. Cheque com a lista de requisitos da faculdade pra ver se você não esqueceu de nada. Estabeleça prazos para o cumprimento de cada ítem e veja no final quantos meses serão necessários. Não desanime se perceber que tem um longo caminho pela frente. No final, vai compensar.

A minha lista era grande. Eu me lembro que uma das exigências da minha escola era a comprovação, por meio de extratos bancários e declarações do Banco, que eu possuía o dinheiro necessário para a faculdade e o sustento para o primeiro ano. Isso se deve ao fato de que, somente após o primeiro ano de estudo, o estudante internacional pode trabalhar legalmente para se manter nos EUA. Na época, eu não possuía a quantia necessária. Por isso fiz ajustes e um plano para economizar. Avaliei quantos meses seriam necessários para cumprir essa meta. Foram necessários 2,5 anos para que eu ajuntasse a quantia às custas de muitas horas extras de trabalho. Paralelamente eu frequentei um curso preparatório para o TOEFL, GRE, fiz os exames, procurei hospedagem, pesquisei tudo que podia na internet e fui me comunicando com os representantes da faculdade. Quando cheguei em Orlando, pouca coisa era surpresa.

Completamente instalado era só esperar o primeiro dia de aula. Me senti como me sentia quando era criança, nervoso e ansioso, não tendo a mínima idéia do que iria acontecer. Algumas derrapadas com a língua inglesa, mas de resto correu tudo bem. Após um tempo de adaptação tudo fica muito parecido com o Brasil. Assistir às aulas, fazer os trabalhos, pesquisas, lições, leituras, etc. De vez em quando um tempo livre para conhecer a cidade, ir ao cinema, passear nos parques. Próxima etapa, arrumar um trabalho.

Viver e estudar no exterior é muito recompensador. Envolve muito planejamento, pesquisa  e preparação mas, isso não deve ser motivo de desânimo. Pode-se derivar muito prazer mesmo na época da preparação onde você fecha os olhos e se imagina vivendo e estudando nos EUA. Um dia você acorda e percebe que com trabalho diligente seu sonho se tornou realidade.

Renato Alves

Renato Silveiro Alves é natural de São Paulo(SP), Brasil. Formou-se em Construções Civis pela Fatec-UNESP e Matemática pela Universidade Oswaldo Cruz. Encerrou a carreira de professor de matemática na Escola Carandá em São Paulo em Dezembro de 2009 e no mesmo ano embarcou para Orlando, Flórida (EUA) para iniciar o curso de Arquitetura de Interiores na faculdade americana IADT – International Academy of Design and Technology.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

274 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
14 anos atrás

Renato,
Vi pelos seus comentários que você disse que quem faz faculdade nos EUA tem grande chance de conseguir emprego e depois se estabelecer.
Então, eu sempre quis fazer engenharia civil, desde pequeno, e agora estou querendo para os EUA cursar. Já falei sobre os custos com meus pais, e eles têm condições de pagar.
Mas você acha que eu tenho uma alta chance de conseguir um bom emprego como engenheiro civil depois da faculdade? Ou eu deveria escolher outro curso?
Minha intenção é de morar definitivamente nos EUA, mesmo depois da faculdade.

suellen carla de almeida
suellen carla de almeida
14 anos atrás

Oi Renato, tenho uma curiosidade! Sou estudante do último ano de Tecnologia em Saneamento Ambiental na UNICAMP, e quando eu terminar pretendo ir para os EUA trabalhar como Au Pair para obter fluência no inglês e fazer uma especialização. Quero me especializar em Environmental Management em uma universidade americana. Você sabe quanto custa, mais ou menos, uma especialização nas universidades aí? Eu pretendo pagar com o dinheiro de Au Pair, mas não faço idéia se isso seria possível, pelo custo do curso. As meninas rebem por volta de 800 dólares por mês cuidadando das crianças. Será que com isso consigo… Leia mais »

wellington'
wellington'
14 anos atrás

correção:wel.lyngton16@hotmail.com

wellington'
wellington'
14 anos atrás

olá Renato,
gostei muito do seu texto ele muito esclarecedor,
principalmente pra quem quer cursar uma faculdade nos EUA.
eu gostaria que você me adicionace no msn:
wel.lyngtotn16@hotmail.com

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Correção no meu comentário.
Visto F1 e não J1, desculpe;

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Renato, ola; Gostaria de sua ajuda em, se possivel, confirmar o meu entendimento sobre alguns temas. Explicando, minha filha iniciou um intercambio numa Universidade do Texas, em agosto de 2010. No fim de 2010 ela recebeu algumas propostas de bolsa de estudos em Universidades e partimos agora em produzir documentos necessários e mudança de visto para estudante. Com o visto J1 ela poderá tirar carteira de motorista, comprar carro e contratar seguro para o mesmo, como também até para comprar um celular pos pago..? pois nada disso foi possivel, de uma forma legal com o Visto de Intercambio. Esta correta… Leia mais »

Victoria
Victoria
14 anos atrás

Olá Renato, Eu estou me aplicando para diversas universidades nos EUA para o fall 2011 para fazer undergrad de business, mais especificamente finance. Eu queria saber se depois de formada se eu estiver entre os melhores da minha turma terei chances realistas de conseguir um emprego em uma empresa no Eua, sendo que eu terei que gastar meu opt para fazer os internships e ganhar experiência. Você que está aí deve saber o que já devo correr atrás desde já para consseguir aumentar minhas chances e também queria que você pudesse me esclarecer a respeito do visto f1, eu posso… Leia mais »

Jayne Lia
Jayne Lia
14 anos atrás

Olá Renato!
Nossa, adorei tudo o que você escreveu.
Também quero muito estudar nos Eua mas ainda tenho algumas dúvidas e quero muito a sua ajuda.
Por favor me add no e-mail.
Abraço.

Alan
Alan
14 anos atrás

Gostaria de uma boa escola em conta em Miami. poderia me ajudar?

Lua
Lua
14 anos atrás

Olá Renato! Gostei muito do seu texto.Ele serviu para tirar muitas dúvidas que eu tinha. O meu interesse em estudar no exterior surgiu a pouco tempo, e nesse caso, acho que você já sabe como é…um milhão de perguntas a fazer rsrsrsrs a cabeça cheia de informações e um pouco de dificuldade em organizá-las. Ainda estou na faculdade, e meu interesse no exterior (EUA) é a pós-graduação. Se não for pedir demais, gostaria de saber se você pode me adicionar no seu msn. Assim trocamos mais informações (na verdade receberei mais informações suas, do que você as minhas rsrsrsrs), afinal… Leia mais »

juulia
juulia
14 anos atrás

ooi Renato!
esse assunto me interessa muito também.. e gostaria de saber se estudando lá teria como arranjar um emprego e a empresa ajudar a fornecer o green card..
se possivel me manda email ou me adicione msn (acho que dá pra ver aí né)
porque quero mt estudar lá e trabalhar também, mas não entendo nada dessas coisas. Desde já agradeço!

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Lucas,

Você não pode trabalhar nos EUA legalmente sem ter um green card ou um visto de trabalho. Veja mais informações aqui sobre esses dois assuntos:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/

lucas alvares
14 anos atrás

olha ñ tenho tanta certesa se eu vo estudar nos Estado Unidos,mais supondo que ñ como eu faria para morra la….e trabalha la, so que depois que eu termina minha faculdade.falando em faculdade tendo uma faculdade a qui no Brasil tem posilibilidades de ganha bem nos Estado Unidos

274
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x