O programa de bolsas de estudos em universidades americanas, através de parceria do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU) e o Institute of International Education (IIE) está aberto para inscrições. O programa oferece bolsas todo ano para brasileiros(as) concluintes do ensino médio, e que moram no Brasil. A bolsa cobre uma parcela do custo anual da universidade (“tuition”), geralmente de 50%, mas pode chegar a mais.

O processo é baseado em meritocracia. São avaliados ítens como notas acadêmicas, atividades extra-curriculares, redações, entrevistas e referências pessoais, além de provas padronizadas (basicamente o TOEFL, o SAT reasoning & SAT subject).

Não há qualquer exigência de contra-partida, no sentido de ter que fazer qualquer tipo de trabalho ou atividade, nem de pagar qualquer comissionamento. Os candidatos são responsáveis pelas taxas dos testes padronizados e, sendo agraciados com a bolsa, são responsáveis por parte do “tuition”, pelos gastos de viagem e pelos gastos pessoais. O processo seletivo corre na matriz do IBEU, no Rio de Janeiro, mas os candidatos somente precisam ir até lá para uma entrevista ao final do processo.

O processo seletivo para iniciar a universidade em Agosto/Setembro de 2016 já está aberto. Os interessados têm até 1 de Junho de 2015 para se inscreverem, sendo que precisam fazer as provas padronizadas até Maio para concluírem a inscrição. Para este ciclo, são elegíveis os alunos que estejam concluindo o ensino médio em 2015.

Veja mais informações aqui: http://portal.ibeu.org.br/2015/03/ibeu-iie-abre-inscricoes-em-1o-de-abril/

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz