Estudar nos EUA. Por Onde Começar?
Muitas pessoas têm o desejo de estudar no exterior, especialmente nos EUA. Muitas delas não têm a mínima idéia por onde começar. Muitas vezes é difícil encontrar informações precisas sobre o assunto. Muitos ainda reclamam disso, mesmo na era Google e Wikipédia.
Se esse é o seu caso não se preocupe, o processo não é tão complicado quando parece. Planejamento é a chave do sucesso. A primeira coisa importante, na minha opinião, é saber o motivo pelo qual você deseja estudar no exterior. Mesmo que deseje retornar ao Brasil ou ficar após o término do curso não vale a pena desperdiçar tempo e dinheiro em qualquer curso ou em qualquer faculdade. Dedique tempo e dinheiro em algo que realmente pretenda usar.
Uma vez estabelecido este objetivo é hora de decidir o curso. Alguns já começam procurando uma boa faculdade e depois pesquisam os cursos disponíveis. Um rapaz me disse outro dia: “Não importa o curso que eu esteja fazendo contanto que seja em Harvard”. E ainda disse “Harvard” com a boca cheia e um sotaque meio Inglês. É imaturo pensar que qualquer um pode ir à Harvard e também pensar que a escola é o único fator do sucesso. Muitos caem do cavalo! Outra pessoa me consultando pelo msn disse que estava “pensando em ajuntar algum dinheiro” e que achava que nas faculdades públicas americanas ninguém pagava um dólar sequer, nem mesmo americanos. Diferentemente do Brasil, aqui todos têm que pagar ao menos que você seja um atleta promissor.
Escolher o curso antes é muito importante. Afinal, após o término do curso é nessa área que você vai passar a maior parte do tempo. Faça um teste vocacional se preciso e não tenha medo de fazer algo completamente diferente do que tem feito mesmo que já tenha uma certa idade. Nunca é tarde pra mudar. Decidido o curso, graduação, pós-graduação, mestrado, etc…agora sim está na hora de procurar as escolas. O Google pode ajudar nisso.
Escolha 2 ou três escolas que cabem no seu bolso. Pesquise bastante sobre elas, leia artigos que falem sobre os cursos, as cidades onde estão localizadas, população, transporte público, custo de vida, índice de crime, preços dos aluguéis, vida cultural, preço do curso(muito importante!), etc. Estudar nos EUA não é algo barato. Alguns já querem conseguir uma bolsa 100%. É fácil conseguir uma bolsa 100% no Brasil? Se já é difícil no Brasil, no exterior ainda mais. Principalmente pelo fato de que as escolas, segundo as leis americanas, precisam incentivar primeiro seus próprios residentes e depois os estrangeiros. Consegue-se bolsa parcial sim, mas é melhor não contar com isso no momento. Seja realista, pense na pior situação. Também, os estudantes brasileiros não se qualificam para receber o Financial Aid – o financiamento do curso pelo governo disponível somente aos que residem legalmente no país.
Depois de escolhida a escola, procure no site da mesma quais os requisitos para estudantes internacionais. Agora é a hora de começar a fazer uma lista das coisas que você precisa fazer para alcançar seu objetivo. A escola exige, por exemplo, certificado do TOEFL com mínimo de 80 pontos, cópias juramentadas dos diplomas de ensino fundamental, médio, faculdade, etc…O que você não souber o que é, corra atrás para descobrir.
Faça sua lista em uma ordem cronológica. Por exemplo, não adianta você já ir fazendo cópias da documentação se ainda não conseguiu o certificado do TOEFL. Talvez precise frequentar um curso de inglês por um tempo antes de fazer o exame. Talvez não passe e tenha que fazer novamente. Portanto, faça sua lista em ordem de pré-requisito. O quê vem antes do quê, qual o próximo passo lógico e o que pode ser feito paralelamente, ou seja, ao mesmo tempo. A compra da passagem aérea por exemplo, é uma das últimas coisas da lista. Cheque com a lista de requisitos da faculdade pra ver se você não esqueceu de nada. Estabeleça prazos para o cumprimento de cada ítem e veja no final quantos meses serão necessários. Não desanime se perceber que tem um longo caminho pela frente. No final, vai compensar.
A minha lista era grande. Eu me lembro que uma das exigências da minha escola era a comprovação, por meio de extratos bancários e declarações do Banco, que eu possuía o dinheiro necessário para a faculdade e o sustento para o primeiro ano. Isso se deve ao fato de que, somente após o primeiro ano de estudo, o estudante internacional pode trabalhar legalmente para se manter nos EUA. Na época, eu não possuía a quantia necessária. Por isso fiz ajustes e um plano para economizar. Avaliei quantos meses seriam necessários para cumprir essa meta. Foram necessários 2,5 anos para que eu ajuntasse a quantia às custas de muitas horas extras de trabalho. Paralelamente eu frequentei um curso preparatório para o TOEFL, GRE, fiz os exames, procurei hospedagem, pesquisei tudo que podia na internet e fui me comunicando com os representantes da faculdade. Quando cheguei em Orlando, pouca coisa era surpresa.
Completamente instalado era só esperar o primeiro dia de aula. Me senti como me sentia quando era criança, nervoso e ansioso, não tendo a mínima idéia do que iria acontecer. Algumas derrapadas com a língua inglesa, mas de resto correu tudo bem. Após um tempo de adaptação tudo fica muito parecido com o Brasil. Assistir às aulas, fazer os trabalhos, pesquisas, lições, leituras, etc. De vez em quando um tempo livre para conhecer a cidade, ir ao cinema, passear nos parques. Próxima etapa, arrumar um trabalho.
Viver e estudar no exterior é muito recompensador. Envolve muito planejamento, pesquisa e preparação mas, isso não deve ser motivo de desânimo. Pode-se derivar muito prazer mesmo na época da preparação onde você fecha os olhos e se imagina vivendo e estudando nos EUA. Um dia você acorda e percebe que com trabalho diligente seu sonho se tornou realidade.

Ana Paula,
Creio que a maioria das universidades aceitaria a conclusão do curso médio brasileiro, mas é bom checar os critérios de admissão diretamente com a universidade na qual você está interessada.
Eduarda,
Sua melhor opção é entrar em contato direto com a UCLA.
Ola
preciso de ajuda!!!
descobri recentemente que gostaria de estudar nos EUA, entao aconselharam-me a estudar o ultimo ano do liceu numa escola Americana porem quanto tomei esta decisão ja era tarde para o fazer… estou no 12 ano e apos conversar com os meus pais eles concordaram em eu repetir o ultimo ano do liceu nos EUA.
Queria saber se quando candidatar-me a uma universidade nos EUA o meu curriculo Portugues sera tbm avaliado…
Olá Renato, boa tarde!
O diploma de ensino médio brasileiro é valido nos Estados Unidos?
Eu adquiri uma bolsa de estudos no Canada mas por lá é necessário fazer um ano a mais de High School, o que não estava em meus planos.
Olá Renato, eu tenho 16 anos vou terminar o ensino médio ano que vem em 2016 faço curso de inglês e também término ele ano que vem e eu queria fazer graduação em artes cênicas em los Angeles especificamente na UCLA dei uma pesquisada de como é só que acho que não consegui informações suficiente tem como vc me ajudar?
Ola Renato S. Alves
Já estou nos EUA,e não quero voltar para o Brasil.Não quero continuar na minha profissão,quero see instrumentadora de medicina.Detalhe,meu visto expira em outubro e não vou ter aonde morar.
Ou a solução é voltar e começar tudo do zero.
Lucas,
Estudar inglês e fazer pós-graduação é possível. Ficar para sempre é bem mais difícil, pois para fazer isso legalmente você precisaria do green card. Veja aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
Votação pode ser feita no consulado brasileiro.
Olá. Eu sou estudante de ciências biológicas, e daqui alguns anos eu quero ir a uma agência de intercâmbio para estudar inglês nos EUA e depois ficar para sempre lá, é possível? Quando estiver terminando o meu intercâmbio, eu penso em me inscrever numa universidade americana para fazer pós-graduação, é possível? O que os brasileiros fazem na época de eleiçao quando moram nos eua?
Manoella,
Não, não existe limite de idade para quem que estudar.
Olá
Tenho 20 anos e queria saber se estou velha demais pra me aplicar a uma faculdade fora do brasil. Sei que demoraria mais ou menos 1ou 2 anos estudando para entrar… Obrigada
Oi, boa tarde!
Sou arquiteta e pretendo fazer mestrado voltado para arquitetura de interiores no exterior. Os EUA é uma opção de destino. Você teria como me orientar os melhores cursos ou faculdades para eu me aprofundar nas pesquisas? Estou um pouco perdida quando procuro no google, tanto de qualidade, preços… obrigada!!!
Ola Renato, boa tarde,
Gostaria de saber se você chegou a fazer o processo de validaçao do diploma pela NCARB. Se realmente é necessario faze-lo para atuar como arquiteto nos USA, na Florida mais especificamente.
Desde ja, obrigada.
Abs.
Priscila,
Não tenho recomendação, mas a University of Central Florida oferece enfermagem. Veja aqui: http://www.nursing.ucf.edu/
Bom dia!
Sou estudante de enfermagem da PUC, gostaria muito de estudar em Orlando, poderia me ajudar com dicas em qual Universidade estudar ?
Ana Carolina,
Para obter o visto você precisa comprovar que tem meios financeiros para sustentar os seus estudos. Creio que a estadia na casa de parentes pode ser usado como parte da comprovação.
Olá .
A minha dúvida é a seguinte , eu perdendo estudar fora – em Miami – e eu irei ficar em casa de parentes e estudando na universidade ; mesmo assim eu tenho que comprovar que tenho o dinheiro para a minha moradia ? É realmente necessário comprava que meus pais no caso teriam como pagar as mensalidades ? E uma curiosidade , se caso os pais do aluno não tenha conta bancária a algum outro meio de comprovação ?
Danielle,
Não temos essa informação específica. É recomendável consultar com pessoas locais.
oi Renato tudo bem? tenho várias perguntas, mais a em especial é sobre escolas em aqui em geral.então…tenho duas filhas, uma de 14 e outra de 13, viemos morar aqui a pouco tempo, e ainda não conhecemos muita gente, as meninas ainda não começaram na escola, a minha dúvida é se as escolas em em windermere, winter Garden, kissimmee e outras regiões tem diferenças no ensino,como são as pessoas que frequentam e etc…tenho muitas dúvidas e gostei do seu blog…aguardo sua resposta….obrigado
Danielle
Jessica,
Várias questões aqui. Ser proprietário de um imóvel por si próprio não constitui residência. Para ser residente de um estado geralmente você tem que residir no estado por pelo menos 6 meses por ano. Não entendi a sua pergunta sobre não querer morar com seu pai. Financial Aid vai depender muito de seu caso específico. É recomendável que você entre em contato com a universidade na qual você está interessada e pergunte sobre que tipo de ajuda financeira eles oferecem e quais os procedimentos e qualificações necessárias.
Oi Renato tudo bem? Meu caso é um pouco diferente, morei nos Eua até os meus 13 anos, fiz ensino médio no Brasil, falo inglês fluente e estou atualmente cursando o 4 periodo arquitetura e urbanismo no Brasil. Eu queria fazer justamente esse curso de Arquitetura de Interiores em uma faculdade americana. Minha mãe possui um imóvel no nome dela no EUA,isso pode significar que sou residente? Visitei meu pai que mora no EUA há dois anos e meio e fiz uma carteira de identidade da Florida para tentar fazer minha carteira de motorista, mas não pretendo morar com ele,… Leia mais »