As escolas públicas americanas são financiadas pelos estados, e os estudantes residentes de cada estado pagam uma mensalidade escolar bem mais baixa do que os estudantes que não são residentes.  A pergunta é o que acontece com imigrantes que residem no estado, mas não possuem a documentação legal.   Neste verão, três estados irão implementar leis que permitem com que estudantes indocumentados paguem a mesma mensalidade mais baixa desfrutada por outros residentes.

Por outro lado cinco estado têm leis que proíbem imigrantes ilegais de desfrutar da mensalidade mais baixa.

Essa questão está muito dividida entre os americanos.  Portanto, no passado, os estados que tentaram passar leis clarificando sua posição quanto a essa questão tiveram dificuldades.  Porém, este ano vivenciou várias atividades nesta área que continua sendo cheia de controvérsias.  No estado de Connecticut, por exemplo, o governador disse que irá assinar a lei que permite imigrantes indocumentados pagar uma mensalidade mais baixa, mas os congressistas deste estado debateram por nove horas até chegar a uma conclusão sobre o assunto. 

Grupos que defendem os direitos dos imigrantes argumentam que as mensalidades mais baixas facilitariam a maior inclusão dos mais de 65.000 estudantes indocumentados que se formam nas escolas secundárias americanas a cada ano, melhorando a expectativa econômica desses imigrantes.  A diferença do que é pago por residentes e não-residentes é grande o suficiente para afastar estudantes que simplesmente não teriam condições de pagar as taxas mais altas.  Por exemplo, na University of Maryland, os residentes no ano passado pagaram $8.416, enquanto que os não-residentes pagaram $24.831.

Planos de leis que dariam documentação legal aos imigrantes que seguem uma carreira universitária ou ingressam em uma unidade militar foram introduzidas anteriormente no congresso federal várias vezes, mas nunca passaram.  O presidente Obama disse que assinaria tal lei.

Enquanto uma política imigratória não se torna prioridade no plano federal, os imigrantes indocumentados continuam tendo que lidar com as variadas leis que afetam o seu bem estar e que são bastante divergentes de estado para estado.

Deixe um comentário

9 Comentários em "Estados Americanos Discordam Sobre Estudantes Indocumentados"

avatar
Keith
Visitante

Onde pesquiso sobre as leis de cada Estado nos EUA, sobre escolas para imigrantes

Amanda
Visitante

Estou com uma dúvida para uma pesquisa que estou fazendo, e não consegui achar nada de concreto para inserir neste tópico. É um case especifico: imigrantes ilegais brasileiros nos EUA podem estudar um Curso Superior? (Leia-se por ilegais: com visto de turista vencido há pelo menos 10 anos).
Preciso desta resposta para a pesquisa com uma orientação de onde encontrar essa regulamentação.

Obrigada,

Fico no aguardo de quem puder me ajudar!!! Tanks

bela
Visitante

Olá,

Gostaria de saber se crianças ilegais podem estudar em escola públicas no EUa. Especificamente de New Jersey? Crianças que não possuem o green card, e etão vivendo ileglmente nos EUA em idade pré-escolar podem ou não estudar?

Ana
Visitante

Olá, gostaria de saber da lei para estudantes em nasvhvilly .

Michelli
Visitante

Hi! Gostaria de saber se essa questao e somente para alunos universitarios ou de qualquer faixa de idade, como high school ou ate mesmo o elementary school? Grata

wpDiscuz