Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos
Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos. Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente. A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado. Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.
A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais. Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.
Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem. Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card. Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”, iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.
Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores. Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.
Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:
E-1 Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-2 Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-3 Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália
H-1B Este é o visto mais comum e mais usado. Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações. Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.
H-2A Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.
H-2B Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.
H-3 Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.
I Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional
L-1A Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos
L-1B Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado
O-1 Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV
O-2 Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1
P-1A Para atletas de renome internacional
P-1B Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional
P-2 Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco
P-3 Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original
Q-1 Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem
R-1 Para trabalhadores religiosos
TN Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA
Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos. Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B. Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.
O Visto H-1B
Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:
- Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
- O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
- O empregador geralmente requer o diploma para contratação
- A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.
Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:
- Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
- Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
- Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma
Sub-Classificação H-1B2
Para obter este tipo de visto você precisa:
- Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
- Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
- Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano
Sub-Classificação H-1B3
Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.
Período de Duração do Visto H-1B
O visto H-1B pode durar até três anos. Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.
Limitação de Vistos H-1B Emitidos
Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.
Familiares dos Portadores do Visto H-1B
As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4. Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.
Lorena,
Sim, você pode trocar de visto nos EUA.
Olá, obrigada pela resposta anterior. Nos EUA, existe a possibilidade de trocar o visto uma vez que você já entrou no país ou é necessário retornar ao brasil e fazer um novo pedido de um visto diferente por aqui? Imagino que seja mais fácil encontrar uma empresa disposta a me patrocinar estando lá, para que eu possa passar por eventuais entrevistas técnicas, comuns na área de desenvolvimento de software. Assim, gostaria de saber se eu poderia, por exemplo, chegar ao país como dependente e procurar lá um patrocinador, e só então dar entrada num processo de troca de vistos, para… Leia mais »
Lorena,
Existe boa demanda na área de tecnologia, mas depende de sua especialização. Para conseguir um visto de trabalho você teria que encontrar um empregador que concordasse em lhe patrocinar e conseguisse provar que não há americanos com as suas capacidades disponíveis no mercado.
Você não poderia trabalhar como dependente de portador de visto de estudante.
Bom dia, Meu namorado é inglês e vai fazer um PhD nos EUA. Quero ir junto mas não gostaria de me casar apenas para conseguir um visto. Me formo em julho em Ciência da Computação e desenvolvo aplicações para iPhone. Vi no http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/empregos/ que há várias ofertas de emprego nessa área. É correto afirmar que há uma demanda maior que a oferta de funcionários americanos na área de tecnologia? Seria difícil conseguir um visto de trabalho nessa área tendo apenas o bacharelado? E, em último caso, caso a opção acima não seja possível, se eu me casasse com ele e… Leia mais »
Juliana,
Você pode pesquisar oportunidades de trabalho aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/empregos/
Olá,
Gostaria de me informar das possibilidades de trabalho nos EUA. Sou recém-formada em administração de empresas e falo inglês. Não preciso atuar necessariamente na área. Qual seria o melhor caminho de buscar essas vagas? O aluguel é muito caro?
Muito Obrigada!
Liliane,
Primeiro você teria que se encaixar em uma das situações listadas no artigo para obter o visto de trabalho. Com o inglês fraco sinceramente acho difícil.
William,
Você só pode trabalhar no campus da escola ou por tempo parcial em uma área relacionada aos seus estudos.
Olá,
Sou formada em Turismo e em Psicologia, mas atuo na Psicologia. Em 2001 morei 7 meses em Londres e retornei antes de vencer o visto. Quais minhas chances de morar e trabalhar legalmente nos EUA sendo meu inglês fraco?
Obrigada,
Ola meu nome é william tenho 16 anos e estou indo para os estados unidos ano que vem para estudar.Sera que existe um visto que me permita trabalhar estudar ao mesmo tempo.E tenho uma proposta para ser modelo e ator em los angeles sera que eu consiguiria um visto especial?
Carlos,
Primeiro, para obter o visto de trabalho seu empregador teria que provar que não consegue encontrar nenhum Americano disponível que possa exercer as funções de veterinário ou engenheiro agrônomo para a vaga que lhe seria oferecida. Acho muito improvável.
Você pode dar entrada no green card no consulado americano no Brasil. Você talvez tenha que registrar o casamento com o consulado – entre em contato com eles para obter os detalhes sobre o que é necessário. O tempo varia, mas para casamento com cidadã americana é uma questão de meses.
A tenho uma duvida com relação ao green card, se eu me casar com ela aqui no brasil o casamento tambem é valido nos estados unidos ? Se me casar com ela aqui no brasil onde eu poderia dar entrada para a obtenção do green card e pra revalidação do casamento? Ou no caso casou aqui no brasil automaticamente estar casado lá tambem ? E quanto tempo demora pra obtenção do green card ? Se me casar-se aqui em manaus eu daria entrada na documentação na embaixada ou consulado ? como seria essa tramitação de documentação pra revalidação e obtenção… Leia mais »
Obrigado pela informação…nem como veterinario eu poderia conseguir um visto de trabalho ? Tenho formação academica em veterinaria no brasil, nem como veterinario poderia conseguir? E como engenheiro agronomo poderia conseguir um visto de trabalho ?
Aguardo resposta…agora com relação a experiencia profissional isso tenho de sobra tanto na area de agronomia como na de veterinaria…poderia apresentar isso se forçe o caso.
Carlos,
Sinceramente acho que seria difícil você conseguir um visto de trabalho, pois o seu caso não parece se encaixar em nenhuma das situações listadas no artigo. O caminho mais fácil seria realmente a obtenção do green card através do casamento.
Ola, sou tecnico agricola e tenho 4 anos de formação em medicina veterinaria no brasil, queria saber o seguinte: minha namorada é americana e os país dela tem fazenda nos estados unidos qual o tipo de visto que eu poderia tirar caso eu forçe trabalhar com ele? e qual formulario deveria ser preenchido por ele ? so lembrando que ainda não somos casados, mas pretendemos e breve se casar depois que ela se formar em 2013. Poderia eu trabalhar nos estados unidos com essa formação ?!
Marcelo,
Você poderia tentar obter o visto L-1A ou L-1B.
Daniel,
Você teria que se encaixar em um dos vistos de trabalho mencionados no artigo. O H-1B é o mais comum, mas requer curso superior e prova de que o empregador não consegue achar nenhum americano qualificado que esteja disponível.
Olá, meu caso é o seguinte, eu tenho um amigo americano, ele tem uma empresa e quer me contratar, mas eu nao sou formado,atualmente estou desempregado e nao estou estudando, ainda sim, ele quer que preste meus serviços na sua empresa.. o que eu devo fazer? ou o que ele deve fazer? já ouvi que o empregador deve patrocinar ou coisa assim mas nao consigo entender como isso funciona…eu tenho alguma chance de ir trabalhar para ele?
Elizabeth,
It is not likely that you will be able to obtain a work visa as you propose. There is a work visa for artists, P-1B, but it is used for internationally renown artists.
Andre,
O visto H1-B requer no mínimo um bacharelado, e de preferência um mestrado. Para começar você teria que encontrar um empregador que aceitasse ser seu patrocinador.