Para as pessoas que querem viver nos Estados Unidos de forma permanente, e querem ter a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana, a cidadania é a melhor opção.  O cidadão brasileiro pode obter a cidadania americana sem perder o direito de sua cidadania original como explicamos em detalhes no artigo “A Questão da Dupla Cidadania”.  Por isso muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos optam pela opção da dupla cidadania.

É importante destacar que a cidadania e o green card são duas coisas diferentes.  O green card lhe dá o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente, mas tem algumas restrições e desvantagens.  Por exemplo, se você quiser se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano você precisa notificar a imigração americana, e se não o fizer, corre o risco de perder o direito ao green card.  Com o green card você pode patrocinar familiares de primeiro grau como filhos ou irmãos para que eles obtenham o green card, mas o número de green cards concedidos dessa forma é limitado a uma certa quantia anual, e o processo pode ser muito demorado.  Veja o artigo “Como Obter um Green Card”.

Com a cidadania você pode entrar e sair do país quando quiser sem se preocupar com o tempo de ausência.  Além disso, você pode patrocinar o green card de familiares de primeiro grau através de um processo preferencial sem limites e demoras.  A cidadania também lhe oferece o direito de votar.

Com todas essas vantagens, a obtenção da cidadania é uma boa opção para quem tem uma ligação forte com os Estados Unidos e não quer correr qualquer risco de perder o direito de residir neste país.  A questão é como obter a cidadania.  Vamos lhe mostrar neste artigo exatamente o que você precisa.

Existem duas maneiras de você obter a cidadania americana.  Através de nascimento (em território americano, ou sendo filho de pais americanos mesmo se tiver nascido fora dos EUA), ou através da naturalização.  Nosso enforque neste artigo é o processo de naturalização que é o que se aplica à grande maioria dos cidadãos brasileiros.

Para se tornar cidadão através da naturalização você precisa passar por um processo administrativo que é governado pelo Ato de Imigração e Naturalização (Immigration and Naturalization Act, ou INA). Em termos gerais você só pode se tornar um cidadão americano naturalizado se tiver os seguintes requisitos:

  1. Ter pelo menos 18 anos de idade e ser portador da residência permanente (green card).
  2. Ter residido continuamente nos Estados Unidos, tendo sido admitido legalmente para residência permanente, por cinco anos precedentes à data de sua aplicação à naturalização.
  3. Após ter o status condicional da residência permanente removido, baseado no seu casamento com um(a) cidadão(ã) americano(a), ter residido nos Estados Unidos por um ano depois da data de remoção do status condicional.
  4. Ter residido continuamente nos Estados Unidos todo o tempo desde o início da aplicação até a data de admissão para cidadania.
  5. Ter sido e ainda ser uma pessoa de bom caráter moral durante todos os períodos mencionados acima.
  6. Não ter sido deportado ou ter um processo de deportação pendente.
  7. Ter a habilidade de ler, escrever, falar e entender palavras e frases simples em inglês.
  8. Ter conhecimento fundamental da história e do governo americano.
  9. Respeitar e apoiar os princípios da Constituição Americana e jurar fidelidade aos Estados Unidos.

Para manter a presença contínua nos Estados Unidos referido no segundo item acima, você não pode se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano sem autorização da imigração americana (USCIS).

Você será considerado uma pessoa sem “bom caráter moral”, mencionado no quinto item acima, se tiver cometido:  assassinato, delito grave, algum crime de torpeza moral, ou crime de posse de entorpecentes; ter dado testemunha falsa para obter benefícios de imigração; ter cometido adultério; ter se envolvido com prostituição; ter sido indiciado com violência doméstica; não ter se registrado para o serviço militar entre as idades de 18 a 25 anos.  A imigração está prestando atenção também a ofensas do trânsito, como dirigir sob influência de álcool ou drogas.  Essa não é uma lista completa.  Se você tiver dúvidas quanto ao impacto de qualquer envolvimento com a polícia, procure um advogado de imigração.

Para fazer a aplicação para a cidadania você precisa preencher o formulário N-400 e pagar uma taxa de $595.  Além disso, terá fazer um teste de conhecimento da língua inglesa; um teste sobre a história americana; e um teste sobre o governo americano.

Deixe um comentário

1241 Comentários em "Como se Tornar Cidadão Americano"

avatar
Camila
Visitante
Boa tarde. Vivo em união estável aqui no Brasil há 4 anos com um americano. Ele morou 20 anos nos EUA e está há 7 anos no Brasil. Tivemos um filho ano passado, e hoje está com 1 ano e 7 meses. Tentamos tirar o visto pra ele, eu já tenho, pra irmos pros EUA, pois meu marido recebeu uma ótima proposta de emprego nos EUA, mas foi negado, mesmo com pai americano. Agora queremos fazer a cidadania, qual o procedimento? Os planos era casarmos quando chegássemos lá e fazermos a documentação minha e do bebê. Agora com o esposo… Read more »
Ygor
Visitante

Preciso esclarecer uma dúvida. Pelo o que entendi, preciso viver legalmente por no mínimo 5 anos e obter o Green Card para solicitar a cidadania. A dúvida é se preciso obter o Green Card por 5 anos, ou obter ele ao longo dos 5 anos legais. Ex: moro em Miami por 3 anos com um contrato de trabalho, decidi solicitar o Green Card – posso esperar só mais 2 anos pra solicitar a cidadania ou preciso esperar 5? Espero não ter deixado confuso. Obrigado!!!

Izabela Silva
Visitante

Boa noite! Minha mãe mora em New Jersey-Ny a 28 anos e já tem cidadania americana.Eu tenho 34 anos e moro no Brasil como faço para conseguir viver lá legalmente?

Maria Lilia da Silva Bonini
Visitante

Bom dia , gostaria de saber se uma pessoa que possui o Green Card a muitos anos e pedir cidadania americana o processo é muito demorado.

Jaime Gelfenstein
Visitante

Olá.. sou brasileiro filho de americano naturalizado, já falecido. Tenho direito à cidadania americana? Se sim, quais os procedimentos? Ou algum advogado ou despachante que possa tratar disso comigo? Obrigado.

Luan
Visitante

Olá, tenho uma imensa dúvida a respeito da cidadania Norte-americana. Pois bem, a minha mãe nasceu em território brasileiro e se naturalizou americana por casamento, sendo assim ela é apenas americana hoje. Gostaria de saber se ela pode me passar a cidadania dela. Tenho 21 anos passados, e em alguns locais encontro que filhos até 21 anos tem direito, e em outros locais não há limite de idade. Eu tenho direito de receber a cidadania dela?
Muito obrigado pela atenção!

Alexandre Magno
Visitante

Fiz essa pergunta antes mas coloquei o email errado Boa noite, quero ir para os EUA. Mas quero ir para conseguir realizar um concurso público lá, preciso da cidadania, só consigo ela casado ou com a Green Card eu consigo a cidadania?

Alexandre Magno
Visitante

Boa noite, quero ir para os EUA. Mas quero ir para conseguir realizar um concurso público lá, preciso da cidadania, só consigo ela casado ou com a Green Card eu consigo a cidadania?

Marisia dorocil de Borba
Visitante

Minha filha é cidadã americana, o pai fez todo o processo, ela pode me ajudar com o mesmo processo ou até mesmo o Green card para eu que sou mãe dela é para seu irmão? (O irmão não é filho do mesmo pai).

Sergio
Visitante

Sou nascido nos EUA, mas nunca solicitei a cidadania. Qual o procedimento para requerer? Meus filhos terão direito automaticamente?

Davidson Rosa
Visitante

Estou namorando uma brasileira que foi casada e tem filhos com americano, ela já é uma cidadã americana, nesse caso se eu me casando com ela eu tenho direito ao green card sendo q a minha namorada é divorciada do americano? Obrigado pela atenção!!

Alysson
Visitante

quero morar no estados unidos permanente tipo pra sempre
ja sou casado com uma brasileira oque faço pra ir morar no eua sem ser casado com uma americana quero viver legalmente la

Carlos Henrique
Visitante

para obter o green card, através do casamento, o processo é mais facil quando o casamento é realizado no EUA ou no Brasil?

Joao victor
Visitante

Se eu casar e dps separar eu perco a cidadania ? E tbm se eu n casar qual visto que eu tenho que pegar pra mim ficar 5 anos pra conseguir a cidadania ?

marcelly
Visitante

Ola, minha filha é de menor, brasileira, nascida em 2005, sou brasileira , casei com o pai dela em 2003. O pai dela é indiano naturalizado norte- americano após o nosso casamento e nascimento dela.. Minha filha tem direito a cidania norte-americana?

Thiago
Visitante

“Após ter o status condicional da residência permanente removido, baseado no seu casamento com um(a) cidadão(ã) americano(a), ter residido nos Estados Unidos por um ano depois da data de remoção do status condicional.” Isso quer dizer que se eu me casar com uma americana eu ganho o green card permanente ? Porém se eu largar ele sera removido, mas se eu ficar mesmo assim durante mais um ano no país ele voltara a ser permanente ? É isso? me ajude por favor

robert
Visitante

por onde devo começar para ter o visto de cidadao americano?onde devo ir?se o estados unidos entrar em guerra eu devo participar dela?

Luene
Visitante

Olá!
Pretendo no final do ano ir para os EUA trabalhar e estudar,estou completamente perdida não sei por onde começar e oq fazer.
Quanto tempo posso ficar por lá?
Minha intenção é ficar permanentemente.
Isso é possível?
Oq devo fazer para isso?
Vcs poderiam me indicar alguma escola de intercâmbio ou agência de confiança?
Desde já muito obrigada!
Atenciosamente:
LUENE

Daniel S.
Visitante
Olá, namoro com uma filha de um americano com uma brasileira, pretendemos nos casar lá e futuramente solicitar o visto K-1 para mim. Mas no caso em específico o pai dela meio que “abandonou” ela aqui no país com a família materna após algumas brigas com a mãe dela. Eles tem um casal de filhos de 11 e 12 anos junto com a minha namorada de 16 anos . Ela tem uns cinco irmãos paternos à disposição de acolher ela em solo americano. O que eu gostaria de saber é: -Existe alguma lei que obriga o pai estar presente na… Read more »
Karoll
Visitante

Olá o irmão do meu pai é americano eu consigo a cidadania através dele?

1 2 3 58
wpDiscuz