Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos
Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos. Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente. A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado. Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.
A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais. Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.
Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem. Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card. Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”, iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.
Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores. Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.
Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:
E-1 Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-2 Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.
E-3 Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália
H-1B Este é o visto mais comum e mais usado. Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações. Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.
H-2A Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.
H-2B Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.
H-3 Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.
I Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional
L-1A Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos
L-1B Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado
O-1 Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV
O-2 Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1
P-1A Para atletas de renome internacional
P-1B Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional
P-2 Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco
P-3 Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original
Q-1 Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem
R-1 Para trabalhadores religiosos
TN Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA
Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos. Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B. Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.
O Visto H-1B
Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:
- Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
- O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
- O empregador geralmente requer o diploma para contratação
- A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.
Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:
- Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
- Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
- Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma
Sub-Classificação H-1B2
Para obter este tipo de visto você precisa:
- Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
- Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
- Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano
Sub-Classificação H-1B3
Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.
Período de Duração do Visto H-1B
O visto H-1B pode durar até três anos. Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.
Limitação de Vistos H-1B Emitidos
Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.
Familiares dos Portadores do Visto H-1B
As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4. Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.
Ola, boa noite.
Viajei a turismo neste mês para Miami e gostei tanto que gostaria de arranjar um emprego e morar nos EUA, independente da cidade. Já sou formada em administração, tenho inglês fluente e atualmente sou gerente de vendas. Me interessei muito em trabalhar em alguma loja que reparei que contratam muitos brasileiros para poder atender em portugues a quantidade de turistas que visitam Miami e Orlando.
Existe alguma maneira de tirar visto de trabalho sem o empregador? Ou eu teria que arranjar primeiro uma empresa disposta a me contratar e bancar o meu visto?
Obrigada,
Mariana
em um futuro proximo te contarei se deu certo ou nao de trabalhar por la…estou indo em julho como turista
vlw
Marcos,
Não conheço nenhum visto de trabalho que lhe permitiria trabalhar em lanchonetes.
S. Roberto,
Não é só questão de ter um contrato de trabalho – voce precisa do visto de trabalho, o que geralmente requer curso superior relacionado ao trabalho e prova de que nenhum outro americano disponível pode fazer o mesmo trabalho.
Se eu quiser trabalhar nos estados unidos, digamos, numa lanchonete de um amigo…, para ter o visto, o dono da lanchonete teria que me contratar, ou melhor, patrocinar o meu visto ? E neste caso, eu estaria regularizado ? E se quisesse trabalhar por mais tempo, seria renovar o visto e tudo bem..? Como fica esse caso…..
Parabéns pelo “SITE”, inteiramente instrutivo e confiável.
Obrigado.
pelo q eu sei cidadao europeu nao precisa de visto para entrar nos EUA…eu tinha amigos colombianos ..equatorianos com cidadania espanhola q entraram sem visto..entraram como turista. sò q foram sem contrato de trabalho…ja estao trabalhando..mais ilegais no pais…eu nao quero estar ilegal e correr o risco de ser deportado..por isso a minha insistente pergunta q se vou com um contrato de alguma empresa possa trabalhar…espero q tenha entendido minha pergunta…faço essa pergunta por q quando entrei aqui na españa a 12 anos atras..vim com um contrato de trabalho ou seja entrei legalmente no pais e com visto de trabalho…queria… Leia mais »
S. Roberto,
Com qual visto?
e se eu for com um contrato de trabalho por 1 ano… entro legalmente e posso trabalhar?? como te disse tenho um amigo q tem uma empresa de construçao e pode me fazer um contrato.
S. Roberto,
A cidadnia espanhola não le dá o direito de trabalhar no país, e conseguir um visto de trabalho na área de contstrução é improvável.
Bruna,
Você pode ir para fazer turismo ou estudar, mas não poderia trabalhar legalmente.
moro na españa e tenho cidadania española…posso entrar nos EUA e tentar trabalhar…tambem tenho um amigo q possui uma empresa de construçao em Orlando FL…ele pode fazer um contrato de trabalho para eu entrar legal e trabalhar no paìs??
Tenho vontade de trabalhar nos EUA, na área da beleza, atualmente sou formada em estética, em um curso superior de dois anos, sou manicure e depiladora. Pretendo estudar inglês, não tenho pressa de realizar esse desejo e sei que pode nem ser possível de acontecer, mas gostaria de saber das minhas possibilidades nessa área. Tenho 26 anos no momento. Mesmo que eu não consiga trabalhar lá pretendo ir como turista pois é um lugar que admiro muito. Acredito que a maioria de brasileiros que estejam nessa área estão ilegais.. Obrigada!
Jack,
Sim, você pode pesquisar empregos pela internet, fazer entrevistas por telefone, etc.
Ola eu tenho dupla cidadania brasileiro e americano, apesar disso nao fui criado falando ingles e nem tenho familia viva nos u.s.a. Eu falo inglês fluente porque me interessei, sei que tenho direito de procurar emprego nos u.s.a porém nao tenho muito dinheiro de reserva e nao sei por onde começar, alguem pode me ajudar , é possivel conseguir um emprego através da internet aqui do Brasil?
obrigado pela atenção.
João,
Você precisaria de no mínimo um bacharelado.
José Armando,
Infelizmente você não pode obter o green card através de sua tia e brasileiros não são elegíveis para a loteria.
Ola sou analista de processos TI com dois anos de empresa e me formo em analise de sistemas em junho do ano que vem. O curso eh tecnologo, tenho chance de conseguir o visto h-1b ou outro para tabalhar la apos a conclusao sendo da area de IT?
Obrigado pela atencao
Olá, bom dia! Estou com o sonho de morar no EUA pois a vida aqui no Brasil está cada vez mais comlicada e ‘cara’. Tenho um tia que mora nos EUA e possui cidadania americana, ela levou uma prima há muitos anos ainda era menos de idade, e hoje em dia ela conseguiu o GREEN CARD para ela. Ela conseguiria uma para mim? No caso de visto de trabalho que você limitou á no máximo 6 anos, como se faz para conseguir o GREEN CARD com visto de trabalho, é complicado? Tem alguma previsão da Loteira GREEN CARD? Grato pela… Leia mais »
Nicolas,
Se for transferência talvez seja possível usar o visto L-1. Sugiro que você converse com sua empresa sobre contratar um advogado de imigração para lhe ajudar.
Olá!
Sou engenheiro e trabalho em uma empresa no RJ cuja matriz é nos EUA. Consegui uma oportunidade no mesmo cargo que trabalho porém o “relocation” é complicado, sendo necessário pedir demissão no RJ e ser admitido nos EUA. Vou seguir por este caminho e pelo que li o visto seria o H-1B. Como proceder agora? Quais são as próximas etapas? A gerência americana também me questionou sobre os próximos passos e não soube responder. Como saber se os H-1B deste ano já foram concedidos?
Muito obrigado!