Como Trabalhar Legalmente nos Estados Unidos

Muitos leitores do nosso site que estão no Brasil perguntam como podem conseguir um emprego nos Estados Unidos.  Além dos desafios de conseguir um emprego em uma economia que está em recessão e que atingiu o nível de 10% de desemprego, os brasileiros que almejam vir trabalhar nos Estados Unidos enfrentam um desafio ainda muito maior: como conseguir a documentação para trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

A dura realidade é que a grande maioria dos imigrantes brasileiros que trabalham nos Estados Unidos faz isso ilegalmente.  A menos que você tenha a cidadania americana, ou seja um portador de green card, ou tenha um visto de trabalho temporário, você não pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, e ao fazê-lo está desrespeitando a lei, estando sujeito a ser preso e deportado.  Uma vez que você seja deportando, não existe a possibilidade de jamais retornar aos Estados Unidos.

A vida do imigrante ilegal está se tornando cada vez mais difícil devido à perda de direitos simples, como a de obter uma carteira de motorista, e do arrocho da imigração que sofre uma grande pressão política para identificar e deportar os imigrantes ilegais.  Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes ilegais continuam vivendo uma vida clandestina, com o eterno medo de serem “pegos” e perderem de vez tudo que conseguiram juntar com muito sacrifício.

Mas existem caminhos para se trabalhar legalmente nos Estados Unidos.  Com certeza os caminhos não são fáceis, mas existem.  Obviamente a maneira mais fácil de trabalhar legalmente nos Estados Unidos seria através da obtenção do green card.  Como já discutimos este assunto no artigo “Como Obter Um Green Card”,  iremos nos concentrar aqui na segunda possibilidade – a de obter um visto temporário de trabalho.

Existem vários tipos de vistos temporários de trabalho que atendem a diferentes classificações de trabalhadores.  Estes vistos podem ser obtidos através de petição do empregador, usando uma série de formulários, o mais comum dos quais é o formulário I-129, Petition for a Nonimmigrant Worker, que você pode acessar aqui.

Veja abaixo os vários tipos de vistos temporários de trabalho:

E-1          Para certos investidores e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-2          Para certos comerciantes e seus empregados qualificados provenientes de países com os quais os EUA têm um tratado comercial.

E-3          Para certas ocupações especializadas de profissionais da Austrália

H-1B      Este é o visto mais comum e mais usado.   Ele foi feito para ocupações especializadas e requer várias qualificações.  Falaremos sobre este visto em mais detalhe no final.

H-2A      Para trabalhadores temporários de agricultura, que trabalham no campo numa certa estação.

H-2B      Para trabalhadores temporário que não sejam de agricultura, com duração inicial máxima de 1 ano, e com renovação a até 3 anos.

H-3         Para treinamento prático (estágio) não incluindo a área médica ou acadêmica.

I               Para representantes de jornais, rádios, filmes ou outra mídia internacional

L-1A       Para transferências dentro de uma companhia em posições de gerência ou de executivos

L-1B       Para transferências dentro de uma companhia em posições de conhecimento especializado

O-1         Para pessoas com habilidade excepcional nas áreas de ciência, arte, educação, negócio, atletismo e produção de filmes e TV

O-2         Para acompanhantes ou assistentes dos portadores do visto O-1

P-1A      Para atletas de renome internacional

P-1B      Para artistas de renome internacional e membros de grupos de entretenimento de renome internacional

P-2         Para pessoas e grupos que fazem parte de um intercâmbio recíproco

P-3         Para artistas que se apresentam ou ensinam em um programa que seja culturalmente original

Q-1         Para pessoas participantes em um programa de intercâmbio cultural com o propósito de prover treinamento prático, emprego, e para compartilhar a história, cultura e tradições do país de origem

R-1         Para trabalhadores religiosos

TN          Para trabalhadores temporários do México e Canadá que se encaixam no tratado NAFTA

Como vocês podem ver, existe uma grande variedade de vistos de trabalho, cada um com suas peculiaridades e requerimentos específicos.  Porém o visto mais usado para trazer trabalhadores profissionais para os Estados Unidos é o H-1B.  Este visto é usado principalmente para trabalhadores na área técnica, como informática e engenharia.

 

O Visto H-1B

Para se qualificar, o emprego para o qual você está pedindo o visto H-1B precisa se encaixar em um ou mais dos critérios abaixo:

  • Um diploma universitário de bacharelado ou equivalente é normalmente o mínimo necessário para obter o emprego
  • O diploma necessário para obter o emprego é um requerimento comum na indústria ou o trabalho é tão complexo ou único que só pode ser feito por uma pessoa com este diploma
  • O empregador geralmente requer o diploma para contratação
  • A natureza dos deveres é de tal especialização e complexidade que o conhecimento necessário é geralmente associado com a obtenção de um diploma de bacharelado ou mais elevado.

Para obter o visto H-1B você precisa das seguintes qualificações:

  • Ser licenciado se o emprego requer licença para ser praticado
  • Ter um diploma universitário de bacharelado ou equivalente no campo referente
  • Educação, treinamento ou experiência na especialidade que é equivalente ao diploma

Sub-Classificação H-1B2

Para obter este tipo de visto você precisa:

  • Estar indo para os Estados Unidos temporariamente
  • Prestar serviços de natureza excepcional requerendo excepcional reconhecimento e habilidade
  • Participar em um projeto de pesquisa cooperativo provido por um acordo intergovernamental, administrado pelo Departamento de Defesa Americano

Sub-Classificação H-1B3

Para obter este tipo de visto você tem que ser um(a) modelo de moda que é reconhecido(a) nacionalmente ou internacionalmente e que será contratado(a) para um emprego que requer alguém de grande reconhecimento e habilidade.

Período de Duração do Visto H-1B

O visto H-1B pode durar até três anos.  Ele pode ser estendido, mas geralmente não pode passar de seis anos.

Limitação de Vistos H-1B Emitidos

Existe um limite de 65.000 vistos H-1B emitidos anualmente.

Familiares dos Portadores do Visto H-1B

As(os) esposas(os) e filhos não casados com menos de 21 anos dos portadores do visto H-1B podem acompanhá-los com a classificação H-4.  Os portadores do visto H-4 não podem trabalhar.

 

 

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1587 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
10 anos atrás

Olá, boa noite a todos.
Gostaria de saber o que é preciso para trabalhar na área de radiologia (RX), sou técnico aqui no Brasil e não tenho informação alguma sobre esta profissão aí nos EUA.
Abraço.

Marcos
10 anos atrás

Rodrigo,

O visto H4 para a familia do portador do visto H1B nao pode trabalhar, apenas acompanhar o beneficiario.

E, o portador do H1B somente pode trabalhar para a empresa que intermediou o processo, e por tempo limitado.

Boa Sorte.

Marcos
10 anos atrás

Rodrigo,

Parece que o visto mais apropriado para voce seria o H1B e o H4 para a sua familia.

Boa Sorte.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Prezados,

Atualmente trabalho em uma multinacional, em cargo de gerência, que tem escritório nos EUA (California) e existe uma chance de eu ir trabalhar lá no ano que vem. Ainda não sei que tipo de visto eu conseguiria, mas sei que certamente a empresa me ajudaria neste proesso. Gostaria de saber se existe algum tipo de visto que eu poderia conseguir para que minha esposa também pudesse conseguir um visto de trabalho, já pretendemos ir juntos.
Obrigado.

Marcos
10 anos atrás

Daniel,

Vc pode tentar prolongar o curso na faculdade. Mas, depois de formado o limite e de apenas 1 ano.

Se voce quiser ficar por aqui legalmente voce deve mudar o status do seu visto – de estudante para imigrante.

Boa Sorte.

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Olá,

Na questão de trabalho posso trabalhar no campus de depois de me formar posso trabalhar por um ano e depois deste tempo não existe alguma maneira de prolongar esse tempo ou algo assim ?

Grato.

Marcos
10 anos atrás

Antonio,

Existem diversas maneiras. As formas legais podem ser encontradas no site oficial do Departamento de Estado Americano ( http://travel.state.gov/visa/temp/types/types_1286.html ).

Tendo dupla cidadania pode ajudar, vc pode preencher os documentos como cidadao italiano.

Viajar com visto de estudante (F, M) oferece a oportunidade de trabalhar 20 horas por semana no campus e depois de formado vc pode trabalhar mais 1 ano.

Boa Sorte.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Olá,

sou estudante de Engenharia Elétrica pela UFSC, e sou cidadão italiano.
Desejo ir aos EUA para estudar inglês e trabalhar para me sustentar.

Existe algum meio d’eu conseguir isso, sem entrar para um work experience como brasileiro?

Grato!

Marcos
10 anos atrás

Joao,

O visto para trabalho que voce esta interessado e’ muito trabalhoso. O empresario deve provar para a Imigracao que ele precisa de um empregado muito especial, com certas qualificacoes que somente voce tem. E, que ele nao consegue encontrar aqui nos EUA entre 300 milhoes de pessoas que ja vivem aqui legalmente. Apos conseguir o visto, ele deve publicar anuncios nos jornais procurando por uma pessoa exatamente como voce. E, obviamente se ele achar, voce perde seu visto. E este processo leva 10 anos.

Boa Sorte.

Joao
Joao
10 anos atrás

gostaria de saber se um comerciante poderia pedir visto de trabalho em uma loja pequena para mim trabalhar nela ou se só eu for tabalhar em empresas posso entrar com este pedido de visto de trabalho.

Marcos
10 anos atrás

Vanessa,

Tente este website: http://www.aupair.com/

Boa Sorte.

vanessa
vanessa
10 anos atrás

QUAL SERIA O MEU TIPO DE VISTO TEMPORARIO P/ TRABALHAR EM SERVIÇOS DOMESTICOS?

Marcos
10 anos atrás

Wanessa Siqueira Cavalcante, Bolsas de Estudo nos EUA sao um pouco diferente do Brasil. Aqui nao e’ dificil conseguir ajuda financeira se voce preencher os requerimentos basicos. Existem muitas oportunidades, e algumas bolsas nao ajudam somente com o pagamento da mensalidade escolar, mas tambem com livros, materiais, moradia, alimentacao, transporte, etc. O primeiro passo – muito importante – para obter este tipo de ajuda seria entrar nos EUA legalmente e obter o Seguro Social. Existem inumeras opcoes para obter a sua bolsa, aqui vai um link da wikipedia (este nao e’ um website do governo) – http://en.wikipedia.org/wiki/Student_financial_aid – e mais… Read more »

Wanessa Siqueira Cavalcante
Wanessa Siqueira Cavalcante
10 anos atrás

Olá, eu e meu noivo somos acadêmicos do curso de Odontologia da Ufes, aqui no Brasil, estamos nos formando no final deste ano e gostaríamos de saber se existe bolsa de estudo nas universidades dos EUA na minha área e como faço para conseguir, pois pretendo trabalhar legalmente aí como cirurgiã-dentista.Como faço para legalizar minha situação?

Atenciosamente,

Wanessa S. Cavalcante.

Marcos
10 anos atrás

Diego,

Aqui vai um link com diversos tipos de Visto: ( http://travel.state.gov/visa/temp/types/types_1271.html ). Voce deve solicitar o visto que sera o mais apropriado para aumentar as suas chances. Acredito que o H1-B pode ser uma boa ideia, mas voce deve pesquisar mais. O website acima e o oficial dos EUA.

Voce nao pode trabalhar aqui nos EUA (legalmente) com visto de turista – primeiramente porque vc nao podera obter um numero de Seguro Social legalmente e em segundo lugar porque vc nao quer correr o risco de ser deportado, certo?

Boa Sorte.

Diego
Diego
10 anos atrás

Olá, parabens pelo site e iniciativa. Gostaria de tirar uma duvida que pode ser igual a de muitos. Estou para fechar negócio com uma empresa de Work Experience, mas me aconselharam a tentar ir por conta própria já que tenho familiares que moram lá. Eu quero ir nas férias da faculdade se possível. Minha prima mora em NY, e eu gostaria de trabalhar em hotel, loja, restaurante, algo assim por lá. É possível conseguir um visto para esse tipo de trabalho temporário? Eu já tenho visto de turista e já viajei para lá. E o que é melhor fazer: contratar… Read more »

Nícolas
Nícolas
10 anos atrás

Muito obrigao Marcos!!!
Sua resposta atendeu todas essas minhas minhas dúvidas!!!
Ja estou fazedno e correndo atras de tudo que me falou…
Novamente mutio obrigado!!
O site de vocês é ótimooooooooooooooooo!!!
estao de parabens mesmo!!

Forte abraçoooo

Marcos
10 anos atrás

Nícolas, Tendo o visto de turista talvez ajude no processo do visto para trabalho (pois o Consulado ja tem a sua informacao e ja aprovou um visto). Mas, tudo depende do ponto de vista do consul. Quanto ao Diploma, acho que voce poderia obter o historico e apresenta-lo junto com outras formas de documentacao. Se voce obter um visto L-1 por exemplo, voce deve trabalhar para a empresa que o enviou para os EUA. Para ter a flexibilidade de trocar de trabalho (ou empregador) voce precisa de um visto diferente (H-1B por exemplo). O prazo para obter o visto depende… Read more »

Nícolas
Nícolas
10 anos atrás

Olá,Boa tarde pessoal! Estou com a intençao de morar nos EUA. Quero aperfeiçoar meu ingles e trabalhar. Estou percebendo que a melhor maneira é atraves do visto de trabalho H1-B. Já sou formado em Administraçao com Comercio Exterior, ja estudei ingles a muito tempo e agora estou estudando por conta, mas ainda preciso me soltar e adquirir fluencia. Tenho algumas duvidas a serem esclarecidas, são elas: -Ja tenho visto de turista até 2016, gostaria de saber se posso tirar o visto de trabalho sem problemas, mesmo ja tendo o de turista? O site de vocês é muito bom! Abraços! -Me… Read more »

Robson Barreto
10 anos atrás

Muito obrigado, o site é ótimo!

1587
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x