DestaqueImigração

Como Obter um Green Card

A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3.1K Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
tatiana
tatiana
15 anos atrás

Ola…meu namorado é atleta, mora no brasil, mas viaja frequentemente aos EUA para as competiços.! Gostariamos mto de ficar morando la de uma vez pra facilitar as coisas. Nao temos nenhum parente prox q seja americano. Qual seria o processo ideal para tirarmos o green card?? temos chance?
obrigada

Fernando Costa Rodrigues
Fernando Costa Rodrigues
15 anos atrás

Olá, eu tenho 13 anos e gostaria de saber se tem como eu tirar o Green Card.Só tenho um parente que possui o benefício,ele é irmão do tio da minha mãe(“Tio avô”)sei que isso não iria mudar em nada pois parentes só “diretos”.Moro no Brasil sou filho de brasileiros que também moram no Brasil e eu gostaria de saber se com essa idade e essas informações eu poderia retirar o Green Card se não por as restições quais os motivos.
Obrigado pela compreenção.

Milla
Milla
15 anos atrás

Olá,

Estou casada com um americano há 2 anos e 6 meses, decidimos que iremos nos divorciar. O que isso prejudica na minha legalizacao? Ja tenho o residente permanente. Qndo posso aplicar para a cidadania? Devo estar casada?

Obrigada!

SANDRA
SANDRA
15 anos atrás

Oi galera! Bom Verão para todos!!
Alguem sabe me responder se criança bebe nascida nos EUA tem direito a algum subsidio do Estado Americano?leite?fralda?e durante quanto tempo?

Um estrangeiro mesmo sem cartão de social security pode abrir conta em qualquer banco americano?

Fica um abraço a todos os leitores deste site

SANDRA
SANDRA
15 anos atrás

Boa noite! Eu gostaria que me informassem do seguinte. 1-Se alguem adquirir o “green card” através do casamento com cidadão americano reformado por “desability” esse alguem terá direito a toda a assistencia medica que qualquer americano ou residente tem? 2-E essa pessoa tb terá direito a pensão/subsidio após a idade dos 60anos?(tenho uma tia que nunca trabalhou nos Eua e já tem 70 e tal anos e já lá vive com a filha a mtos anos e o estado da-lhe uuma pensão por ela ter +de 60 anos). 3-A pessoa que pretende se casar com o americano reformado por desability… Leia mais »

Rafaela
Rafaela
15 anos atrás

Olá, sou casada com um americano mas residimos no Brasil.Temos 1 ano e 3 meses juntos. Tentei o visto de turismo quando já estava casada com meu marido e foi negado. Gostaria de saber se eu tenho direito ao Green Card quando completar dois anos de casada sem residir no Estados Unidos, ou o Green Card é unicamente para pessoas que reside lá?

Fernanda Passos
Fernanda Passos
15 anos atrás

Estarei indo morar en Boynton Beach. No primeiro ano sairei com minha família antes dos seis meses e logo retornarei, então as crianças não irão perder aula, pois sairemos nas férias escolares. Retornaremos para ficar mais seis mesees e depois trataremos de abrir empresa e legalizar a documentação. Enfim, será que poderei matricular meus filhos em escola pública, sendo apenas o visto de turista inicial? Você poderia me passar o ontato de algum advogado de imigração na região próxima de Campinas (estou localizada em Indaiatuba). Muito obrigada pelas informações.

Valeria Goncalves
Valeria Goncalves
15 anos atrás

Ola,

Vim para os EUA em Outubro como au pair, Porem larguei o Programa, por incompatibilidade com a minha host family e fui morar com o meu atual marido. Oficializamos nossa uniao em Maio, e eu estou gravida.
Ainda nao entrei com pedido de Residencia Permanente, e gostoria de voltar ao Brasil para ter meu bebe La. Seria possivel pedir o green card para mim e meu filho la do Brasil?

Obrigada

Angela
Angela
15 anos atrás

Por favor eu gostaria de ir morar nos Estados Unidos e tenho uma renda mensal de US$6000,00 além de condição de comprar uma moradia lá. Não quero trabalhar, sómente que viver lá por algum tempo. Como você me aconselharia encaminhar o meu caso? Tenho 50 anos, falo inglês fluentemente, espanhol e mandarim mas não me interesso por continuar a trabalhar. Me aposentei e quero sómente aproveitar.

3.1K
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x