Cidade em Nebraska Segue Exemplo do Arizona ao Aprovar Lei Contra Imigrantes Ilegais
Seguindo a exemplo do estado do Arizona que tomou em suas próprias mãos a responsabilidade de lidar com o problema da imigração ilegal, uma área que deveria ser de jurisdição federal, a cidade de Fremont, no Estado de Nebraska, aprovou uma lei que proíbe empregar ou alugar imóveis para imigrantes ilegais. Este é mais um exemplo da escalada de propostas de leis contra imigrantes ilegais em todo o território norte-americano. Comunidades estão criando suas próprias leis para lidar com o que consideram um problema que afeta a qualidade de vida de seus cidadãos.
Cerca de 57% da população de Fremont apoiaram a proposta que provavelmente irá encontrar uma grande oposição e que terá custos jurídicos bastante elevados. O American Civil Liberties Union, um grupo civil que se opõe essa lei, já disse que irá bloqueá-la antes que ela entre em vigor.
A cidade de Fremont, que contém somente 25.000 habitantes, viu o número de hispânicos crescer rapidamente devido à fábrica de carnes Hormel e Fremont Beef que atraem mão de obra desqualificada. Estima-se que mais de 2.000 hispânicos, legais e ilegais, vivam na comunidade.
Os moradores da Fremont temem que as vagas de emprego das fábricas estão sendo ocupadas por imigrantes ilegais e que esses imigrantes irão exaustar os recursos da comunidade. Essa é a mesma questão que está criando uma onda de rejeição dos imigrantes ilegais por todos os Estados Unidos – muitos cidadãos americanos acham injusto que suas contribuições de impostos estão sendo usadas para favorecer pessoas que não têm o direito de viver legalmente em suas comunidades.
A nova medida requer que os inquilinos obtenham uma licença para poder alugar imóveis – um processo pelo qual os oficiais de Fremont podem checar se a pessoa está no país ilegalmente. Empregadores também serão obrigados a checar o banco de dados federal E-Verify para checar se s pessoa está autorizada a trabalhar nos Estados Unidos.
Para imigrantes brasileiros que vivem nos Estados Unidos ilegalmente este é mais um exemplo das várias dificuldades que estão encontrando por todo o país. Até que saia a reforma imigratória, que parece não ser prioridade para o governo Obama, a tendência será cada vez mais comunidades tentarem impor leis que serão desafiadas por processos jurídicos, mas que até serem resolvidas terão o efeito de afastar imigrantes dos locais onde se encontram. Este é exatamente o objetivo que essas leis almejam alcançar.
Maravilhoso isso estou completamente sde acordo em colocar esse bando de ilegais FORA DAQUI.