Como é Viver em um País que Não é o Nosso?
Este artigo foi escrito em resposta a uma de nossas leitoras, a Livia, que colocou a seguinte pergunta: “Como é estar em um país que não é o nosso?” Para muitos brasileiros que moram nos EUA ou em outros países pelo mundo afora, a experiência de viver fora do Brasil pode ter vários graus de sucesso, desde uma oportunidade excepcional para realizar conquistas que nunca seriam possíveis no Brasil, até a total decepção e sofrimentos inesperados.
Mas para a maioria dos brasileiros que moram foram do Brasil, a experiência se caracteriza por etapas distintas que são comuns na maioria dos casos:
Primeira Etapa: Tudo é Novidade
Para quem chega em um país desconhecido pela primeira vez, tudo é muito diferente, interessante e curioso. As novidades, mesmo as que não são muito agradáveis, como o frio rigoroso, estimulam as pessoas e dão uma certa dose de prazer. Durante este período, pode-se dizer até que tudo é festa. Esta talvez seja a melhor etapa da chegada de um imigrante a um novo país. Até porque as esperanças e sonhos são muitos, e só de ter chagado ao destino tão sonhado já é motivo de animação e alegria.
Segunda Etapa: Adaptação
Depois que passa a euforia do período de novidades, vem a etapa de adaptação. As novidades não são mais tão encantadoras como eram no começo, e a pessoa começa a lidar com a realidade de ter que se adaptar à nova realidade. Até mesmo as coisas mais simples parecem ser tão difíceis de se conseguir: “Aonde eu compro um pão fresquinho já que não tem padaria em lugar nenhum?”; “Como que eu chego a um determinado lugar já que ainda não tenho carro e o transporte público é tão precário?” E por aí vai. São milhões de perguntas sobre as coisas mais cotidianas as quais a pessoa fazia automaticamente sem ter que pensar.
Agora tudo parece requerer constante concentração, pesquisas, procuras, experiências – tudo para simplesmente conseguir encontrar uma rotina. Sim, aquela desgraçada da rotina que você tanto odiava agora faz uma falta inacreditável.
Isso sem falar nas dificuldades com a língua. Como é desagradável sentar em frente a uma televisão e não entender absolutamente nada. Que frustração! Todos aqueles cursinhos de inglês no Brasil parecem não ter servido para nada. E o pior de tudo é que quando você tenta falar alguma coisa para alguém com o seu inglês de cursinho ninguém parece te entender também. Até um simples “thank you” sai com o som de “sank you” causando as mais variadas reações de pessoas que mais parecem estar lidando com um ET.
Terceira Etapa: Bate a Saudade
Depois do período de adaptação, vem a inevitável saudade. Você começa a questionar porque tomou a decisão de sair do Brasil, porque ter deixado tudo por essa aventura que parece que nunca irá dar certo. Você começa a sentir falta de tudo – da nossa comidinha deliciosa, dos amigos, dos familiares, das praias, do sol, do nosso jeito de ser.
Quando bate a saudade a coisa pega. Você pensa em desistir de tudo, e voltar no próximo avião. Porém, a maioria resiste até finalmente conseguir se estabelecer e conquistar o seu espaço.
Quarta Etapa: Você Conquista o Seu Espaço
Nesta etapa você está finalmente estabelecido. Você tem uma moradia fixa, tem um emprego relativamente seguro, tem seu meio de transporte, e já dominou a língua. Você ainda sente saudade, mas está indo bem e não pensa tanto em voltar. Esse é o período em que você sente que finalmente valeu a pena sair do Brasil. Você pode até ter planos de voltar, mas não agora, talvez mais tarde, depois de ter acumulado algum dinheiro.
Essa é uma etapa relativamente boa, mas o perigo é que você cai em uma nova rotina. Sim, a tal rotina aparece de novo, e a vida vai passando. Quando você se dá conta, muitos anos já se passaram, e os planos de voltar vão sendo adiados indefinidamente.
Quinta Etapa: Você Quer Ser Enterrado no Brasil
A última etapa é quando você decide que realmente chegou a hora de voltar à sua terra natal. Por mais que você tenha conquistado o seu espaço no exterior, você ainda é um peixe fora d’água. Basta você abrir a boca e alguém eventualmente faz a tão detestável pergunta: “Where are you from?”
Nesta etapa você já deu tudo o que tinha que dar e agora quer mais é estar perto de seus familiares e de seus amigos enquanto você ainda tem tempo aqui na terra. E quando a hora final chegar, você quer mais é estar no mesmo lugar onde tudo começou, na sua terra natal.
ola gostaria de saber como esta pra um imigrante brasileiro consegui um trabalho nos eua?
Vanessa,
Obrigado!
Olá,
Vivo em Portugal há 2 anos, sei o quanto é dicifil abandonar o seu país em busca de um objetivo, que não se sabe ao certo se vai conseguir ou não chegar lá.
O artigo merece os parabéns, muito bacana.
Beijo a todos.
Samuel,
Para responder se a compra de imóveis para aluguel compensa vai depender de uma análise mais profunda, que inclui o preço da compra, os gastos com condomínio, impostos, manutenção, etc. Quatro mil dólares é uma renda razoável? Depende do seu estilo de vida. Dá para um casal viver com o básico.
O seu grande desafio vai ser como fazer isso legalmente. Veja mais detalhes aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Gostei muito da materia. Gostaria de morar nos EUA, agora com o dollar em queda consigo compra uns 5 apartamentos la, moraria em um e alugaria as outros 4, isto realmente compensa? segundo o corretor ganha em torno de $1000 por aluguel, dai é $4000 no total, é uma boa renda pra se viver la? Eu sou cabeleireiro aqui em Belo Horizonte, ouvir dizer que nos EUA não tem bons profissionais no ramo, queria saber se eu e minha esposa que é escovista daríamos certos neste seguimento, informações do tipo, quanto ganha um cabeleireiro na florida, o custo de vida… Read more »
Marcus,
Alegar que você irá visitar seu primo não irá necessariamente lhe ajudar a obter o visto. Se você ficar além do prazo do seu visto você estará em situação ilegal. É muito difícil dizer a que informações a imigração tem acesso, de forma que se você tem planos de voltar aos EUA, não vale a pena arriscar. Quanto à comprovação de renda, se você explicar que é recém-formado e que seus pais estão bancando, a comprovação de renda deles pode ser aceita. Siga as orientações da embaixada americana.
Bom Dia Galera. Estou com uma dúvida, quero ir aos Estados Unidos em Março 2011, onde pelo site http://www.easyroommate.com/, encontrei diversas formas de acomodação compartilhando casas, onde é muito mais barato a acomodação. Quero alegar que estou indo visitar meu primo de 1° grau, onde ficarei hospedado na casa dele.( é mais fácil conseguir visto assim de turista?) Se eu permanecer mais do que 3 meses, (visto turista), quando eu me ausentar do país, e na próxima vez que quiser voltar, serei barrado, não conseguirei o visto novamente? Outro ponto que tenho muitas dúvidas, qual a receita que devo ter… Read more »
Juliana,
O formulario que voce menciona e’ o I-864. Este formulario e’ utilizado para provar que um imigrante sera sustentado financeiramente (ou nao causara um custo para o governo americano). Voce nao e’ imigrante, voce e’ turista. Talvez, no futuro se voce casar com um americano, este americano preenchera um formulario I-864.
Boa Sorte.
Tenho 19 anos, tenho um namorado nos Estados Unidos,ele é militar.Ele quer que eu o visite.No momento não tenho trabalho aqui no Brasil.Já tenho o passaporte vou tirar o visto B-2 que é para turista.Ouvi dizer que seria mais facíl meu visto ser aceito se meu namorado fazer uma carta se responsabilizando por todos os meu gastos ele financeiramente tem otimas condiçoêes para isso.Realmente esse formulário existe?
Obrigada pela atenção
Alexandre, 1º) Primeiramente voce deve analizar o tipo de VISTO que foi concedido para vc. (Se vc pode trabalhar e estudar – e tambem quantas horas por semana vc pode trabalhar) Depois de responder esta pergunta vc tem que levar em consideracao varios fatores: tipos de trabalho, localizacao (algumas areas nos EUA estao completamente desertas, enquanto outras areas estao sedentas por trabalhadores), sua disponibilidade horaria, sua habilidade em falar ingles, etc. 2º) Depende do local e se vc esta disposto a dividir a moradia com outras pessoas. Existem varias opcoes, por exemplo: Voce pode alugar um apartamento sozinho em New… Read more »
Olá, estou indo para os estados unidos no final de 2011 para estudar inglês. tenho duas perguntas.
1º Como está hoje o país, é muito dificil de arrumar um emprego ai no estados unidos.
2º moradia quanto custa hoje alugar um apartamento, e a questão da carteira de motorista é dificl de conseguir uma?
Desde já agradeço a atenção de todos.
Gente quanta pergunta estupida. Primeiro vce nao faz green card e agora e inpossivel consequir legalizacao aqui. Porque estao colocando os ilegais p/ fora.O melhor e vce ficarem por ai mesmo. Porque aqui nao tem nada pra vce fazerem Voces sao sem nocao de nada e falam um monte de besteiras.Agora pra quem nao tem documentos nao se pode alugar, comprar dirigir etc… Na verdade o que vces querem fazer aqui
Andressa,
Você não pode trabalhar legalmente nos EUA sem ter a documentação adequada, o que geralmente requer cidadania ou green card. Para um periodo de 2-3 meses, você teria que obter o visto de turista. Os custos variam muito dependendo de onde você vai e o que irá fazer, portanto é muito difícil lhe dar uma estimativa.
Meu sonho de morar nos EUA é um sonho de maravilhas , sou louca por fotos , eu nao sei bem . . mais as vezes me pergunto si é melhor eu viagar para tirar muitas fotos & conheçer maravilhosos lugares , e continuar morando aki . . quero tirar fotos com neves , esquiando no gelo . . . tirar fotos em varios lugares diferentes. minhas duvidas: 1- para mim ir para os EUA ficar uns 2 ou 3 meses , preciso no maximo de quanto de dinheiro ? , rs 2- para ficar lá 2 ou 3 meses… Read more »
Eu tenho apenas 13 anos, mais no entanto tenho um sonho de morar no Estados Unidos ! Mais primeiramente quero completar meus 18 anos. Estou com uma dúvida muito grande! Queria saber o seguinte: no esxato momento que eu colocar meus pés la no EUA o que eu fasso? para onde eu vou? a onde eu vou trabalhar? a onde eu vou me ospedar? Pois la eu não conheço ninguém entao fica mais dificil… Tenho um amigo que nasceu aqui no brasil rj onde eu moro , ele foi com os pais dele morar nos EUA com 7 anos de… Read more »
Lúcia,
Se você estiver indo só para visitá-lo, pode entrar no país com visto de turista. Sim, existe um risco do seu visto ser recusado no consulado ou de sua entrada não ser aprovada no aeroporto. Veja mais informações sobre visto de turista aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-visto-para-entrar-nos-estados-unidos/
Se você estiver indo para casar, o ideal seria obter um visto de noiva, que pode demorar para sair. O seu casamento nos EUA pode ser registrado no Brasil. O seu nível de inglês não influenciará a sua capacidade de obter o visto.
Etienne,
Sim você primeiro tem que obter o green card. Se você casar com um cidadão americano pode conseguir o green card rapidamente, mas terá que esperar cinco anos para obter a cidadania.
Rafael,
O primeiro passo para obter a cidadania é obter o green card. Veja mais informações aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/
sou brasileira e tenho um namorado americano fazendeiro,ele quer que eu vá no país dele conhecer a cidade onde ele mora (carolina do sul),se eu gostar ,vamos arrumar os papéis para casármos,ele vem ao brasil sempre quando pode,para me ver ,eu nunca fui lá. meu medo é: será que conseguirei o visto mesmo não estando trabalhando? e não tenho bens no meu nome . eu tenho uma pensão que recebo,isso ajuda? faço faculdade e termino no final deste ano ,é bom levar comprovante de que estudo? meu namorado vai pagar todas as despesas minhas ,ele tem dinheiro pra isso,será que… Read more »
Ah me desculpe eu nao tinha lido os textos acima…entao primeito eu tenho que conseguir o green card e so depois de cinco anos é que eu consigo me naturalizar?
E existe uma forma mais rápida?
Me disseram que o casamento é uma forma rapida…