Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos
Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos. Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:
“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”
Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:
Trabalho
Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto. Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.
O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação. Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais. Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.
Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana. A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função. Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.
Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas. A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca. A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.
Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.
Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho. Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador. Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.
Moradia
Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia. Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados. Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos. Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online. Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos. Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.
Estudo
O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas. Esta é a parte mais fácil. Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.
Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas. Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”. Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.
Plano de Saúde
Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano. Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria. O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.
O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo. Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto. Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.
Oi, eu tenho vérias dúvidas.
Ainda tenho 16 anos,mas quando terminar o 2° grau na escola e tiver maior idade queria ir para os EUA. Meu sonho é ser atriz, e gostaria de morar em algum albergue e trabalhar para me bancar por lá,para fazer testes de filmes,peças,ou cursos.
gostaria de saber quais são os procedimentos… qual tipo de visto que tenho que tirar,que agências poderiam me ajudar,quais cidades que seriam melhores para morar ,etc.
Muito Obrigada !
Ola, tenho uma duvida, minha filha mora nos usa (legalizada) tem o green card, posso visita-la normalmente ou ate mesmo tomar a decisão de me mudar para la.
o fato de ela ja possuir o green card, poderia eu tambem tirar este documento.
grato pela atenção, aguardo retorno.
Oi, gostria de saber se tem algum programa em que posso estar me escrevendo que possa me ajudar a fazer um intercambio nos estado unidos, sem que eu possa pagar nada, tenho 18 anos moro em montes claros e tenho ingles basico, conheço o programa dos jovens embaichadores so que é muito dificil.
me mande um resposta pelo o meu e-mail.
muito obrigado pela atenção……
Paola,
Para estudar nos EUA você precisa de um visto de estudante. Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/vistos-de-estudante-nos-estados-unidos/
ola , minha irma casou nos eua e jah obtem o grin card, eu gostaria de fazer um curso lah com duracao de um ano. Mais sou casada no brasil e tenho uma filha de 3 anos. Meu marido ficaria no brazil e eu levaria minha filha comigo . Eu tenho o visto de turista. como faco? Gostaria que nesse tempo de 1 ano ela ficasse um uma creche particular lah ..
Caro, boa noite. Obrigado pela resposta. Espero achar o que necessito antes de me aventurar. Bem, parabéns pelo site, ajudou muito…
att.
César Carvalho/SP
Cesar,
Perdão, mas suas perguntas são muito difíceis de responder pois dependem de vários fatores e detalhes difíceis de discutir em um canal como este.
Obrigado pela rapidez! Sem querer abusar, se puder me responder serie muito grato. Saliento que não pretendo com essas perguntas obter as respostas mais completas, contudo, como não conheço a realidade americana (só notícias que na maior parte não são bem verdadeiras…) e não conheço ninguém por ai, como disse, o que puder me ajudar agradeceria muito. 1. sabe me dizer se fica mais barato levar minha mobilia e eletrodomésticos aqui do Brasil para Florida ou se é melhor compra-los ai mesmo? 2. planos de saúde ai nos EUA como a http://www.bcbs.com/, tem níveis (stard, master, plus, algo assim) como… Leia mais »
César,
Obrigado pelos elogios. Gostaríamos de poder lhe dar uma resposta definitiva, mas não estamos capacitados para isso, e não podemos contestar a orientação de um advogado. Porém, podemos lhe encaminhar à fonte de informações do departamento de imigração americano (USCIS) onde você pode ler os detalhes sobre o visto L-1A e se informar sobre as qualificações e limitações do mesmo:
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=64d34b65bef27210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=64d34b65bef27210VgnVCM100000082ca60aRCRD
Caros, boa noite. O melhor sitio até agora por mim visitado. Parabéns. Bem, após checar as opções viáveis para me mudar com minha esposa e filho para os EUA, acabei por optar (ou não ter outra escolha senão…) o visto L1 para mim e o L2 para minha família. Os advogados que consultei me disseram que: teria eu que ter uma empresa aqui no Brasil, faturamento mínimo 250 mil reais ano. Teria que ser registrado nessa empresa por no mínimo 12 meses com cargo de administrador. Com esses pré-requisitos, teria que montar um plano de negócio (modelo fornecido pelos escritórios… Leia mais »
Suelen,
Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Olá, gostaria mto de ir trabalhar nos estados unidos, tenho 28 anos, não tenho ensino superior. Queria levar meu filho comigo, ele tem 7 anos.Qual o primeiro passo que devo tomar??????
Rachel,
Sim, é bom sair do Brasil com um plano que lhe dê cobertura nos EUA. Não temos nenhuma recomendação em termos de planos. Seguro e plano de saúde neste contexto significam a mesma coisa. Quanto você será cobrada para ser atendida na emergência vai depender do problema para o qual você estará sendo atendida.
Então em relação a saúde, o ideal é sair do Brasil coberto, correto?? Qual vc me indica?? Existe diferença entre seguro e plano de saúde??Eu não tenho plano aqui e vou p/ NY, se eu passar o q faço?? serei cobrada em qts doláres para ser atendida em emergência?? Obrigada desde já.
Denise,
Veja o seguinte website que provê algumas informações relacionadas às suas perguntas:
http://www.bls.gov/oco/ocos072.htm
Adriana,
Essa questão da saúde pública é um tópico de grande debate politico nos EUA atualmente. Quanto ao valor para a entrevista, não sabemos informar – é melhor checar com o consulado no Brasil.
Obrigada pela resposta anterior. Fico chocada pois um país de primeiro mundo não oferecer hospital público como o Brasil e outros países.
Só tenho mais uma perguntinha:
Para a entrevista com o consulado americano nós precisamos pagar uma entrevista de 38 reais ou quatro veses, pois são 4 passaportes, meu, do meu marido e dos meus dois filhos.
Obrigada!
Olá,
Sou dentista formada no Brasil, soube que nos EUA a odontologia é tida como medicina dentária e que ao longo do curso há créditos de medicina no curículo. Então gostaria de saber:
A) Como validar meu diploma nos EUA?
B) É preciso validá-lo para cursar pós-graduação?
C) Tenho alguma vantagem para ser aceita em uma universidade por ter cursado uma renomada universidade pública no Brasil?
D) Há demanda no país para minha área de atuação, em especial no cuidado para pacientes hospitalares (internados)?
Obrigada!
Adriana,
Não existem hospitais públicos. O plano de saúde é fundamental.
Olá, agradeço pela resposta anterior, mas tenho outra pergunta que me preocupa.
Gostaria de saber se há facilidade de hospitais públicos em ny e, pois tenho 2 filhos pequenos, soube atravé deste site que planos de saúde e hospitais particulares são muito caros.
Obrigada.