Os Estados Unidos estão passando por uma das maiores crises financeiras desde a Grande Depressão de 1929.  Recentemente, várias importantes instituições financeiras tornaram-se insolventes, necessitando uma intervenção dramática do governo americano.  Primeiro foi a Bear Steans, um dos maiores bancos de investimentos em Wall Street que foi salvo pelo governo.  Logo em seguida o governo americano estatizou a Fannie Mae e a Freddie Mac, os maiores provedores de hipotecas nos Estados Unidos.  No fim de semana passado a Lehman Brothers faliu, e a Merrill Lynch foi vendida às pressas. 

Dos cinco maiores bancos de investimentos em Wall Street, três foram destruídos nos últimos dois meses, e os dois sobreviventes, Goldman Sachs e Morgan Stanley, estão sob tremenda pressão no mercado financeiro devido ao fato do valor de seu capital ter despencado.  Como se isso não fosse o suficiente, a maior asseguradora nos Estados Unidos, a AIG, chegou perto da falência e o governo americano teve que injetar 85 bilhões de dólares para salvá-la essa semana.

O Dow Jones Industrial Average, o principal índice do mercado de ações nos Estados Unidos, recentemente chegou a um total de perdas de cerca de 25% de seu valor desde sua mais recente alta.  Mas o problema não afeta somente os investidores em Wall Street.  Com vários bancos e instituições financeiras falindo e a possibilidade de mais falências a vir, as pessoas estão com medo e querem saber como proteger seu dinheiro.  O que fazer?

Primeiramente, para o seu dinheiro do dia-a-dia ou de poupança para curto-prazo, você deve checar se a conta no seu banco está assegurada pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC).  O FDIC protege até $100.000 em depósitos para cada indivíduo.  Se não for, coloque seu dinheiro em uma outra conta ou banco que seja assegurado.

Para os investidores em ações e bonds, os valores de seus investimentos irão flutuar de acordo com o mercado.  Isso não tem como prevenir.  Mas se a instituição financeira onde seu investimento se encontra falir, seu investimento está protegido pelo Securities Investor Protection Corporation (SPIC) até o valor de $500.000 por investidor.

Muita gente tem dinheiro em contas de money market.  Essas contas têm o propósito de manter seu dinheiro seguro, e cada unidade tem um valor fixo de $1.  Devido ao fato dessas contas investirem em veículos financeiros de curto prazo e de alta qualidade, dificilmente você perderá dinheiro nesse tipo de conta.  Porém, nem toda conta de money market é assegurada pelo FDIC, e o valor da unidade pode cair abaixo de $1, o que significa que você potencialmente pode perder dinheiro com esse tipo de conta.  Isso só aconteceu duas vezes até hoje na história, mas uma dessas vezes foi recentemente, e aconteceu com um dos maiores fundos de money market do país.

Se você não se sente seguro tendo seu dinheiro investido em uma conta de money market, coloque o seu dinheiro em uma conta de “savings” com um banco assegurado pelo FDIC.  Você receberá menos juros do que na conta de money market mas pelo menos pode dormir mais tranqüilo pois seu dinheiro está seguro até o valor de $100.000.

Se você é um investidor em ações e tem uma perspectiva de longo prazo, quer dizer, não vai precisar de seu dinheiro por pelo menos cinco anos, não se preocupe com a crise financeira atual.  O mercado de ações poderá cair ainda mais nas próximas semanas, mas ao longo prazo, muito provavelmente o valor se seu investimento irá crescer mais rápido do que em qualquer outra forma de investimentos.  A melhor política nesse momento é não entrar em pânico.

Esperamos que esta crise financeira passe logo, e que possamos voltar a ter estabilidade e tranqüilidade.  Essas crises financeiras são normais e passageiras, mas enquanto a crise atual não for resolvida a melhor coisa é saber onde está o seu dinheiro e como protegê-lo.

Deixe um comentário

6 Comentários em "Como Proteger o Seu Dinheiro nos Estados Unidos"

avatar
Sara
Visitante
Olá! Excelente artigo. Aqui no Brasil os bancos oferecem diferentes tipos de fundos de investimento, que variam no que diz respeito as taxas cobradas, os juros que rendem, o risco que envolvem, etc. Existe banco nos Estados Unidos (como por exemplo o Bank of America), que forneça a opção de fundo de investimento de renda fixa de baixo risco (o que colocaria o rendimento mensal em torno de 1%)? Acredito isso seja chamado de monthly secure income fund? Foram citados diferentes tipos de contas na qual podemos colocar o dinheiro, essas contas são o equivalente aos nossos fundos de investimento?… Read more »
wesley
Visitante

e vc q ta no brasil e q tentar um visto de turismo entra ai e ler com atençao e ver q vc nao precisa pagar os outro pra fazer o q vc pode ..visto para o estados unido ,,,http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR ou este aqui http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=2170&submenu=107&itemmenu=86

olha q bem mais facio do q vc tentar pagar uns porair

wesley
Visitante

o unico banco q funciona e o unibanco do brasil entra ai q vc vai ver ,www.unibanco.com.br

sergio
Visitante

gostaria de saber qual banco nos estados unidos funciona como a CEF no Brasil…. se existe um banco como a CEF … agradeço a atenção qualquer informação positiva favor informar no e-mail sergio_ctb@hotmail.com

wpDiscuz