Continuam as Reclamações de Caixas Retidas nos Portos Brasileiros

Fonte:  Comunidade News 

Alfândega do Porto de Santos desmente leilão.

Imigrantes que enviaram caixas ao Brasil continuam reclamando que não conseguem liberar as caixas retidas nos portos. Segundo a alfândega do Porto de Santos, o despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua a ser efetuado normalmente.

Uma grande lista de reclamações chegou até a Organização Não Governamental Brasileira de Apoio ao Emigrante (ONG BAE), localizada em Poços de Caldas (MG). O fundador da ONG, Walther Alvarenga, brasileiros que moraram nos Estados Unidos começaram a procurar a BAE há dois anos. Segundo ele, são pessoas de várias partes do Brasil.

De acordo com ele, os emigrantes apresentavam a devida documentação no porto, mas não conseguiam retirar seus contêineres e caixas. As mercadorias foram enviadas através da Adonai Express e da Express Moving. Conforme Alvarenga, a maioria das pessoas que procuraram o porto não foram atendidas e não conseguiram retirar as caixas. “As que conseguiram tirar as caixas, as caixas estavam mexidas, faltando coisas”, disse ele.

Em uma nota oficial, a BAE repudia a decisão da alfândega do Porto de Santos em leiloar os contêineres retidos, e diz que foi fixado o prazo de 28 de fevereiro de 2011 para a retirada das caixas. Segundo a nota, a polícia alfandegária alega desinteresse por parte dos brasileiros. A nota foi enviada a José Antônio Gaeta Mendes, Inspetor Chefe da Alfândega do Porto de Santos, ao Deputado Federal Geraldo Thadeu e ao Conselho Nacional de Imigrantes.

Segundo Walther, uma mulher ficou no porto durante uma semana e não conseguiu retirar a mercadoria dela. Vários moradores de Poços de Caldas, conforme Alvarenga, estão entre os lesados. Em um dos casos, uma ex-moradora dos EUA, que ficou 21 anos no país, não conseguiu retirar a mercadoria porque não apresentou um comprovante de residência.

Entre os brasileiros que não conseguem retirar a mercadoria estão duas ex-moradoras de Mount Vernon (NY). Uma das brasileiras contou que o marido dela esteve no Porto de Santos duas vezes e não conseguiu retirar a caixa. Segundo ela, o porto disse que eles deviam desistir de retirar a mercadoria, a qual iria para leilão.

Tânia Bertozzi, que morou em White Plains (NY), está tentando reaver a caixa através de um despachante, e está bastante esperançosa.

Encerramento de Trabalhos

Por e-mail ao Comunidade News, o inspetor Gaeta Mendes confirmou que 28 de fevereiro último foi apenas a data em que encerraram os trabalhos da comissão encarregada de examinar os despachos dos contêineres enviados pela Adonai, os quais haviam sido apreendidos em meados de 2009. Segundo ele, foram liberadas cerca de 1.000 bagagens.

“O que não foi liberado é porque não se conseguiu comprovar a titularidade de seu proprietário e será objeto de aplicação da pena de perdimento, podendo ter como destinação a destruição, doação ou leilão, conforme a natureza do bem, mas esse procedimento ainda não teve início. O despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua sendo feito normalmente pelo setor competente da Alfândega (Equipe de Bagagem)”, disse o inspetor.

Segundo reportagem do jornal Brazilian Voice, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal continuam a série de investigações iniciadas há quatro anos, a fim de comprovar a procedência de mercadorias que estariam enquadradas em contrabando. Centenas de contêineres aguardam liberação no Porto de Santos, de acordo com o detetive Elísio Rodrigues.

De acordo com o blog do jornalista Beto Moraes, a empresa de consultoria OBTS contratou advogados, os quais estão conseguindo indenizações de determinadas empresas que foram judicialmente acionadas. Os interessados devem ligar para Daisy no número (781) 629-2603. A fim de ser classificadas como vítimas de empresas de envios de caixas e não ser taxadas, as pessoas devem mencionar o código “B50”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

148 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vganer de Almeida
8 anos atrás

Sou mais uma das tantas vítimas da IPANEMA MOVING, pois a minha mudança estea retida no porto do Rio de Janeiro com encargos diários sobre o conatiner que contém mais 3 mudanças como a minha. Segundo o despachante que trabalha/traba;hava para a IPANEMA MOVING, nóes teremos que arcar com todas as depesas que essa maldita companhia nõa pagou nenhum encargo para que o conatiner chegasse até seu destino. Meu container ee de número 161 e caso as pessoas envolvidas possam se comunicar comigo eu agrdeceria. Meu e-mail é vagner.de.almeida@gmail.com Somos roubados e nõa hea leis que nos socorram. Essa cia… Read more »

perciliana de souza
perciliana de souza
8 anos atrás

Oi pessoal!!! Se alguem tiver caixas no container 159 vamos nos unir e tentar pegar nossos pertences de volta. Me mandem email, o endereco e percilianadesouza@hotmail.com. Obrigada

Noeme Figueira
Noeme Figueira
8 anos atrás

Também fui lesada pela IpanemaMoving. A última informação que tive de minha mudança com 7 volumes diz estar no porto de Belém-PA desde o dia 28/2/11 aguardando liberacao. É importante obter o nr real do container para solicitar a liberaçao administrativa no porto. O nr de referência do meu container é 128. Se alguem mais mandou mudança com este número por favor entre em contato para que possamos fazer uma ação conjunta.

Gilberto Franco Barros
Gilberto Franco Barros
8 anos atrás

Minhas cx foram enviadas pela ipanemamoving. gfrancobarros@hotmail.com

Gilberto Franco Barros
Gilberto Franco Barros
8 anos atrás

Tenho 2 cx enviadas em epocas diferente: a primeira veio em 27 de março de 2010, Container 97, a qual, esta aguardando liberação no Porto de Santos desde desde 16 de Maio de 2010 . A outra cx enviada em novembro de 2010, aguarda liberação no Porto de Belem, container 123. Se alguem tiver cxs nestes container , ou sabem, onde estes container estão entrem em contato: gfrancobarros@hotmail.com

yara Alencar Maia
yara Alencar Maia
8 anos atrás

Continuo aguardando que me chamen ou algo similar, pois nao e justo agirem dessa forma. para receber os dolares e tudo gentilezas e depois silencio absoluto.

yara Alencar Maia
yara Alencar Maia
8 anos atrás

Minha mudanca ja esta no Rio de Janeiro liberada pela Alfandega mas detida pela Ipanema sem dar a minina satisfacao de como podemos agir para retirada de nossos pertences. Sou uma sra maior com problemas de saude e com meus aparelhos de exercicio respiratorios dentro da minhas caixas, nao sei o que fazer necesito ajuda de como tirar meus pertenses.

Yara Alencar Maia
8 anos atrás

Eu tambem me encontro sem noticias, e ao me dirigir ao despachante a unica resposta que tenho e que o Sr Junior(se e que se pode dizer senhor) vai se comunicar por tel ou email o que nao passa. Minha mudanca pelo rasteamento estava no porto desde do dia 6/1/12 ,Como nao tinha noticias estive no escritorio do Sr;Kerginaldo Araujo Belizario uma semana antes do carnaval e nada de noticias, ontem resolvi telefonar e uma sra que nao deu o nome pediu meu tel e email que o Sr;Kerginaldo me chamaria o que nao aconteceu voltei a telefonar e fui… Read more »

sueli
sueli
8 anos atrás

AS VITIMAS DE QUALQUER EMPRESA PODE E DEVE ESCREVER PARA DAC@ITAMARATY.GOV.BR AT CLAUDIA LESADOS PELA “NOME DA EMPRESA”
FACAM COMO O COMPANHEIRO TOMAZ RIBEIRO INDICOU NO DEPOIMENTO ACIMA.
UNIDOS PODEMOS MUDAR ESTA VERGONHA.
EU SO VITIMA DA BRCOURIER E JA ENVIEI MEU EMAIL.
NAO ESPERE ESCREVA.

Lurdes Baia
Lurdes Baia
8 anos atrás

A Ipanema Moving tem a minha mudanca inteira retida no galpao de NJ! Sao 33 caixas e mais de 25 anos de itens pessoas guardados com carinho, e agora estou retornando ao Brasil onde vou me aposentar. Tenho problemas de saude, sou diabetica e estou com a minha passagem marcada para o final do mes de Marco e preciso resolver isso antes de ir embora. Paguei tudo adiantado e foi muito dinheiro que juntei com sacrificio para fazer esta mudanca…Hoje enviamos um caminhao para o galpao de NJ, como nao conseguimos contato com ninguem, resolvemos tentar achar alguem la para… Read more »

roberta
roberta
8 anos atrás

fui roubada pela Ipanema ha mais de 1 ano mandei caixas com eles e ate agora nada de chegar gostaria de ajuda e informacoes sobre o qufazer me ajudem por favor meu e mail e lzeusao2006@hotmail.com

roselydepava
8 anos atrás

pessoal lesado pela ipanema moving add este email pra nos juntarmos para lutarmos por nossas coisas.
lesadosipanemamoving@groups.live.com
estamos em contato com o itamaraty aqui no brasil

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

Mais novidades!!
Comunicado OFicial Falência Ipanema Moving Leiam no link abaixo publicado pelo próprio presidente da Ipanema:
http://www.jornal.us/article-6293.Ipanema-Moving-fecha-as-portas-agora–oficial-.html
Deus abençoe

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

LESADOS PELA IPANEMA MOVING Olá! Prezados, mais uma vez estou em contato, Bem, depois da Adonai dar um tombo, e lesar os Brasileiros, agora estamos na mesma situação, só que com o Ipanema Moving, a empresa faliu e todos os funcionários sumiram sem deixar rastros, ou qualquer informação a todos nós! Vamos nos Unir, divulguem, somem mais contatos para nós, quanto mais gente melhor!! Criei um grupo de email para lesadosipanemamoving@groups.live.com , Enviem email, depois aceitem o convite, assim, toda vez que alguém tiver uma novidade sobre o assunto pode mandar, direto no email do grupo , daí, todos vão… Read more »

adriana de almeida
adriana de almeida
8 anos atrás

tenho minha mini mudanca com a ipanema desde dia 10 de outubro de 2011 . agora cheguei ao brasil e estou esperando minhas coisas ate hoje , ate tres meses atras eles me ligaram me pedindo documentos e eu enviei para o rio , dai isso q acalmou pois ja era um sinal . dai entrei no rastreamento e esta dando q esta no porto de destino . mas ja n sei mais onde pode esta , talves nem dos eua saiu . ja n sei mais o q fazer ! se alguem tiver alguma informacao por favor me comunique

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

É pessoal! temos que nos unir!! Divulgem!!Peçam para que todos entrem em contato!Usn com os outros! Pois temos que obter informaçôes no porto do Rio, e depois entrar-mos com mandado de segurança, para evitar que nossas coisas caiam no perdimento e depois leilão, portanto quem tiver caixas no Container 163, favor entara em contato – tomazfribeiro@hotmail.com
Deus abençoe a todos!
Abraço Tomaz

gislaine
gislaine
8 anos atrás

meu nome e gislaine mandei uma caixa com a ipanema moing em 28/07/11 e ate o momento nao tenho resposta da caixa , se alguem puder me ajudar a resolver esse problema . meu fone 856 495 4670

paulo oliveira
paulo oliveira
8 anos atrás

olá pessoal, meu nome é paulo oliveira. Eu e minha esposa não enviamos só caixas com a ipanema, mas nossa mudança toda dos eua. Minha esposa é americana e vamos entrar com processo judicial lá também. Já existe mandado de prisão para os donos da Ipanema (www.pmonauer.com para ler matéria publicada sobre o o mandado) O NÚMERO DO MEU CONTAINER É 158. Se alguem aqui tiver alguma informação sobre este container ou qualquer outra informação que nos ajude a recuperar nossos bens, por favor compartilhar neste fórum. Desde já agradeço o depoimento de todos peço união de todos aqui para… Read more »

perciliana de souza
perciliana de souza
8 anos atrás

Oi pessoal…A Ipanema Moving esta sacaneando com a gente mesmo. Nao e justo. Vamos nos unir para saber o nome da pessoa que tem os documentos dos containers e assim tentarmos liberar do porto. Eu tenho caixas no container 163 e 159. Vamos nos unir antes que seja tarde demais. Obrigada. Entre em contato comigo pelo email percilianadesouza@hotmail.com

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

Bom dia! Pessoal, liguei na Transmudanças, segundo informações dos mesmos, em reunião ocorrida na semana passada, a Ipanema decretou falência. A atendente me informou também que, a Ipanema retirou todas as caixas que se encontravam neste de Depósito, segundo a Transmudanças, os mesmos não recebem pelos serviços prestados desde outubro do ano passado. Ainda conforme informações da Transmudanças o ultimo conteiner que os mesmo receberam em seu Galpão foi o de numero 155, recebido no mês de Janeiro, os mesmo já não trasnportavam mais nada para Ipanema desde Dezembro. Bem, solicito a todos que venham a ver estas informções via… Read more »

148
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x