Continuam as Reclamações de Caixas Retidas nos Portos Brasileiros

Fonte:  Comunidade News 

Alfândega do Porto de Santos desmente leilão.

Imigrantes que enviaram caixas ao Brasil continuam reclamando que não conseguem liberar as caixas retidas nos portos. Segundo a alfândega do Porto de Santos, o despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua a ser efetuado normalmente.

Uma grande lista de reclamações chegou até a Organização Não Governamental Brasileira de Apoio ao Emigrante (ONG BAE), localizada em Poços de Caldas (MG). O fundador da ONG, Walther Alvarenga, brasileiros que moraram nos Estados Unidos começaram a procurar a BAE há dois anos. Segundo ele, são pessoas de várias partes do Brasil.

De acordo com ele, os emigrantes apresentavam a devida documentação no porto, mas não conseguiam retirar seus contêineres e caixas. As mercadorias foram enviadas através da Adonai Express e da Express Moving. Conforme Alvarenga, a maioria das pessoas que procuraram o porto não foram atendidas e não conseguiram retirar as caixas. “As que conseguiram tirar as caixas, as caixas estavam mexidas, faltando coisas”, disse ele.

Em uma nota oficial, a BAE repudia a decisão da alfândega do Porto de Santos em leiloar os contêineres retidos, e diz que foi fixado o prazo de 28 de fevereiro de 2011 para a retirada das caixas. Segundo a nota, a polícia alfandegária alega desinteresse por parte dos brasileiros. A nota foi enviada a José Antônio Gaeta Mendes, Inspetor Chefe da Alfândega do Porto de Santos, ao Deputado Federal Geraldo Thadeu e ao Conselho Nacional de Imigrantes.

Segundo Walther, uma mulher ficou no porto durante uma semana e não conseguiu retirar a mercadoria dela. Vários moradores de Poços de Caldas, conforme Alvarenga, estão entre os lesados. Em um dos casos, uma ex-moradora dos EUA, que ficou 21 anos no país, não conseguiu retirar a mercadoria porque não apresentou um comprovante de residência.

Entre os brasileiros que não conseguem retirar a mercadoria estão duas ex-moradoras de Mount Vernon (NY). Uma das brasileiras contou que o marido dela esteve no Porto de Santos duas vezes e não conseguiu retirar a caixa. Segundo ela, o porto disse que eles deviam desistir de retirar a mercadoria, a qual iria para leilão.

Tânia Bertozzi, que morou em White Plains (NY), está tentando reaver a caixa através de um despachante, e está bastante esperançosa.

Encerramento de Trabalhos

Por e-mail ao Comunidade News, o inspetor Gaeta Mendes confirmou que 28 de fevereiro último foi apenas a data em que encerraram os trabalhos da comissão encarregada de examinar os despachos dos contêineres enviados pela Adonai, os quais haviam sido apreendidos em meados de 2009. Segundo ele, foram liberadas cerca de 1.000 bagagens.

“O que não foi liberado é porque não se conseguiu comprovar a titularidade de seu proprietário e será objeto de aplicação da pena de perdimento, podendo ter como destinação a destruição, doação ou leilão, conforme a natureza do bem, mas esse procedimento ainda não teve início. O despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua sendo feito normalmente pelo setor competente da Alfândega (Equipe de Bagagem)”, disse o inspetor.

Segundo reportagem do jornal Brazilian Voice, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal continuam a série de investigações iniciadas há quatro anos, a fim de comprovar a procedência de mercadorias que estariam enquadradas em contrabando. Centenas de contêineres aguardam liberação no Porto de Santos, de acordo com o detetive Elísio Rodrigues.

De acordo com o blog do jornalista Beto Moraes, a empresa de consultoria OBTS contratou advogados, os quais estão conseguindo indenizações de determinadas empresas que foram judicialmente acionadas. Os interessados devem ligar para Daisy no número (781) 629-2603. A fim de ser classificadas como vítimas de empresas de envios de caixas e não ser taxadas, as pessoas devem mencionar o código “B50”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

148 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
roselydepava
8 anos atrás

pessoal que tem problemas com a ipanema moving se unam a mim para tentar mos alguma coisa,pois segundo informações a ipanema moving esta decretando falencia hoje nos estados unidos.meu tel e´codigo 11 2803 70 26 falar com rosely

Alex Viegas
Alex Viegas
8 anos atrás

A IPANEMA MOVING QUEBROU !!! levando as caixas de muitos Brasileiros. Gracas a Deus Consegui o telefone da transportadora que fazia o transporte das caixas no Brasil , Transmudancas (21) 2712-7342 em Sao Goncalo RJ ( muito seria por sinal ),,, Conversei com Nildo que e o gerente. Consegui Pegar A minha ,, Mas Fiquei assustado com tanta merda que a ipanema fez , Tentando ligar para os clientes dizendo que estava com as caixas retidas na transportadora e cobrando 150 dollares para poder entregar ,,,, Bando de canalhas !!! Aqui Na Regiao de Boston MA tem um canalha de… Read more »

marilene garcia
marilene garcia
8 anos atrás

Caros companheiros desse infortunio, postei acima tres comentarios que podera ser de utilidade a alguem. O que posso vos dizer nesse momento eh que eu insisti por mais de 2 meses com a Ipanemamoving para que me fornecessem o numero do conteiner onde estavam as minhas duas caixas. Apos muita insistencia, eles me forneceram e com esse numero de conteiner em maos eu fui ate a Alfandega em Santos e protocolei o pedido da DSI, esperi uns 45 minutos e saiu a resposta negativa. Eles nao podiam dar-me a DSI porque eu nao tinha o BL, conhecimento de embarque. Ato… Read more »

sueli
sueli
8 anos atrás

PROCURO PESSOAS QUE ENVIARAM CAIXAS PELA BRCOURIER NO ANO DE 2009.PORFAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO.PODEMOS TROCAR INFORMACOES E QUEM SABE NOS AJUDAR.MEU EMAIL E ILEUS@LIVE.COM.

Tomaz
Tomaz
8 anos atrás

Bem gente!! Nossa situação anda bem difícil! No comentario acima da Srta Talita, é o primeiro que vi alguém dizer que recebeu algo da Ipanema!Bem continuemos na luta!Uma matéria no Fantástico seria ótima,,mas será que eles fariam uma materia que prejudicasse um anunciante?? Afinal a propaganda da Ipanema na Internet e na Globo internacional é forte quem num conhece cai no conto do vigário!Abraço!Paz Força e Fé a todos!

Talita Aguiar
Talita Aguiar
8 anos atrás

Também estamos sendo lesados pela IPANEMA MOVING. Minha mãe enviou 6 caixas em janeiro de 2011 e até agora não recebeu nada e nenhuma informação, nenhum respaldo, nenhum respeito dessa empresa.
Tambem enviou 4 caixas em maio 2011 que chegaram em outubro, mas essas de janeiro ainda não chegaram!
Vamos mandar e-mail pro FANTASTICO solicitando uma investigação pois essa empresa não pode continuar nos enganando dessa maneira!

Mirian Marques
Mirian Marques
8 anos atrás

IPAMEMA MOVING ESTOU PROCURANDO PESSOAS PARA ENTRARMOS COM PROCESSO CRIMINAL TEMOS Q UNIR E MOVER UMA ACAO …TENHO CIDADANIA , PAGUEI MEUS IMPOSTOS E TB TENHO SEGURO DAS CAIXAS ..E VIM MORAR AQUI NO BRASIL E MINHA MUDANCA ESTA LIBERADA PELA ALFANDEGA E ELES NAO MANDA PARA MIM MINHAS CAIXAS ..ESTOU ACIONANDO A POLICIA DO RIO DE JANEIRO PARA VERIFICAR SE MINHAS CAIXAS ESTAO AONDE A PATRICIA DINIS ME DISSE Q ESTA …PRECISO DE MAIS PESSOAS COM RECLAMACOES PARA FALAR COM O DELEGADO DR. OSCAR NO RIO . FAVOR MANDAR E-MAILS PARA MIM .. mirianboday@hotmail.com espero contacto de todos q… Read more »

Miriam
Miriam
8 anos atrás

IPANEMA MOVING lesou e continuara lesar tanta gente,bando de animais respondem pelo menos o e-mail ,eu quero meus pertences bando de irresponsaveis,vcs vão pagar por tdo.desejo q vcs pagem por tda caixa roubada por vcs

sueli
sueli
8 anos atrás

EU JA ESCREVI PARA O SBT E GLOBO.VAMOS TODOS DENUNCIAR.ESCREVAM SO ASSIM CHAMAREMOS ATENCAO DA JUSTICA.

jose carlos ribeiro
8 anos atrás

AMIGOS, VOLTEI PRA PEDIR AJUDA TODOS QUE ESTAO SENDO LESADO POR ESSAS EMPRESA DE ENVIO DE CAIXAS AO PRA BRASIL.

VAMOS FAZER UM MOVIMENTO INDO AOS MEIO DE COMUNICAÇOES: JORNAIS E RADIOS. – PARA SABER QUANTOS ESTAOS NA MESMO SITUAÇOES.

SEM MAIS NO MOMENTO.

NAO VAMOS DEIXA NOS LEVAR POR MAIS UM ROSTINHO BONITO NESSAS PROPAGANDO ENGANOSASSSSS…

jose carlos ribeiro
8 anos atrás

Bem amigos, tudo isso nao passa de uma grande ilusao, tenho duas caixas enviada pela ipanema desde de agosto 11 nao tenho nada resolvido.

Temos que procurar uma forma legal pra enguadrar ele nos artigos: propaganda enganosa, formaçao de guadrilha, apropriaçao indebita, falsidade deoligica, por usar o nome do orgao federal pra apropriar dos nossos bens.

Isso e uma vergonha, vou voltar ao BRASIL e tenho todo tempo pra descobrir o endereço dessa rede da guadrilha quero o que e meu de volta.

sueli
sueli
8 anos atrás

PAREM DE RECLAMAR AQUI SOMENTE.ESCREVAM PARA OS JORNAIS DE TODAS AS EMISSORAS.FAZAM ALGO ALEM DE FICAR PERGUNTANDO UNS PARA OS OUTROS O QUE DEVEM FAZER.ESCREVAM CONTANDO SUAS HISTORIAS.SE TODOS NOS NOS UNIRMOS SO ASSIM IRA CHAMAR A ATENCAO DAS EMISSORAS E AI ENTAO DAS AUTORIDADES.PAREM DE SEREM AS VITIMAS,VAMOS ATACAR.EU JA FIZ MINHA PARTE.E VOCE??

Rodrigo Lemos
Rodrigo Lemos
8 anos atrás

Mandei uma cx em Abril de 2011 pela Ipanema Moving e até agora não chegou. Sãom pessoas enroladas, que nao cumprem o que prometem!!! Abram os olhos, não enviem por eles …..

Denise
Denise
8 anos atrás

Leiam essa mensagem do Paulo da Hello Brazil News e liguem pra ele. Ele esta pronto ajudar as pessoas a receberem indenizacoes pelo envio das caixas (nao as caixas).

http://www.hellobrazilnews.com/online/index.php?option=com_content&view=article&id=85:rio-maia-moving&catid=3:noticias-internacionais

ROSANA
ROSANA
8 anos atrás

MINHAS CAIXAS ESTAO PRESAS DESDE DO DIA 28/05/2010 E A IPANEMA MOVING NAO FAZ NADA, SO ENROLA E MENTE….MINHA VIDA DE QUASE 6 ANOS NOS EUA PERDIDA EM CAIXAS DESSES INRESPONSAVEIS , GANANCIOSOS POR DINHEIRO E MAIS AINDA SÃO BANDIDOS ESDCONDIDOS ATRAS DA EMPRESA…
DEVERIAM SER TODOS PRESOS E ACABAR DE VEZ COM ESSA EMPRESA 171…

Maristela
Maristela
8 anos atrás

Alguem recebeu certinho encomendas enviadas pela Ipanema Moving?

Hellen
Hellen
8 anos atrás

Minha mae mandou 3 caixas pela ipanema moving em maio de 2010, nunca chegaram e a empresa nao responde mais, muito triste isso, ela la trabalhando todos os dia com dor, pra conseguir mandar as coisas, e agora perdemos tudo. Muita raiva disso!

sueli
sueli
8 anos atrás

Desculpe pelos erros no meu texto acima.Estou muito nervosa com esta situacao.

sueli
sueli
8 anos atrás

Infelizmente nao sai na imprensa sobre o golpe que as empresas continuam aplicando nos clientes que confiam nelas.Tambem sao poucos os videos no you tube que fala sobre o assunto,como o video ALFANDEGA DA PRAZO PARA RETIRADA DE CAIXAS RETIDA EM SANTOS SP e tambem o video REPORTAGEM FANTASTICO DIA 14-06-2009. Pessoal nos so conseguerimos algum resultado no nosso caso se a empresa entrar e publicar sobre esta vergonha.Eu ja escrevi para a globo jornal nacional falando sobre o assunto,mais sozinha nao poderei fazer nada.Vamos seguir o exemplo dos paises que se uniram para tirar seus ditadores.Estas empresas de golpistas… Read more »

Melissa Xavier
Melissa Xavier
8 anos atrás

Turma estou com o mesmo problema com a ipanema, não cheguei a ir em santos,mas ligo direto,mas sem o numero real do container não tem como, se alguem tiver algo pra me ajudar entra em contato mel_reri@hotmail.com

148
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x