As eleições para Presidente e Vice-Presidente dos Estados Unidos serão realizadas no dia 3 de Novembro.  Para muitos brasileiros que estão nos Estados Unidos há pouco tempo o processo político americano pode parecer um bicho de sete cabeças.  Por isso tentaremos explicar neste artigo alguns aspectos básicos de como funciona esse processo.

Os Principais Partidos

Existem somente dois partidos principais nos Estados Unidos: Republicanos e Democratas.  Apesar de existirem outros pequenos partidos, eles são tão pequenos que na prática não têm nenhum significado.  Existem também aqueles que se chamam de Independentes, ou seja, não estão associados a nenhum partido político.

Os Republicanos são os conservadores.  Em geral eles acreditam em um governo com poucos programas sociais e com uma taxa de imposto baixa.  Eles também acreditam nas forças do mercado capitalista com pouca intervenção governamental.  Eles tendem a ter uma posição mais rígida e inflexível quanto à política exterior.  Presidentes recentes do partido Republicano incluem George W. Bush e George Bush (pai), Ronald Reagan, Richard Nixon e Gerald Ford.

Os Democratas são os liberais.  Em geral eles acreditam em um governo mais ativo com vários programas sociais.  Eles acreditam que o capitalismo absoluto favorece aos ricos e que o governo deve intervir para proteger a classe média e os pobres.  Eles tendem a ter uma posição mais flexível, procurando a diplomacia quanto aos assuntos internacionais.  Presidentes recentes do partido Democrata incluem Bill Clinton, Jimmy Carter, Lyndon Johnson e John F. Kennedy.

As Eleições

O processo eleitoral começa com a nominação dos candidatos a Presidente pelos partidos Republicano e Democrata.  Este período eleitoral é chamado de “primaries” e as delegações dos partidos votam para decidirem quem será o candidato de cada partido.  Uma vez determinado o candidato a Presidente de cada partido, esses candidatos escolhem quem serão os seus parceiros nas eleições, ou seja, os candidatos a Vice-Presidente.  O processo de seleção dos candidatos culmina com as convenções dos partidos, nos quais os candidatos oficialmente aceitam suas nominações.

Os Debates

Uma vez que os candidatos a Presidente e Vice-Presidente são finalizados para cada um dos dois partidos, ocorre uma série de debates entre eles.  Muitos americanos têm uma grande afeição a um dos partidos principais, e votam com o partido indiferente do candidato.  Mas vários americanos decidem os seus votos baseados não somente nos princípios dos partidos, mas nas qualificações dos candidatos.  Por isso esses debates são fundamentais para a decisão dos vencedores.

Os Resultados

Os resultados finais são computados através de um processo bastante complicado.  Os vencedores das eleições americanas não são computados através de uma contagem simples dos votos.  Basicamente, em uma explicação bem simplificada, cada estado tem um certo “peso” dependendo do tamanho de sua população, de forma que os candidatos precisam vencer a maioria dos votos em vários estados com peso suficiente.  Um exemplo bastante significativo de como funciona este processo foi o resultado as eleições do ano 2000.  Naquele ano, apesar de Al Gore ter recebido no total mais votos do que George Bush, ele perdeu as eleições.

Os Estados Unidos vivem hoje um momento histórico, onde pela primeira vez um candidato de raça negra concorre a presidente pelo partido Democrata.  O partido Republicano não fez por menos, e escolheu uma mulher para concorrer ao cargo de Vice-Presidente, sendo esta a primeira vez que uma mulher concorre a esse cargo por esse partido.

Deixe um comentário

2 Comentários em "O Processo Político Americano"

avatar
Gustavo
Visitante

Boa tarde,

Gostaria de saber se um americano pode abrir uma empresa em Miami com um Brasileiro residente no brasil.

Obrigado.

wpDiscuz