Fonte:  Comunidade News 

O melhor da Música Popular Brasileira (MPB) está agora reunido num livro cheio de ritmo. Brazilian Rhythms on the Keyboard, de autoria do músico Cidinho Teixeira, ensina como adquirir ritmo ao piano, e é feito para todos os amantes do suingue Brasil.

Com lançamento oficial previsto para dezembro próximo, o livro levou 9 anos para ficar pronto. A idéia do livro foi amadurecendo à medida em que o ritmo de Cidinho ditava a procura pelas aulas. Segundo Cidinho, o ritmo sempre foi a marca registrada dele. “Todos os músicos comentavam”, afirmou o músico e professor de piano.

A obra está com certeza contagiando até mesmo os músicos estrangeiros. Segundo Cidinho, faltava ritmo na música deles.  Agora, Brazilian Rhythms serve de livro didático para as lições de piano.  Feita com muito amor, a obra musicada está caindo no gosto de todos, inclusive dos guitarristas.

E não é para menos. O livro é uma verdadeira viagem ao mundo da MPB, com coloridas fotos que dançam ao som da bossa nova, samba, maracatu e chorinho, este último acompanhado de belas imagens dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, onde nasceu. O local é até hoje conhecido como o reduto boêmio da Cidade Maravilhosa.

Com 51 anos de carreira e morando nos EUA há 23 anos, Cidinho também compõe e produz. Foi no Rio de Janeiro que começou a fazer nome na cena musical, tocando com os renomados Gilberto Gil e Gal Costa. Em companhia do ex-ministro da cultura, esteve em tour pela África. Sua bem sucedida carreira inclui uma gravação com Mark Murphy e arranjos para o CD de Blossom Dearie, ambos grandes nomes do jazz americano.

Ritmo em família

Outros grandes nomes da MPB ajudam a obra de Cidinho a ganhar ainda mais ritmo. Entre eles, Djavan, Simone e Tim Maia. Não poderia faltar ainda uma breve história sobre todos aqueles que ajudaram a música brasileira a ganhar nome, dentro e fora do país tropical.

Gaúcho de Rio Grande, Cidinho mora atualmente em Clark, New Jersey. Os passos musicais estão sendo seguidos pelas 5 filhas. Gisela, Mary, Carolina, Lira e Stephanie formam o quinteto Gimacalis, cujo nome é formado pelas iniciais delas.

Casado com uma atriz de teatro e avô de duas meninas e um menino, contou com a ajuda dos alunos Janet Lemansky e Pedro Bermudez para que o sonho do livro se concretizasse. A felicidade dele é ver o ritmo se espalhar mundo afora.  “Meu propósito é fazer todo o mundo suingar”.

Quem quiser apreciar o ritmo de Cidinho Teixeira deve ir à Churrascaria Tribeca, em Nova Iorque, todos os sábados, das 7pm às 12am, onde ele toca acompanhado da filha Carolina. Os domingos são reservados para o Zinc Bar, também em Nova Iorque, das 9h30pm à 1h30am.

Os interessados em adquirir Brazilian Rhythms on the Keyboard devem ligar para Cidinho Teixeira, telefone (908) 709-3252 ou (908) 531-6845, ou enviar um e-mail para cidinho428@gmail.com ou cidinho@comcast.net.

Reproduzido com permissão do Comunidade News.  Leia outros artigos do Comunidade News.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz