Imigração

Como Obter um Visto para Entrar nos Estados Unidos

Todos os brasileiros que não são residente permanente (portador de green card) ou cidadão americano, precisam obter um visto para entrar no território americano.  Existe uma grande variedade de vistos que atendem a várias situações, mas os vistos que se aplicam à grande maioria das pessoas podem ser resumidos basicamente em quatro categorias.

Aqui vão as quatro categorias de vistos mais comuns emitidos pelo governo americano:

  • Visto temporário para negócios (B-1)
  • Visto temporário para turismo (B-2)
  • Visto de estudante e de intercâmbio (várias sub-categorias)
  • Visto de trabalho temporário (várias sub-categorias)

Neste artigo vamos nos concentrar nos dois primeiros vistos mencionados acima, ou seja, os vistos temporários para turismo e para negócios.  Como os vistos de estudante e de intercâmbio e os vistos de trabalho temporário têm várias categorias e são mais complexos, dedicaremos outros artigos exclusivamente para eles.

O visto B-1 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente com o propósito de fazer negócios (por exemplo, participar em conferências e palestras) ou para fazer um tratamento médico, ou para quem acompanha um membro da família para fazer um tratamento médico.

O visto B-2 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente para fazer turismo ou para visitar parentes e amigos.

Para obter os vistos B-1 ou B-2 você precisa demonstrar que sua intenção é de realmente visitar os Estados Unidos temporariamente e de deixar os Estados Unidos no fim do período autorizado inicialmente ou por extensão do visto provido pelo USCIS (o departamento de imigração americano).   Além de ter um passaporte válido, para obter estes vistos, você terá que provar que:

  • Você mantém uma residência no Brasil que você não tem intenções de abandonar
  • Você tem condições de se sustentar financeiramente enquanto está nos Estados Unidos
  • Você á admissível nos Estados Unidos.  Isto quer dizer que você não é um criminoso, terrorista, que não têm uma doença transmissível, que nunca foi deportado,  etc.  Durante o processo de petição do visto, com certeza o governo americano irá pesquisar se você tem bons antecedentes.

A aplicação para obtenção dos vistos deve ser feita através do formulário DS-156 que você pode acessar aqui, e o agendamento pode ser feito através do Sistema de Informação e Agendamento que você pode acessar aqui.

Abaixo se encontram atalhos aos websites dos consulados americanos no Brasil onde você pode obter mais informações:

Brasilia
Rio de Janeiro
Recife
São Paulo
Belo Horizonte
Fortaleza
Manaus
Porto Alegre
Salvador

Uma questão muito importante que precisamos enfatizar é o fato de que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos.  Eles podem recusar a sua entrada quando você for passar pela imigração no porto de entrada nos Estados Unidos ou podem limitar o período de tempo que você é autorizado a permanecer nos Estados Unidos.

Se você for admitido pela imigração americana você receberá um documento chamado de formulário I-94, ou Record of Arrival-Departure.  Este documento será carimbado indicando o período de tempo que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos.  Se você quiser ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que autorizado nos seu I-94, você precisa fazer uma aplicação para estendera sua estadia através do formulário I-539, que se chama Application to Extend/Change Nonimmigrant Status e que você pode obter aquiIsto precisa ser feito antes do período determinado no I-94 expirar.

Se você perder o seu I-94 você pode pedir um documento substituto através dor formulário I-102, chamado de Application for Replacement/Initial Nonimmigrant Arrival/Departure Record que você pode obter aqui.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

529 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adeilson Bacelar
Adeilson Bacelar
14 anos atrás

GRATO, BACELAR

Adeilson Bacelar
Adeilson Bacelar
14 anos atrás

Olá muito boa tarde, eu sou Brasileiro, naturalizado Português, vivo em Portugal a 10 anos, tenho BI Português e Passaporte eletronico, de Portugal, será que viajando para os USA, terei algum incoviniente na imigreção para entrar no Pais? pretendo passar uns 25 dias com meus tios que são brasileiros naturalizados Americanos.

Já tenho a altorização para viajar que tirei no site (ESTA) ELECTRONIC SYSTEM FOR TRAVEL AUTHORIZATION.

e vocês sabem se eu na condição de turista, indo para ficar na casa dos meus tios, precisarei de alguma quantia em dinheiro para entrar no Pais?

Tânia
Tânia
14 anos atrás

Boa noite, tenho uma dúvida quanto ao preenchimento do formulário.
O que respondo quanto a minha profissão e meu salário.
Sou sócia de uma micro empresa (só 2%)declarados no IR, mais este diz que recebo salário minimo.Mas em contra partida, tenho um carro, um terreno, minha casa e uma poupança de 100mil, herança que tambem tenho IR, como preencho, salario ou herança, dona de casa ou comerciante.Ha tenho dupla cidadania, mais como ja paguei entrevista, marquei e tudo mais ,quero ir como brasileira.
Grata Tânia

André Luiz
André Luiz
14 anos atrás

Boas! Resido legalmente em Portugal há 4 anos, com minha esposa e filho de 5 anos, todos com autorização de residência temporária, e minha esposa trabalha em tempo integral com contrato, e eu tenho uma empresa em nome individual de comércio online, alem de meus pais morarem aqui também, legalmente, e meu irmão é casado com uma cidadã portuguesa, ou seja, estamos todos cá. Eu moro em casa arrendada, tenho conta em 3 bancos, aplicações financeiras, meu filho vai a escola publica e uma particular para fazer atividades extras, temos um automóvel em nosso nome, e pretendo visitar familiares da… Leia mais »

Michelle Pessoa
Michelle Pessoa
14 anos atrás

Olá ,estive em Chicago com visto de estudante Intrax. porém nao me adaptei ao clima tenho anemia falsiforme que trouxe algumas complicacoes de saude no clima frio.Me mudei para a florida e estudei ingles todo o periodo de 09 meses.Desejo retornar aos Eua a Turismo .como provo que nao permaci ilegalmente ja que na saida nao foi carimbada minha I94 e nao tenho mais o documento da escola que estudei ?
Michelle Pessoa

Jarbas
Jarbas
14 anos atrás

Ola estou nos EUA a 9 meses com o visa j1 e este vence em abril, gostaria de tentar ficar mais 6 meses. E possivel pedir prorrogacao? faco parte de um programa de intercambio agricola e meu visa nao tem a regra de 2 anos e a companhia onde estou disse que caso consiga prorrogar o meu visa posso continuar aqui como estagiario…se for possivel qual os procedimentos q tenho q fazer??obrigado

Mariana
Mariana
14 anos atrás

Olá! Será que vocês podem me ajudar? Minha dúvida é que eu estou querendo viajar para NYC com meu marido e estou com receio de não conseguir meu visto novamente. Eu tinha um visto válido de 10 anos e em 2004 eu fui para os Estados Unidos e fiquei alguns meses além do permitido. Vocês sabem se isso irá me trazer problemas para retornar ao país? A nossa idéia é ir para NY em março por 1 semana. Hoje trabalho, sou casada, temos residência própria.
Muito obrigada!

Daniel Carvalho
Daniel Carvalho
14 anos atrás

Olá, pessoal! Fiz uma viagem aos EUA no final de 2009 e fiquei 12 dias por lá! Acontece q não entreguei o formulário I-94 na saída, até por esquecimento da própria cia aérea (TAM) que não solicitou.. Qdo estava dentro do avião, voltando de NY para SP, questionei a comissária e a mesma disse q eu deveria ter devolvido o formulário no ato do check-in.. Enfim, no final das contas, o comandante, ao final da viagem, comprometeu-se a entregar o I-94 diretamente em NY no dia seguinte.. Só q não tenho nada pra comprovar q entreguei, né? Foi tudo na… Leia mais »

Eduardo Nonato
Eduardo Nonato
14 anos atrás

Oi pessoal, meu nome Edu Nonato, eu sou músico de Vitória ES, quero saber uma coisa, quem tem platina na perna deve levar algum laudo médico, ou corre o risco de ser imediatamente deportado.

ana
ana
14 anos atrás

BOM,
ESTOU INDO ESTUDAR NOS EUA E NÃO PODEREI EMBARQUE NA DATA ESPECIFICADA NO I-20,SO UNS DIAS APOS, A ESCOLA JA ME ENVIOU UMA CARTA ME DIZENDO QUE NAO HAVERA PROBLEMA SE EU CHEGAR ATE UMA SEMANA DEPOIS.EXISTE PROBLEMAS QUANTO A ISSO NA IMIGRAÇAO????

Rômulo
Rômulo
14 anos atrás

OLÁ ME CHAMO RÔMULO,GOSTÁRIA DE TIRAR UMA DÚVIDA A RESPEITO DE TRABALHAR NO ESTADOS UNIDOS: É A SEGUINTE,SE EU TENHO CURSSO SUPERIOR EM ENGENHÁRIA MECÂNICA,CURSSO DE INGLÊS. QUAL SERIA MINHA CHANCE DE ENCONTRAR UM BOM ENPREGO?
DESDE JÁ AGRADESSO PORQUE SEI QUE IREI RECEBER RESPOSTAS,APROVEITO PARA PARABENIZAR O SITE PELO SUCESSO!!!

matheus
matheus
14 anos atrás

mais nesse caso porque tipo o meu tio ele é dono de uma academina la e a cademia dele é legal e tudo mais
eu nao poderia ir pra eu trabalhar nela nao ?
porque tipo eu acho meio dificio de eu ir pra estudar pois
aki no brasil eu nao só o melhor aluno da sala e nem nada
ja repeti de ano 3 vesses e tudo mais

lembrano que eu tenho apenas 16 anos
aquardo ancioso por respostas

529
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x