Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos
Se você sempre sonhou em obter um diploma em uma universidade Americana, provavelmente uma das maiores barreiras para realizar o seu sonho é como financiar a sua educação. Neste artigo vamos discutir algumas opções para lhe ajudar a tornar seu sonho em realidade. Mas primeiro, vamos rever o tamanho desse obstáculo.
O custo de uma educação universitária nos Estados Unidos é absurdamente cara. No ano escolar de 2007-2008 o custo médio em uma universidade pública, o que requer residência no estado onde e a universidade está situada, foi de $13.589 por ano. Este custo inclui todas as taxas da universidade, incluindo alojamento, mas não inclui o custo de livros e outros materiais escolares.
Em uma universidade particular, o custo médio do ano escolar 2007-2008 foi de $32.307 por ano. Isso significa dizer quer para você obter um diploma em um curso universitário de 4 anos, você irá gastar em média $129.228. Se você, não conseguir terminar o seu curso em 4 anos, e estender a sua vida universitária para cinco anos, o que é bastante comum, você precisará de $161.535!
O governo Americano oferece uma serie de ajudas para os cidadãos Americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura. Muitos jovens Americanos estão saindo das universidades completamente endividados, começando suas vidas profissionais com um enorme saldo negativo. Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis.
Então quais são as opções para os Brasileiros que gostariam de obter um diploma de uma universidade americana, mas não podem nem sonhar em obter tais quantias para financiar sua educação? Existem várias opções:
Se Você Mora Atualmente no Brasil
Se você atualmente reside no Brasil, a melhor opção é obter uma bolsa de estudos. Várias universidades Americanas oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU). O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.
As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de 4 anos ou parciais, dependendo da situação. Além disso o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante. Os requisitos são que você fale bem o Inglês, tenha boas notas, e passe por um processo bastante seletivo. Para mais informações entre em contato com:
Instituto Brasil Estados Unidos
Departamento de Bolsas e Orientação Educacional
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690/10º andar sala 1004 20050-000 Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3816-9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br
Se você já tem o bacharelado e procura oportunidades para fazer o mestrado, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece uma série de bolsas.
Outras opções incluem:
Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil
Programas de bolsa para intercâmbios culturais
American Association of University Women
Bolsas para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos e pesquisa nos EUA
Amcham International Fellowship Program
Bolsas para mestrado em áreas aplicadas à indústria
Organization of American States (OAS)
A OAS oferece bolsas e empréstimos para estudantes latino-americanos estudarem nos Estados Unidos, mas requer que o estudante retorne ao seu país de origem após terminar os estudos.
Se Você Mora nos Estados Unidos
Se você é residente ou cidadão Americano, a melhor opção é fazer uma aplicação direta com a Universidade na qual você estás interessado e indagar sobre as possibilidades de “Financial Aid”. Essa discussão sobre ajuda financeira para residentes e cidadãos Americanos é bastante extensa e vai além do propósito deste artigo.
Uma outra boa possibilidade para Brasileiros nos Estados Unidos, tanto documentados como não documentados, é fazer cursos nas chamadas “community colleges”. Essas escolas oferecem uma série de cursos a nível universitário e vários programas de 2 anos que saem muito mais em conta do que os cursos nas universidades. O interessante é que você pode transferir os créditos dos cursos obtidos nos “community colleges” para as universidades quando você estiver pronto para obter o seu diploma.
Se o seu Inglês não é muito bom, é recomendável que você tente melhorá-lo antes de fazer a aplicação para ingressar em uma universidade americana ou tentar obter uma bolsa. Um dos requisitos para a aceitação de estudantes estrangeiros em uma universidade nos Estados Unidos é obter uma boa nota no exame de Inglês chamado TOEFL.
Os recursos acima são só um começo. O mais importante é pesquisar e persistir. Com garra e persistência você também pode conseguir estudar de graça, ou quase de graça, nos Estados Unidos.

Camila,
Para estudar Administração em uma universidade Americana você precisa de conhecimento de inglês.
Bom dia !
Gostaria de saber como consigo uma bolsa para estudar Administração nos Estados Unidos ? e outra não sei falar inglês.
Afonso,
Você pode tentar de novo ano que vem.
olá,
tentei consegui bolsa no IBEU mas o prazo ja tinha terminado. Existe outra possibilidade?
Obrigado
Olá meio nome é Lucas, estou cursando o primeiro ano do encino médio e dez de ja eu tenho um grande sonho de fazer uma universidade nos EUA, eu quero saber se há alguma possibilidade de eu conseguir bolsa esportiva em alguma universidade lá jogando futebol(Soccer),e se existe bolsa de futebol por lá, quais são os beneficios dessa bolsa? por favor me tirem essa dúvida! agradeço dez já.
Gabriel,
Você teria que se informar diretamente com as universidades sobre o processo de recrutamento para jogadores de futebol Americano.
Sim, me falaram que a competição pelo Futebol Americano é muito intensa. Mas se você analisar pela quantidade de atletas que um time precisa ter, as chances aumentam. Pro Futebol são 11 em campo + uns 10 ou 15 reservas. No Futebol Americano são 22 em campo (ataque + defesa) e pra cada posição precisa de uns 2 ou 3 reservas. Passa de 60 atletas fácil fácil! Vou me informar mais por aqui. Aliás, os testes são realizados 1x ou 2x por ano, ou periodicamente? Por exemplo: daria certo fazer um tour viajando pelas principais cidades fazendo testes pelas Universidades?… Leia mais »
Mariana,
Se você estiver estudando medicina nos EUA os estágios (residency) são obtidos através da própria universidade.
Gabriel,
A bolsa acadêmica é diferente de uma bolsa para esportes. Você até poderia conseguir uma bolsa de Futebol Americano, mas a competição é intensa.
Oi,
Gostaria de saber quais os hospitais nos EUA que aceitam estudantes de medicina para estagios.
Olá, tenho 20 anos completos (nascido em 17/04/1990) sou acadêmico do 3º ano de Administração da UFMS. Jogo Futebol Americano (Football, não Soccer), além de praticar Jiu Jitsu e Muay Thai. Me considero um atleta de nível médio. Assim que descobri que até meus 23 anos poderia conseguir uma bolsa acadêmica nos EUA para fazer outra faculdade, não paro de pensar em outra coisa. Minha dúvida são um pouco bestas, mas eles aceitam estrangeiros como atletas de FUTEBOL AMERICANO? Em 2 anos de intenso treino físico e fazendo 2 anos de inglês acelerado, eu ficaria bem colocado para uma vaga… Leia mais »
Olá!
Obrigada pela sugestão, mas não me serve. Tenho 37 anos!
Alguma outra opção?
grata
Óla.
me chamo Ingrid,tenhu apenas 12 anos.E queria muito ganhar uma bolsa de estudos. Quero muito terminar meus estudos nos Estados Unidos.Mas meus pais não tem boas condições.Queria saber se isso seria possivel?
Atenciosamenti.Obrigada.
ingrid.
ÓLA.
se chamo ingrid. tenho apenas 12 anos.eu queria muito sabe se posso ganhar a bolsa de estudo.queria muito estudar nos Estados Unidos pois não tenho condições de estar indo estudar por conta propria.não sei muito de engles. mas adoraria aprender. minha mãe não tem condições de pagar um curso de engles.mas enfin
sera que eu poderia terminar meus estudos no Estados Unidos?
Atenciosamente. obrigada
Ingrid.
Afonso,
Uma das melhores opções é a bolsa do IBEU. Veja aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/inscricoes-para-bolsas-de-estudo-nos-estados-unidos-pelo-ibeu-iie/
Roberta,
Veja o seguinte artigo:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Olá!
Sou professora de inglês há quase 20 anos, tenho formação em Letras e em Pedagogia, o que me habilita aqui no Brazil a trabalhar com todas as faixas etárias, seja em cursos livres, seja em ensino regular.
É possível trabalhar legalmente como professora de inglês nos EUA sendo Brasileira? É possível levar meus filhos junto comigo?
Grata.
oi,
meu nome é afonso da fonseca braga e tenho 17 anos. Gostaria de cursar engenharia nos EUA. Sou formado no CCAA em inglês, tenho 2 diplomas de Cambridge, estou terminando 2 tecnicos, um em informatica industrial e outro em musica (piano). Existe alguma possibilidade de conseguir uma bolsa com esse curriculo? Quais são as minhas possibilidades e quais instituições devo procurar??
Obrigado
Thiago,
Notas boas são fundamentais para uma bolsa acadêmica.
Olá, tenho 15 anos, terminei o ensino fundamental ano passado, agora estou no primeiro grau do ensino médio, vou fazer curso para adquirir fluência em inglês.
Tive notas razoáveis(algumas ruins)no periodo da 5 a 8 série, ainda no ensino fundamental, porém, nunca reprovei, isto pode interferir na conquista de um bolsa de estudo gratuita?
Tirar uma nota muito boa no teste de fluência ajuda a “cobrir” os problemas das notas? fora este teste de fluência, quais são os conhecimentos avaliados?