Imigração

Como é Viver em um País que Não é o Nosso?

Este artigo foi escrito em resposta a uma de nossas leitoras, a Livia, que colocou a seguinte pergunta: “Como é estar em um país que não é o nosso?”  Para muitos brasileiros que moram nos EUA ou em outros países pelo mundo afora, a experiência de viver fora do Brasil pode ter vários graus de sucesso, desde uma oportunidade excepcional para realizar conquistas que nunca seriam possíveis no Brasil, até a total decepção e sofrimentos inesperados.

Mas para a maioria dos brasileiros que moram foram do Brasil, a experiência se caracteriza por etapas distintas que são comuns na maioria dos casos:

Primeira Etapa:  Tudo é Novidade

Para quem chega em um país desconhecido pela primeira vez, tudo é muito diferente, interessante e curioso.  As novidades, mesmo as que não são muito agradáveis, como o frio rigoroso, estimulam as pessoas e dão uma certa dose de prazer.  Durante este período, pode-se dizer até que tudo é festa.  Esta talvez seja a melhor etapa da chegada de um imigrante a um novo país.  Até porque as esperanças e sonhos são muitos, e só de ter chagado ao destino tão sonhado já é motivo de animação e alegria.

Segunda Etapa: Adaptação

Depois que passa a euforia do período de novidades, vem a etapa de adaptação.  As novidades não são mais tão encantadoras como eram no começo, e a pessoa começa a lidar com a realidade de ter que se adaptar à nova realidade.  Até mesmo as coisas mais simples parecem ser tão difíceis de se conseguir:  “Aonde eu compro um pão fresquinho já que não tem padaria em lugar nenhum?”; “Como que eu chego a um determinado lugar já que ainda não tenho carro e o transporte público é tão precário?”  E por aí vai.  São milhões de perguntas sobre as coisas mais cotidianas as quais a pessoa fazia automaticamente sem ter que pensar.

Agora tudo parece requerer constante concentração, pesquisas, procuras, experiências – tudo para simplesmente conseguir encontrar uma rotina.  Sim, aquela desgraçada da rotina que você tanto odiava agora faz uma falta inacreditável.

Isso sem falar nas dificuldades com a língua.  Como é desagradável sentar em frente a uma televisão e não entender absolutamente nada.  Que frustração!  Todos aqueles cursinhos de inglês no Brasil parecem não ter servido para nada.  E o pior de tudo é que quando você tenta falar alguma coisa para alguém com o seu inglês de cursinho ninguém parece te entender também.  Até um simples “thank you” sai com o som de “sank you” causando as mais variadas reações de pessoas que mais parecem estar lidando com um ET.

Terceira Etapa:  Bate a Saudade

Depois do período de adaptação, vem a inevitável saudade.  Você começa a questionar porque tomou a decisão de sair do Brasil, porque ter deixado tudo por essa aventura que parece que nunca irá dar certo.  Você começa a sentir falta de tudo – da nossa comidinha deliciosa, dos amigos, dos familiares, das praias, do sol, do nosso jeito de ser.

Quando bate a saudade a coisa pega.  Você pensa em desistir de tudo, e voltar no próximo avião.  Porém, a maioria resiste até finalmente conseguir se estabelecer e conquistar o seu espaço.

Quarta Etapa: Você Conquista o Seu Espaço

Nesta etapa você está finalmente estabelecido.  Você tem uma moradia fixa, tem um emprego relativamente seguro, tem seu meio de transporte, e já dominou a língua.  Você ainda sente saudade, mas está indo bem e não pensa tanto em voltar.  Esse é o período em que você sente que finalmente valeu a pena sair do Brasil.  Você pode até ter planos de voltar, mas não agora, talvez mais tarde, depois de ter acumulado algum dinheiro.

Essa é uma etapa relativamente boa, mas o perigo é que você cai em uma nova rotina.  Sim, a tal rotina aparece de novo, e a vida vai passando.  Quando você se dá conta, muitos anos já se passaram, e os planos de voltar vão sendo adiados indefinidamente.

Quinta Etapa: Você Quer Ser Enterrado no Brasil

A última etapa é quando você decide que realmente chegou a hora de voltar à sua terra natal.  Por mais que você tenha conquistado o seu espaço no exterior, você ainda é um peixe fora d’água.  Basta você abrir a boca e alguém eventualmente faz a tão detestável pergunta: “Where are you from?”

Nesta etapa você já deu tudo o que tinha que dar e agora quer mais é estar perto de seus familiares e de seus amigos enquanto você ainda tem tempo aqui na terra.  E quando a hora final chegar, você quer mais é estar no mesmo lugar onde tudo começou, na sua terra natal.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Inscrever-se
Notificar de
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

104 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
KAzinha
KAzinha
13 anos atrás

ola, gostaria de pedir esclarecimento…sou noiva de um cidadao americano, ele é divorciado no USA, vai demorar um pouco para nos casarmos, gostaria de saber para obter o visto de turismo depois de mudar para K1 ou k3 HÁ algum problema?
desde ja agradeço

Alice
Alice
13 anos atrás

mas depois de estar la já um tempo estudando e trabalhar em um campo relacionado ao meu estudo, eu posso tirar outro visto lá para trabalhar em outro lugar e continuar estudando?

Alice
Alice
13 anos atrás

Bom, estou com mais uma duvida… tem como tirar um visto pra trabalhar e estudar ao mesmo tempo nos estados unidos?? e demora quanto tempo pra tirar? é muito difícil?
aguardo resposta, agradeço desde de já!

Alice
Alice
13 anos atrás

Muito obrigada Juliana Fiori vc me ajudou bastante e clareou mais minha mente!
=)

Nanda
Nanda
13 anos atrás

olá…. dia 07/11… vou passar no consulado americano aqui em SP…. tenho uma amigo que esta la desde 2000… e nao se arrependeu…. agora espero pegar o visto de turista…….. vou ficar la por 6 meses e depois voltar……

Juliana Fiori
Juliana Fiori
13 anos atrás

Compreender ..sorry 😀

Juliana Fiori
Juliana Fiori
13 anos atrás

ola Alice e navegantes !!! Todos tem um pouco de receio quando decidimos em alcancar voos mais altos. Seja o primeiro beijo, primeiro trabalho ,a primeira promocao , o primeiro carro novo , o primeiro filho , a primeira viagem etc … Mais duvidas sao sentimentos e pensamentos negativos ..Conclusao: NEGACAO ..vc esta negando inconsciente um desejo que nao alcancou.! O que pode dar errado??? Bemmmm ficar de bracos cruzados e ouvir lamentacao para o resto de sua vida , com uma boa dose de arrependimento; So porque escutou os outros …. Apenas faca suas vontades mais com consciencia tranquila… Leia mais »

Alice
Alice
13 anos atrás

Eu estou pensando muito em morar nos estados unidos daqui 3 anos, mas ao mesmo tempo que bate aquela vontade enorme de ir pra lá, bate tbm o medo de deixar minha família, amigos e etc.. eu penso em ir pra la e não voltar mas para o brasil pra morar definitivamente, só pra passeio msm. quero construir minha vida, minha família lá, mas smp fico com a incerteza se vou ou não vou. gostaria muito de saber se o custo de vida é muito caro, pq se eu for pra la vou ter q estudar e trabalhar ao mesmo… Leia mais »

Luciana Karukin
Luciana Karukin
13 anos atrás

Inacreditavel!!! Voce colocou tudo tao bem!! mas fica melhor pra mim pessoalmente a ultima etapa quando voce disse: quero ser enterrado no Brasil,rsrs, ja repeti isso varias vezes. Me apaixonei pelo site.
Parabens!

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Olá pessoal, Eu gostei muito da matéria… muito legal. Quase me fez chorar no final (kkkk, é brincadeira!). Eu, há muito tempo, tenho o interesse de fazer um intercâmbio internacional. Meu principal objetivo é aprender um novo idioma – pois nada se compara a aprender a língua na prática, vivendo-a; e aprender também um pouco da cultura do país. Sou graduando de um curso superior e penso que isso será de grande ajuda para meu currículo acadêmico e profissional.Penso em primeiro fazer uma viagem (de cerca de três meses) par um país sulamericano de língua espanhola e depois tentar o… Leia mais »

Tiago
Tiago
13 anos atrás

Olá pessoal, Faço mestrado nos EUA e posso dizer que não é fácil. As universidades no geral são muito rigorosas e vc precisa manter uma média MUITO BOA (mínimo 80 pontos) em cada matéria para conseguir manter a sua bolsa. Se vc fracassar (tirar menos de 80), corre o risco de perder a bolsa. Não é fácil controlar a pressão. Os professores no geral vivem para trabalhar e não gostam da idéia de vc tirar férias, tipo passar 15 dias no Brasil no final do ano. Perdi o casamento do meu irmão pq o meu orientador não me deu férias… Leia mais »

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Li esse texto achei incrivel eu tenho vontade de morar nos EUA nao mim encaixo no Brasil e acho que la e melhor para consseguir dinhei ro e etc. mais pretendo ficar la minha vida inteira pois queo fazer uma familia essa ultima parte e provavel que aconteça com todos?

robson
14 anos atrás

parabens pelo conteudo e pela abordagem desse tema..que se refere a imigração de brasileiros,principalmente nos EUA,olha,querendo ou não,o brasil é um espectador da cultura americana,no cinema,na musica,nas marcas de roupas etc,talves isso nos fascine de uma forma que agente não consiga ver a realidade de forma clara como deveriamos,tenho vontade de conhecer la tambem,ficar por algum tempo,voltar para o brasil de forma estavel,porem ninguem quer cair na ilusão,e na frustação de um mundo de fantasias,se pararmos pra pensar,são paulo é um exemplo,quantos nordestinos vão para sao paulo achando que é um lugar especial e que tudo vai dar certo,até que… Leia mais »

Pedro Paulo
Pedro Paulo
14 anos atrás

Adorei o texto completo, sempre seremos brasileiros independente a onde estamos, ja morei nos EUA um tempo e no começo foi muito bom, simto muitas saudades e quem sabe um dia eu volte, uma coisa faltou no texto… se estar no pais viva como um americano …respeite as leis e os costumes do pais em que vive, assim a adaptação e muito mais facil vc nao sera um residente mais certamente nao tera tantos problemas com a adptação tenho amigos que estao muito bem na america, vivem como americanos e estao muito felizes. Por outra parte so morando na america,… Leia mais »

Moacir
Moacir
14 anos atrás

Quem derá ter a oportunidade de entrar em outro país, apenas tentar conseguir algo melhor para mim. já perdi meus pais, não tenho irmãos, e o Brasil já deu o que tinha de dar. Se ainda estiver nos EUA, aprovite a oportunidade, se quer voltar analise tudo, pois Deus cuida de tudo.

104
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x