A Comunidade Brasileira nos Estados Unidos

De acordo com estatísticas não-oficiais existem cerca de 1 milhão de brasileiros nos Estados Unidos.  Cerca de 70% estão no país sem documentação, quer dizer, vivem uma vida clandestina como imigrantes ilegais.  A grande maioria dos brasileiros que vem para os Estados Unidos pensa em voltar um dia para o Brasil.  Eles vêm com a idéia de juntar dinheiro para um dia poderem voltar para o Brasil e montar um negócio, comprar uma casa, ou ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente por um bom tempo.

O que muitos não planejam é ficar o tempo necessário para juntar o dinheiro suficiente para realizarem seus sonhos.  Muitos planejam ficar somente 2 a 3 anos mas acabam ficando por muito mais tempo.

De acordo com Mazine Margolis, uma antropologista americana que passou três anos estudando a comunidade brasileira em Nova Iorque, a maioria dos brasileiros têm vergonha de ser imigrantes.  Tanto que a maioria não se considera imigrantes e dizem que estão por aqui somente de passagem.

Um aspecto interessante dos imigrantes brasileiros que é distinto de outros grupos de imigrantes nos Estados Unidos, é que os “Brazucas” geralmente vêm com dinheiro e têm alguma pessoa conhecida nos Estados Unidos.  Apesar da maioria dos imigrantes brasileiros conseguirem emprego dentro de três semanas de sua chegada ao solo Americano, o tipo de trabalho que fazem é em muitos casos trabalho manual que não paga muito.  O salário típico do imigrante brasileiro é de cerca de $1.000 a $2.000 por mês.

Os que se saem melhor são os profissionais, geralmente legalizados, que conseguem atuar na área de especialidade em que atuavam no Brasil.  Esses profissionais, apesar de ser uma grande minoria, conseguem viver uma vida mais compatível com o sonho americano.

A grande maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vive na costa leste, com uma grande concentração na área metropolitana de Boston, em Nova Iorque, e no sul da Flórida nas redondezas de Pompano Beach.  Fora da costa leste, a maior concentração de brasileiros fica na California, mas existem brasileiros espalhados por todo o país.

Com exceção talvez de algumas comunidades onde existem um grande número de brasileiros, a maioria do americanos não fazem distinção entre os brasileiros e os outros imigrantes hispânicos nos Estados Unidos, apesar das diferenças serem bastante ressaltadas.  A percepção do imigrante brasileiro pelo povo americano nem sempre é positivo, mas em alguns casos a vontade do brasileiro de trabalhar e vencer, e os talentos naturais dos nosso povo são notados.

Com a recente crise econômica americana, a queda do dólar, e o arrocho contra os imigrantes ilegais, muitos brasileiros estão desistindo do sonho americano e voltando para o Brasil.  Recentemente o fluxo de imigrantes brasileiros voltando para o Brasil parece ser maior do que o número de novos brasileiros chegando na América.

No artigo Brasileiros de Massachusetts de Decepcionam com a América e Voltam Para Casa relatamos esta tendência em uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.  Ainda é cedo para dizer com certeza se essa tendência continuará indefinidamente, mas dada as condições desfavoráveis que muitos brasileiros estão encontrando, é provável que a comunidade brasileira nos Estados Unidos comece a diminuir.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

110 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
renan rezende
renan rezende
5 anos atrás

ola, tudo bom galera ?? deixa eu perguntar, alguem conhece algum escritorio de contabilidade que tem suas filiais nos EUA ?? curso contabeeis e queria uma opportunidade de estagio remunerado no exterior, e a questão demoradia ? existe tipo uma “republica ” só de brasileiros nos eua ? desde ja agradeço

Martha
Martha
5 anos atrás

Tenho empresa nos USA (mas a mesma não possui ainda credit score, nem ruim e nem bom), mas a empresa esta ativa e existe desde 2011 , inclusive com Ein NUmber (Tax ID Business)

Alguém conhece algum local de carro que financia uma parte (20 a 30% de entrada) e financiar o restante pela empresa americana?

Em, Los Angeles e regiões próximas como Orange County.

pedrinho
pedrinho
5 anos atrás

ola boa atrde!!!! seja assim
entrei nessa sua pagina para pedir um pequena ajuda
ja pesquisei entodo lugar mais nada ainda
tenho uam filha q mora nos esstados unidos qual cidade nao sei
pois foi emc=bora com a maei quando tinha 3 anos ela nasceu 1993 vai fazer 20 anos
como pode em ajudar?
nome dela e cristielle bueno da conceiçao,mae sandra mara bueno,vo joao carlos bueno,avò tereza francisca bueno,pod me dar uma dica

Osmar
Osmar
5 anos atrás

Eu gostaria de saber quais são as profissões em que os brasileiros entram mais procuram, e quais somos mais bem aceitos para trabalho nos estados unidos? por favor se possível me respondam, fico no aguardo.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Olá, sou Thiago e sempre tive o sonho de morar e trabalhar nos EUA. Por favor, se tiver alguém disponível para receber alguém e dividir aluguel entre em contato comigo. Esse é meu email: tms13111988@gmail.com

pedrinho
pedrinho
5 anos atrás

Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha… Read more »

geraldo o bessa
6 anos atrás

tenho 56 anos divorciado e tenho desejo de voltar a morar nos ESTADOS UNIDOS, tenho um social tirado a mais de 30 anos, e meu desejo e regularizar minha situação aproveitando a minha irma que e americano, se puder me mostrar o caminho a percorrer eu agradeço

Carmen Nusinov
7 anos atrás

Ola pessoal eu lancei o livro Duas vidas a dupla face da individualidade entre brasil America. O livro conta a minha tragetoria saindo do brasil para fugir da violencia domestica. O livro ja foi lancando no brasil. Agora eu estou divulgando aqui para a comunidade brasileira.Por favor se voces sabem como me ajudar para que eu possa fazer esse livro chegar a nossa comunidade entre em contato pelo meu email tb voces podem ver o livro at facebook. Obrigado

Jéssica
Jéssica
7 anos atrás

ola gostaria de me corresponder com pessoas que tem interesse em ir morara nos EUA e quer uma companhia para a aventura. jessygaia@uol.com.br

pedrinho
pedrinho
7 anos atrás

Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha… Read more »

lEONARDO
7 anos atrás

UM POUCO DE BRASIL: Barbosa fará Lula ser investigado no desdobramento da ação que condenou Dirceu & Cia no Mensalão O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tudo para enfrentar problemas sérios no desdobramento judicial do Mensalão. Confirmada a condenação de seu ex-chefe da Casa Civil por corrupção ativa, será impossível sustentar a tese de que José Dirceu agia sozinho na operação de “compra” de partidos base aliada, sem que seu superior hierárquico “soubesse de nada”. Sob a presidência de Joaquim Barbosa no STF, a partir de 18 de novembro, o mito Lula deverá enfrentar o rigor da Justiça… Read more »

neide
neide
7 anos atrás

estou procurando um quarto para aluguar em astoria queens ou mediacao.favor deixa uma mensagem se tiver alguem pra dividir apt. ou quarto para aluguar.
Obrigado! Neide

Patrícia
Patrícia
7 anos atrás

Olá pessoal, boa tarde, eu e meu marido estamos nos programando para fazer uma viagem para os Estados Unidos pela primeira vez, alguém pode me orientar sobre o que devo fazer primeiro? Eu sou brasileira, mas tenho dupla cidadania, brasileira e portuguesa, tenho passaporte portugues que tirei em 2012, mas meu marido não, o passaporte dele é brasileiro.Por onde devo começar?

Desde já obrigada.
Patrícia

Marcos
Marcos
7 anos atrás

Olá Pessoal,
Moro no Brasil e estou procurando alguem que more nos estados unidos e tenha disponibilidade de receber e me enviar produtos.
Faço pedido pelo site você recebe em sua casa e recebe uma comissao para me enviar.

Se alguem estiver interessado me envie um email para.
marcoshcoelho@hotmail.com.br

110
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x