De acordo com estatísticas não-oficiais existem cerca de 1 milhão de brasileiros nos Estados Unidos.  Cerca de 70% estão no país sem documentação, quer dizer, vivem uma vida clandestina como imigrantes ilegais.  A grande maioria dos brasileiros que vem para os Estados Unidos pensa em voltar um dia para o Brasil.  Eles vêm com a idéia de juntar dinheiro para um dia poderem voltar para o Brasil e montar um negócio, comprar uma casa, ou ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente por um bom tempo.

O que muitos não planejam é ficar o tempo necessário para juntar o dinheiro suficiente para realizarem seus sonhos.  Muitos planejam ficar somente 2 a 3 anos mas acabam ficando por muito mais tempo.

De acordo com Mazine Margolis, uma antropologista americana que passou três anos estudando a comunidade brasileira em Nova Iorque, a maioria dos brasileiros têm vergonha de ser imigrantes.  Tanto que a maioria não se considera imigrantes e dizem que estão por aqui somente de passagem.

Um aspecto interessante dos imigrantes brasileiros que é distinto de outros grupos de imigrantes nos Estados Unidos, é que os “Brazucas” geralmente vêm com dinheiro e têm alguma pessoa conhecida nos Estados Unidos.  Apesar da maioria dos imigrantes brasileiros conseguirem emprego dentro de três semanas de sua chegada ao solo Americano, o tipo de trabalho que fazem é em muitos casos trabalho manual que não paga muito.  O salário típico do imigrante brasileiro é de cerca de $1.000 a $2.000 por mês.

Os que se saem melhor são os profissionais, geralmente legalizados, que conseguem atuar na área de especialidade em que atuavam no Brasil.  Esses profissionais, apesar de ser uma grande minoria, conseguem viver uma vida mais compatível com o sonho americano.

A grande maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vive na costa leste, com uma grande concentração na área metropolitana de Boston, em Nova Iorque, e no sul da Flórida nas redondezas de Pompano Beach.  Fora da costa leste, a maior concentração de brasileiros fica na California, mas existem brasileiros espalhados por todo o país.

Com exceção talvez de algumas comunidades onde existem um grande número de brasileiros, a maioria do americanos não fazem distinção entre os brasileiros e os outros imigrantes hispânicos nos Estados Unidos, apesar das diferenças serem bastante ressaltadas.  A percepção do imigrante brasileiro pelo povo americano nem sempre é positivo, mas em alguns casos a vontade do brasileiro de trabalhar e vencer, e os talentos naturais dos nosso povo são notados.

Com a recente crise econômica americana, a queda do dólar, e o arrocho contra os imigrantes ilegais, muitos brasileiros estão desistindo do sonho americano e voltando para o Brasil.  Recentemente o fluxo de imigrantes brasileiros voltando para o Brasil parece ser maior do que o número de novos brasileiros chegando na América.

No artigo Brasileiros de Massachusetts de Decepcionam com a América e Voltam Para Casa relatamos esta tendência em uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.  Ainda é cedo para dizer com certeza se essa tendência continuará indefinidamente, mas dada as condições desfavoráveis que muitos brasileiros estão encontrando, é provável que a comunidade brasileira nos Estados Unidos comece a diminuir.

Deixe um comentário

109 Comentários em "A Comunidade Brasileira nos Estados Unidos"

avatar
Alessandra
Visitante

Ola pessoal!!! Morro na Italia mais aqui ta dificil trabalho, tenho passaporte Italiano (europeu) gostaria de saber como faço pra procurar trabalho como Baby siter o trabalho em casa de familia como domestica ai nos estados unidos, Nao conheço ninguem q morra ai por isso gostaria de algmas dicas. Obrigado.

claudionei de freitas gonçalves
Visitante
claudionei de freitas gonçalves

ola pessoal sou manicure e cabelereiro estou querendo ir para [EUA] mais nao tenho ideia de como seja la , se alguem quer me ajudar me mande um imail

anahy sinamor
Visitante

ola me chamo anahy trabalho na aria estetica sou casada eu e meu marido procuramos uma oportunidade de trabalho.
como fasso gostaria de recer imail de alquem que seja serio em da uma oportunidade;pos gostaria de passa um tempo quero um dia montar o meu proprio negocio conhecer outra cultura e estudar.alquem me daria essa oportunidade.

jose carlos trubiliano
Visitante

para levar 10 minutos de alegria aos irmãos fora do brasil,criei um reporter lisboeta postei no youtube, para acessa lao basta colocar na pesquisa do youtub ZUMBA NOTICIAS CONTOS PORTUGUES, e se divirtam

giully
Visitante

oi queria saber se entre vcs existem brasileiros que recebem brasileiros em suas residencias em new york queria uito viajar para new york no final de 2013 mais nao queria fazer intercambio por n quero fazer aulas quero viajar para conhecer e tbm nao sei muito english entao queria ter contato com brasileirso que moram la pra saber se podem receber outros brasileiros apesar que e sempre bom ter alguem brasileiro pra ser guia e mostrar tudo que tem em NY se conheçe alguem me manda o facebook.por aquii mesmo.

Rafael Boer
Visitante

Olá pessoal do fórum, gostaria que alguém que estivesse nos estados unidos mais precisamente em Miame, entre em contato pelo email: rafael_boervet@hotmail.com.

wagner seixas
Visitante

ola comunidade brazuca,tambem confesso a vcs. Qe o meu sonho e morar e trabalhar em ny.por uma vida melhor em todos os sentidos tenho 36 anos e 2 filhos,mas nem um conhecido aí.se alguem puder me dar uma força pra esse sonho acontecer.nao qero nada de graça so uma oportunidade.meu email é abraaoseixas@hotmail.com obrigado.

Eron
Visitante

Oi, Gostaria de ir para os EUA pois preciso pegar fluencia em ingles, mas nao tenho parente.Gostaria de combinar com alguem que já mora nos EUA, uma hospedagem mais em conta.Alguem pode me ajudar? obrigado

Sandra alves
Visitante

Estou indo para nova york em abril de 2012, gostaria de sair do Brasil com um trabalho garantido lá. Sou manicure profissional e faço praticamente de tudo na área de beleza. Alguém poderia me ajudar?? Ah, cuido de pessoas doentes também. Bem, obrigada desde já.

Diego Bernardo
Visitante

Estou pensando de ir para os Estados Unidos,o problema é que não tenho familiares nem amigos por ai.Ainda não arrumei uma solução ou uma idéia,precisa de dicas será que tem como alguém me ajudar ?

Flavio
Visitante

Boa noite queria saber como esta o trabalho na florida ou no Alaska e se tem alguem qu epode me ajudar se eu for para estas regioes queor dividir um quarto com alguem tenho 39 anos …

silveira
Visitante

olá pessoal, estou pensando ir para EUA tentar um emprego para juntar dinheiro por uns 5 anos. Alguém tem alguma dica que posso me ajudar, um contato, uma cidade??

rossi
Visitante

mandei caixas pela fenix moving, e numca recebir,eles tiveram a cara de pau de falar que foram roubado no brasil.tropa de ladroes, ñ tem um macho para dar fim nestes cara n ?..eles so vão para de roubar dos braileiros que manda caixas para o brasil, quando forem mortos uns 3 deles. aki na minha cidade quem comprar droga e ñ paga é morto, é a lei, do trafico. se eu voltar nós usa acabo com estes ladroes..
LADRÃO FENIX MOVING…

adolfo venancio
Visitante

ola pessoal sou um baiano arretado que tenho uma radio na net direcionada aos conteranios brasileiros de todos os estados que embusca de vida melhor tem de viver com saudades da terra tropical Basil,entre tentas saudades a musica é uma delas ,entao totalmente gratis sem cadrastro vc pode matar a saidades de sambas sertanejos bregas axes pop rock e mpb numa programação variada tocando tudo que houve e ha de melhor no nosso pais acesse agora http://www.radiogingabrasil.tk e curtam avontade bjs e abraços a todos.

ERICA N.C.GUISARD AUDRA
Visitante
Ólá pessoal tenhos algumas duvidas sobre imigração e acredito que vocês podem me ajudar. Meu marido é americano mais viveu lá somente 4 messes em 2007, agora ele esta em Seattle, a 21 dias , daqui do brasil eu contactei um advogado mais achei caro 4500 reais, e ela disse que em seis meses eu chego. sendo que para isso eu precisso de um co-esponser, mais como eu vou ter um , se meu marido esta lá somente a 21 dias, se auguem poder me ajudar eu agradeço, e quero paraticipa daqui do forum, para ter dicas quero me cadastra.… Read more »
felipe
Visitante

Eu,pretendo mora lá em breve apesar de tudo eu to começando a juntar dinheiro suficiente para eu poder ir realizar o meu sonho eterno…

Thiago Caro
Visitante

Meu querido… quem disse que vc me representa…
Sou brasileiro e nasci na America… ou vc cursou a escola por aqui e nao sabe que a America eh um grande continente que vai da terra do fogo na Argentina ate o Alaska? Alias Alaska, terra esta que os ESTADOUNIDENSES roubaram… por petroleo..
Moro aqui, sou voluntario treinando para ir a Africa… amo meu Brasil, tenho nojo de quem o renega… e desculpe, mas vc nao me representa

Pedrinho pereira da conceiçao
Visitante
Ola bom dia a todos ,talvez iso nao faça parte dessa pgina mais podem derrepente m ajudarem,tenho uma filha q mora nos estados unidos, pelo q eu sei em new york.foram embora em 1996 dai entao nunca mais a vi ,eles m disseram na epoca que iriam ate londrina no parana fazer uma viagem de 20 dias e ate hj nao deram noticias estou entao desde de la a procura , ja comuniqui a policia sim mais ainda nada . desde ja agrdeço (nome da mae e Sandra mara bueno,)(avos Joao carlos bueno e tereza bueno)irmaos(a)Marcia francisca bueno) e minha… Read more »
Danielle
Visitante

Olá pessoal, sou estudante de Relações Internacionais e estou fazendo minhha monografia sobre os brasileiros que estão voltando para o Brasil, apartir de 2001 e so site tem se tornado um ponto de apóio para mim. Se vocês tiverem algum relato , pretendem voltar para o Brasil ou não, conhecem alguem que voltou , por favor entre em contato comigo. Meu e-mail é; daniellefernanda18@hotmail.com

1 2 3 6
wpDiscuz