Trabalho, Moradia, Estudo e Plano de Saúde nos Estados Unidos
Muitos dos leitores do site Brasileiros nos Estados Unidos são brasileiros que planejam vir para os Estados Unidos e que têm várias dúvidas sobre como conseguir emprego, moradia e oportunidades para estudar, tanto para si próprios quanto para os filhos. Por exemplo, uma de nossas leitoras, Viviane, mandou o seguinte comentário:
“Gostei do site…. mas não consegui esclarecer minhas dúvidas. Estou indo para Houston com minha filha de um ano e meio e preciso de 3 coisas básicas: – encontrar emprego (falo inglês, italiano e espanhol fluentes – sou pós graduada – só tenho o visto de turista) – encontrar um bom lugar para morar e barato; – escola gratuita para minha filha (se é que existe) – como funciona o convênio saúde lá? Se puder me responder, eu agradeceria muito.”
Vamos tentar responder a cada uma das “coisas básicas” acima:
Trabalho
Primeiro, sem querer colocar água fria no sonho de ninguém, precisamos ser bastante sinceros e objetivos quanto a este assunto. Das coisas básicas acima este é o mais difícil de obter, principalmente na situação econômica atual do país.
O maior obstáculo que muitos brasileiros encontram para montar suas vidas nos Estados Unidos é a questão da documentação. Se você não tem um green card ou a cidadania americana, as oportunidades de emprego se tornam bastante mais remotas, a menos que a pessoa esteja disposta a trabalhar ilegalmente, o que não é recomendável, principalmente diante da situação política atual e da repressão contra os imigrantes ilegais. Veja o artigo Como Obter um Green Card, para mais informações a este respeito.
Para quem não tem o green card ou a cidadania, é preciso obter um visto de trabalho, o que só pode ser obtido através do patrocínio de uma empresa americana. A empresa precisa provar que tem uma posição disponível e que não consegue achar nenhum americano qualificado para exercer a função. Isso pode parecer difícil, mas para pessoas com boas qualificações técnicas, principalmente nas áreas de engenharia e informática, e com a ajuda de um bom advogado, não é tão difícil assim.
Primeiro é necessário achar a empresa que esteja oferecendo o emprego para o qual suas qualificações sejam apropriadas. A melhor maneira de achar este tipo de emprego é através de contatos – por isso recomendamos montar a sua rede social com brasileiros e americanos que morem aqui para lhe ajudar na sua busca. A rede social de nosso site é uma ótima maneira de obter novos contatos com brasileiros que já vivem nos Estados Unidos e que possam lhe dar uma indicação.
Uma outra maneira efetiva de procurar emprego nos Estados Unidos é fazer uma pesquisa online através da página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.
Uma vez que você tenha identificado uma empresa que esteja oferecendo um emprego para o qual você está unicamente qualificado e que esteja interessada em você, a próxima etapa é convencê-la a passar pelo processo de patrocínio para o visto de trabalho. Para facilitar este processo, é bom que você tenha um bom advogado que possa lhe ajudar, de forma que você possa remover as preocupações e dúvidas do potencial empregador. Para uma lista de advogados nos Estados Unidos, veja nossa listagem no diretório do site.
Moradia
Agora que passamos pela barreira mais difícil, vamos falar sobre moradia. Muitos brasileiros moram juntos em apartamentos ou casas compartilhados. Esta talvez seja a maneira mais fácil e barata de se conseguir uma moradia nos Estados Unidos. Se você está procurando um “room mate” ou um apartamento no qual estejam procurando mais uma pessoa para compartilhar as despesas, recomendamos colocar um anúncio classificado online. Nossa rede social oferece anúncios classificados gratuitos. Se você tem bom comando do inglês recomendamos também o site craigslist.com.
Estudo
O estudo básico é gratuito nas escolas públicas americanas. Esta é a parte mais fácil. Para estudar em uma escola pública americana basta você se cadastrar (ou seus filhos) na escola pública correspondente ao distrito onde você reside.
Porém o estudo universitário nos Estados Unidos é bastante caro, mesmo nas universidades públicas. Uma maneira eficiente de conseguir estudo a nível superior sem gastar uma fortuna é através das escolas técnicas conhecidas como “2-year colleges”. Para mais informações a respeito deste assunto veja o artigo Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos.
Plano de Saúde
Se você conseguir o emprego, o problema do plano de saúde fica praticamente resolvido, já que a maioria das empresas provém um plano de saúde para seus empregados, apesar dos empregados terem que pagar uma porção do custo do plano. Porém se você não tem um emprego, é fundamental que você obtenha um plano de saúde particular para evitar a possibilidade de ter de pagar por um tratamento médico por conta própria. O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo, e viver sem um plano de saúde aqui é o equivalente a brincar de roleta russa.
O assunto trabalho, moradia, estudo e plano de saúde nos Estados Unidos é bastante amplo. Esperamos ter oferecido neste artigo algumas dicas que ajudem a responder a pergunta da Viviane e de todos os nossos leitores que tenham dúvidas sobre este assunto. Continue mandando os seus comentários com perguntas e respostas sobre este ou qualquer outro assunto de interesse de nossa comunidade.
Marcos, nem sei como agradecê-lo, porém sei como parabenizá-lo pela enorme prestação de informações a todos nós que de certa forma, tememos morar num lugar tão EXIGENTE.
Julia, Nao se preocupe com ingles, evite brasileiros e pessoas que falam espanhol no inicio, procure se misturar com americanos e em menos de 3 meses voce estara em boa forma para se comunicar em ingles, depois e’ so’ aperfeicoar. Por outro lado, se voce resolver fazer seu circulo social com brasileiros e pessoas que falam espanhol, voce se colocara’ automaticamente numa zona de conforto, e sera muito dificil aprender ingles. Acredito que se voce comparar o ensino no Brasil e nos EUA o Brasil estaria um pouco adiantado, mas a diferenca nao e’ muito grande. Por outro lado pense… Leia mais »
Olá! meu marido ficara por dois anos nos eua trabalhando pela empresa daqui, e eu e meus dois filhos um de 5 anos e outro de dois. Estou desesperada..nao falo ingles, tem escola para brasileiros, como é a adaptação é muito dificil? pois meu filho de cinco anos ja esta na escola aqui, o ensino e muito diferente do daqui. as escolas sao muito caras e as publicas…tambem tenho a preocupaçao de algum deles ficar doente, pois aqui é só ligar para o pediatra…quanto a escola, e moradia, qual o lugar que mais tem brasileiros? estou muito insegura e ate… Leia mais »
Marcio, 1. Como vc ja deve saber a sua esposa deve trabalhar para a mesma empresa que trabalha atualmente no Brasil. Vc pode solicitar uma Autorizacao de Trabalho na Imigracao ao chegar aqui nos EUA. Se o seu pedido for aprovado vc pode procurar qualquer tipo de trabalho. Lembrem-se entretanto de que o visto L-2 e’ valido enquanto o visto L-1 for valido. E isto sera por um tempo limitado, lembre-se tambem de que vc nao e’ imigrante. 2. Para a sua baba visite este link ( http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=cf6d83453d4a3210VgnVCM100000b92ca60aRCRD&vgnextchannel=cf6d83453d4a3210VgnVCM100000b92ca60aRCRD ) e leia toda a informacao, existe a possibilidade (vale a pena… Leia mais »
Primeiro, quero parabenizar pelo excelente site. Estou mudando para NY com visto L-2, acompanhando minha esposa que tem o Visto L-1. Minhas dúvidas são:
1º Vou poder trabalhar tranquilamente, caso eu encontre algo?
2º Estamos levando uma babá brasileira e gostaria de saber como podemos legalizá-la ?
Agradeço vossa colaboração.
Valeu Marcos pela dica..
Andreia,
Vc precisa ter o Seguro Social para abrir uma empresa. Pois a Receita Americana associa o registro da empresa com o Seguro Social do proprietario. Dependendo do tipo de empreendimento certas licenças podem ser obrigatorias, tambem esteja preparada para pagar seguro (a maior parte obrigatorios). Alguns tipos de negocios podem exigir que vc seja membro de alguma entidade. Aqui vai um site oficial do governo americano que ajuda a responder todas as suas duvidas ( http://www.sba.gov/smallbusinessplanner/index.html ) e nao se esqueca de que os consulados brasileiros aqui nos EUA podem ser uma boa fonte de referencia e ajuda.
Boa Tarde !!
Tenho uma loja aqui no Brasil e gostaria de saber se é possivel e como fazer para abrir uma nos Estados Unidos.Grata desde ja .
Joelma,
A área de Serviço Social é ampla para trabalhar, mas depende de alguns fatores: localizacao, habilidade em se comunicar (ingles), autorizacao para trabalhar (Green Card, por exemplo) e licença para praticar a profissao (geralmente obtida apos graduacao em um curso reconhecido e passar em um exame de nivel estadual.
sou joelma gostaria de saber se a área de Serviço Social é ampla para trabalhar?
Pedro,
Não entendemos sua pergunta.
Imaginemos que mudo de empresa de shst e os empregados fazem novamente exames é considerado exame de admissão, embora os trabalhadores já estejam há anos ou meses na empresa? preciso de resposta urgente por favor ajudem-me
Beatriz,
Não creio que seja possível permancer nos EUA sem estar estudando. Seria aconselhável o auxílio de um advogado de imigração.
Olá. Estou com visto de estudante F1 (bolsa de estudos) nos EUA. Já estou nos EUA e descobri q estou grávida. Vou cursar o primeiro semestre mas gostaria de trancar o segundo semestre pra cuidar do bebê. Sei q vou perder a bolsa… Mas minha preocupação é poder me desvicular da universidade por 6 meses e continuar legalmente no país. Preciso mudar meu status do visto? É possivel? Pretendo me re-matricular novamente após 6 meses e tentar recuperar a bolsa. Existe essa possibilidade de mudança de status de visto sem sair do país e sem ficar ilegal?
Reginaldo,
Acredito que o período máximo de ausência sem permissão da USCIS é de seis meses.
Olá estou precisando tirar uma duvida!
minha avó pegou greencard dela ai nos Estados Unidos ficou volta de 5 meses ai na América, veio para o brasil tem 10 meses, Ela terá problema quando tentar entrar novamente nos Estados Unidos?
pois tenho uma documento dizendo que pode-se ficar fora do pais por lei não mais que 1 ano, mas alguns oficiais de imigração costumam considerar o periodo de 6 meses.
vc´s sabem me dizer algo a respeito?
Bruna,
Se você respeitar as leis e costumes locais e se comportar de maneira comensurável com a cultura Americana, e principalmente falar inglês, acredito que na maioria dos lugares você será bem tratada. Muitos brasileiros moram na costa leste, mais especificamente na área metropolitana de Boston e Nova Iorque, e no sul da Flórida. Você não precisa ter o inglês fluente para entrar no país, mas se você quiser estudar nos EUA, o inglês é fundamental.
… obrigado por me ajuda em relação os estudo
vou entra em contato com um email que tem no site na pagina que vc me mandou pra obter mais informação . mais assim gostaria de saber como é a vida dos brasileiros nos estados unidos. são bem tratados a cidade a onde reside mais brasileiros?. para ir pros EUA precisa ter o inglês fluimente.Obrigada
Bruna,
As universidades nos EUA são bastante caras. Muitos brasileiros tentam obter bolsa de estudo. Veja mais informações aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-estudar-de-graca-em-uma-universidade-nos-estados-unidos/
Oi ..
Sou brasileira …estou começando a viver a minha vida agora
tenho um objetvo de mudar de vida .. quero ir para os estados unidos estudar me forma na minha carreira eu e mais uma amigas .
sei que as coisa não são tão facil como a gente pensa. mais temos muita forma de vontade pra alcancar os nossos objetivos. como sou muito crua na assunto gostaria de saber por onde começarmos …lembrando que precisamos de ajuda ..OBRIGADA … Bruna