A vida dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos está ficando cada vez mais difícil.  Estados como o Arizona vêm aprovando leis que aumentam o arrocho contra os imigrantes, causando uma grande batalha política, e um grande desgaste aos estimados dez milhões de imigrantes ilegais que vivem neste país, entre eles muitos brasileiros.  Uma das esperanças destes imigrantes era que seus filhos tivessem um caminho para a cidadania e que talvez pudessem eventualmente patrocinar a legalização de toda a família.

Mas mesmo essa esperança de ver seus filhos legalizados foi destruída no último Sábado pelo bloqueio no Senado da lei chamada de “Dream Act”.  Essa lei daria um caminho para a cidadania aos imigrantes ilegais que vieram para os Estados Unidos quando criança.  A proposta era que jovens que ingressaram nos Estados Unidos ilegalmente antes dos 16 anos e que se formassem na escola secundária e completassem pelo menos dois anos de escola superior ou serviço militar pudessem se tornar cidadãos americanos, desde que não tivessem nenhum passado criminal.

Essa lei tinha passado na Casa dos Representantes no mês passado, mas não conseguiu os 60 votos necessários no Senado.  Os republicanos votaram contra a lei alegando que ela iria recompensar atividades ilegais.

O presidente Barack Obama expressou sua indignação ao dizer “É uma decepção que o bom senso não prevaleceu hoje”.  E ainda completou: “Mas minha administração não vai desistir do Dream Act ou da importante questão de consertar o nosso sistema imigratório”.

O senador democrata Dick Durbin, que foi patrocinador da lei também não se conformava: “Eles acreditam em seus corações que essa é a casa deles, esse é o único país que eles conhecem.  A única coisa que eles pedem é uma oportunidade para  servir essa nação”.

Jorge-Mario Cabrera, um ativista de Los Angeles da Aliança dos Direitos Humanos dos Imigrantes expressou sua frustração à imprensa: “O Senado cometeu um grande erro hoje.  Ele não reconheceu as contribuições de milhares de jovens inteligentes e criativos que amam esse país como sua própria casa”.  Maria Rodriguez, outra ativista com a Rede DREAM da California também mostrou sua decepção: “Os futuros advogados, médicos, astronautas e chefs esperando para este voto se tornar realidade continuarão a viver na sombra e com medo de mostrar à America suas belezas e habilidades”.

Com o novo Congresso que começa a atuar no dia 5 de Janeiro, as esperanças dos imigrantes ilegais ficam ainda mais fracas, já que os republicanos terão maioria na Casa dos Representantes e uma voz mais alta no Senado.

Imagem fornecida pela Reuters.

Deixe um comentário

5 Comentários em "Mais uma Decepção Para os Imigrantes Ilegais nos Estados Unidos"

avatar
Francisco
Visitante

eu to depressão como meu sonho nunca parar de quer pra morar nos EUA…desde pequeninho como falei demais o meu pai pra deixa se eu me mudar pra EUA que entra a escola dos surdos como sou surdo e tal que eu sabia ai o brasil nao tem como desenvolvimento pelos surdos e logico o país americano tem ate demais como conhecimento do mundo a Galladuet Universidade como escolas que dever melhor… ate hj minha cara baixo.

Lox
Visitante
O segredo que os americanos querem evitar debaixo dessa guerra ou forçação de barra para invadir a sociedade americana, basea-se no que os republicanos proclamaram: “Os republicanos votaram contra a lei alegando que ela iria recompensar atividades ilegais.” Infelizmente, os americanos não confiam na conduta sem ética e imoral do imigrante ilegal, haja vista já iniciarem o processo de entrada no solo estrangeiro por invasão de divisas. Algo que é crime Federal. Façamos uma comparação: Você mora em uma residência bem grande com vários cômodos bem estruturados. Você legalizaria uma pessoa para conviver com você, que invadiu sua moradia sorrateiramente,… Read more »
Eva Santiago
Visitante
Segundo o Senador do Dick Durbin o único país que eles conhecem é os Estados Unidos da América. Não me parce muito verdadeiro, visto que vieram para o outro país depois de uma certa idade, talvez este seja o país onde seus pais escolheram para viver, sabe-se lá porque e quanto ao fato de consertar o sistema imigratório, eles deveriam consertar primeiro a economia do país ou a vida desses imigrantes, ditos notáveis teria sido muito melhor no seu país de origem. A senhora Maria Rodrigues diz que os futuros advogados, médicos e astronautas poderão mostrar suas habilidades servindo ao… Read more »
Maianna
Visitante

boto fé.. concordo!

Lenna Silva
Visitante
….Entendo a revolta desses que vivem ha muito tempo por aqui …mais por outro lado creio que o RESPEITO deve sim ser respeitado e falar mais alto…fato !!! Minha pergunta eee: Sera que esses que vieram e ficaram ilegal tem algum respeito pelos Americanos e imigrantes que mesmo com o Green Card ( hoje em dia nao ee tao facil e simples assim ) em maos precisam passar por humilhacoes e desconforto como de exemplo em LAS VEGAS ……passei o natal e ano novo por la e nao me conformava o fato de mostrar todos meus documentos …sendo que estou… Read more »
wpDiscuz