Para os brasileiros que residem nos Estados Unidos e buscam uma forma de identificação oficial com sua foto que possa ser usada para várias atividades nos Estados Unidos que requerem uma forma de identificação emitida por um órgão governamental, mas que não querem carregar consigo o passaporte, a carteira de matrícula consular é uma boa opção.

A carteira de matrícula consular trata-se de um documento de registro consular e de identificação concedido gratuitamente pelas autoridades brasileiras a qualquer cidadão brasileiro residente nos Estados Unidos, sem restrições de qualquer natureza, seja qual for a sua situação migratória.

Para obter a carteira de matrícula consular basta que a pessoa compareça a um dos Consulados-Gerais com  dois documentos brasileiros (sendo um deles válido e com fotografia, como, por exemplo, carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista, e o outro simples, como certidão de nascimento, casamento, título de eleitor ou CPF).  Esses documentos serão escaneados juntamente com as impressões digitais.  Uma foto será tirada durante a visita ao consulado.

As informações referentes ao cidadão brasileiro residente nos Estados Unidos serão armazenadas em um bando de dados do Ministério das Relações Exteriores  e poderá auxiliará o cidadão quando necessitar providenciar documentos ou tramitar solicitações junto às repartições consulares brasileiras localizadas nos EUA.

Apesar da carteira de matrícula consular ser um documento emitido pelas autoridades brasileiras, um documento de identificação pode facilitar algumas atividades do cidadão brasileiro no exterior, especialmente para aquele que se encontra ainda  sem documentação americana.  Por exemplo, carteira de matrícula consular poderá facilitar o acesso a serviços públicos em geral e a operações bancárias, assim como a oportunidade de financiamentos de residência, veículos e outros bens, e de registro em escolas, bibliotecas e hospitais públicos.

Os brasileiros que se encontram nos Estados Unidos sem documentação devem considerar a obtenção de uma carteira de matrícula consular.

Deixe um comentário

24 Comentários em "Carteira de Matrícula Consular"

avatar
Daniela
Visitante

Ola, com essa carteira consular consigo tirar o driver license?

Mar
Visitante

Ola! Vou me casar em 26 dias. Perdi meu passaporte numa mudança junto com algumas outras coisas valiosas… Vou me casar com uma brasileira. Minha pergunta é se posso ultilizar a cmc para me casar pois não há horários disponíveis para eu fazer meu passaporte antes do meu casamento! Por favor me ajudem com essa informação!!

Roneide Roman
Visitante

Contatei o consulado de Houston que me informou não estar fazendo a Carta por problemas técnicos. Que consulado mais próximo de Houston estaria apto? Precisamos urgentemente para os alunos do Ciência Sem Fronteiras q tem prazo de 30 dias.

Cilene
Visitante

Sou de danbury, Quero saber como faco para marcar pra faser meu ID

Isabela Robinson
Visitante
Estou em Michigan e a 2 anos tento regularizar a minha troca de nome (de casada)com a embaixada brasileira. Como nao ha um consulada no meu estado viajei 2 vezes ao consulado de chicago para levar documentos que validassem o meu casameto e por consiguinte minha troca de nome. Apesar de ter enviado os documentos por email 2x com antencedencia a pessoa encarregada de refistros nao me informou que havia nada errado com a carta de uma das minhas testemunhas e me telefonou dizendo q estava tudo certo e so faltava uma segunda testemunha. Quando cheguei ao consulado minhas testemunhas… Read more »
Willian
Visitante

Ola, estou morando na California e fiz a CMC no Consulado Brasileiro em Los Angeles. Gostaria de saber se posso fazer voos domesticos nos EUA sem a apresentacao do passaporte… somente com a CMC? Todos os aeroportos aceitam? Atenciosamente Willian

um Brasileiro
Visitante

“…Os brasileiros que se encontram nos Estados Unidos sem documentação devem considerar a obtenção de uma carteira de matrícula consular.”

Como pode um indivíduo que se encontra “sem” documentação pessoal ser presenteado com uma Carteira de Matrícula Consular? É como se ele fosse um funcionário do Consulado Brasileiro, entretanto ele não o é – é apenas qualquer pessoa comum que recebe uma documentação de nível Federal. É uma obra prima exemplar de disparate.

um Brasileiro
Visitante
Infelizmente, é feito o possível e o impossível para fomentar a contravenção. Logicamente, como exímios Transgressores de Leis, utilizarão desse artifício para qualquer cidadão ilegal permanecer no país o tempo que for necessário, porém ele continua sendo um ilegal, porém com sua Carteira Consular. E mais, todo esse procedimento é aprovado por um órgão brasileiro, que se diz sério – o Consulado do Brasil. Pois, o único documento que um cidadão estrangeiro deverá apresentar a qualquer autoridade que o aborde é o seu passaporte. Não existe carteira consular. Espero que os americanos não caiam nessa, pois é mais um meio… Read more »
sergio lana
Visitante

ola tudo bem eu kero tira uma carteira como eu faso eu moro em hudson ma oke presiza pra tira tem como eu tirar pelo correio mim responda ok

Ana
Visitante

Sou imigrante ilegal e meu passaporte ja esta expirado,
como obter a carteira de matricula consular sem uma ducumentacao valida?

cristina terra
Visitante

Moro no Texas num suburbio chamado Plano perto de Dallas e gostaria de saber onde fica o consulado mais proximo ou um intinerante pra eu poder fazer a minha carteira de matricula consular e quanto custa ja tenho a habilitacao internacional. Obrigada

Douglas
Visitante

Esse documento foi aprovado recentemente? Facilita bastante na vida do imigrante ilegal? Quais são os direitos de um imigrante ilegal com esse card?

wpDiscuz