Geral

Continuam as Reclamações de Caixas Retidas nos Portos Brasileiros

Fonte:  Comunidade News 

Alfândega do Porto de Santos desmente leilão.

Imigrantes que enviaram caixas ao Brasil continuam reclamando que não conseguem liberar as caixas retidas nos portos. Segundo a alfândega do Porto de Santos, o despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua a ser efetuado normalmente.

Uma grande lista de reclamações chegou até a Organização Não Governamental Brasileira de Apoio ao Emigrante (ONG BAE), localizada em Poços de Caldas (MG). O fundador da ONG, Walther Alvarenga, brasileiros que moraram nos Estados Unidos começaram a procurar a BAE há dois anos. Segundo ele, são pessoas de várias partes do Brasil.

De acordo com ele, os emigrantes apresentavam a devida documentação no porto, mas não conseguiam retirar seus contêineres e caixas. As mercadorias foram enviadas através da Adonai Express e da Express Moving. Conforme Alvarenga, a maioria das pessoas que procuraram o porto não foram atendidas e não conseguiram retirar as caixas. “As que conseguiram tirar as caixas, as caixas estavam mexidas, faltando coisas”, disse ele.

Em uma nota oficial, a BAE repudia a decisão da alfândega do Porto de Santos em leiloar os contêineres retidos, e diz que foi fixado o prazo de 28 de fevereiro de 2011 para a retirada das caixas. Segundo a nota, a polícia alfandegária alega desinteresse por parte dos brasileiros. A nota foi enviada a José Antônio Gaeta Mendes, Inspetor Chefe da Alfândega do Porto de Santos, ao Deputado Federal Geraldo Thadeu e ao Conselho Nacional de Imigrantes.

Segundo Walther, uma mulher ficou no porto durante uma semana e não conseguiu retirar a mercadoria dela. Vários moradores de Poços de Caldas, conforme Alvarenga, estão entre os lesados. Em um dos casos, uma ex-moradora dos EUA, que ficou 21 anos no país, não conseguiu retirar a mercadoria porque não apresentou um comprovante de residência.

Entre os brasileiros que não conseguem retirar a mercadoria estão duas ex-moradoras de Mount Vernon (NY). Uma das brasileiras contou que o marido dela esteve no Porto de Santos duas vezes e não conseguiu retirar a caixa. Segundo ela, o porto disse que eles deviam desistir de retirar a mercadoria, a qual iria para leilão.

Tânia Bertozzi, que morou em White Plains (NY), está tentando reaver a caixa através de um despachante, e está bastante esperançosa.

Encerramento de Trabalhos

Por e-mail ao Comunidade News, o inspetor Gaeta Mendes confirmou que 28 de fevereiro último foi apenas a data em que encerraram os trabalhos da comissão encarregada de examinar os despachos dos contêineres enviados pela Adonai, os quais haviam sido apreendidos em meados de 2009. Segundo ele, foram liberadas cerca de 1.000 bagagens.

“O que não foi liberado é porque não se conseguiu comprovar a titularidade de seu proprietário e será objeto de aplicação da pena de perdimento, podendo ter como destinação a destruição, doação ou leilão, conforme a natureza do bem, mas esse procedimento ainda não teve início. O despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua sendo feito normalmente pelo setor competente da Alfândega (Equipe de Bagagem)”, disse o inspetor.

Segundo reportagem do jornal Brazilian Voice, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal continuam a série de investigações iniciadas há quatro anos, a fim de comprovar a procedência de mercadorias que estariam enquadradas em contrabando. Centenas de contêineres aguardam liberação no Porto de Santos, de acordo com o detetive Elísio Rodrigues.

De acordo com o blog do jornalista Beto Moraes, a empresa de consultoria OBTS contratou advogados, os quais estão conseguindo indenizações de determinadas empresas que foram judicialmente acionadas. Os interessados devem ligar para Daisy no número (781) 629-2603. A fim de ser classificadas como vítimas de empresas de envios de caixas e não ser taxadas, as pessoas devem mencionar o código “B50”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

Inscrever-se
Notificar de
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

148 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
thiago coelho
thiago coelho
12 anos atrás

ATENÇÃO. CASO SEMELHANTE E SOLUÇÃO. Ingressei com dois processos, primeiro na seara administrativa (requerimento a receita federal alfândega com os documentos, veja lista dos documentos pela conversa no site http://br.groups.yahoo.com/group/lesadosdoscontainers/message/3443) e outro na seara judicial (MS com pedido liminar); – oportunizando o instrumento processual, este ultimo. O caso em questão é semelhante ao do meu cliente. Veja bem, há muitas pessoas lesionadas por empresas distintas, com seus bens/pertences consignados em nome de terceiros e que por fim ficam retidos, e embaraçados nos portos espalhados pelo País diante da distinta localidade de cada um. Vira e mexe já não conseguem seu… Leia mais »

carlos rosa
carlos rosa
12 anos atrás

ipanema moving desapareceu com minha mudança, esta quadrilha nao atende mais telefonemas, nem retornam meus emils, paqui 9000, dolares pelo envio, em dinheiro, ja vai fazer 2 anos e nada, nao sei a quem recorrer, o numero do conteiner e 128 , se alguem puder ajudar sou grato , carlos rosa, favor entrar em contato pelo email karlo_rosa@hotmail.com

emerson andre da silva
emerson andre da silva
12 anos atrás

GLOBALPINTURAS@GLOBOMAIL.COM so concertando o email

emerson andre da silva
emerson andre da silva
12 anos atrás

gente tambem fui lesado pela ipanema nao tem ninguem que tenha algum poder sobre a midia globo bandeirane ou outras progamas como fantastico gente isso eh um absurdo ja se faz dois anos que minhas 4 caixas chegou aqui no brasil e nada foi entregue tenho pertences mais que pessoal nas minhas caixas diplomas que por sso nao consigo provar e nem trocar traduzir minha carteira de motorista nos tems que fazer algo meu email eh globalpintras@globomail.com

SOU VITIMA DA IPANEMA MOVING

ALEXSANDRA
ALEXSANDRA
13 anos atrás

A QUEM TIVER INTERESSE, ESTAMOS LIBERANDO CAIXAS DA FREEWAY NO PORTO DE SÃO FRANCISCO
CASO TENHAM INTERESSE PODE FAZER CONTATO PELO EMAIL ALEX@RTMAG.COM.BR MENCIONANDO O N° DE ORDEM
ALEX

Analia F Nascimento
Analia F Nascimento
13 anos atrás

deixo meu email p/ trocarmos informações. Se vc enviou caixas pela Interact Moving em outubro de 2009 e pela BRcourier em Fevereiro de 2010 p/ Santos, é provável que nossas caixas estejam no mesmo container. email lrkspranalia@aol.com

Analia F Nascimento
Analia F Nascimento
13 anos atrás

fui lesada pela Interact Moving e BR courier.Não tenho certeza se minha mudança ainda estar em Santos, é possível que já tenham leiloado meus pertences ou simplesmente se apossaram, ou melhor roubaram minha mudança lá no Porto. Peço a todos aqui que nao apenas deixe comentários perguntando de suas caixas, mais que escrevam para o Itamaty todos vcs, pois é uma maneira de pedir ajuda, e tudo vale, email dac@itamaraty.gov.br. Vamos! juntemos força!

Eliane
Eliane
13 anos atrás

Oi Andreia.
Vc mandou as coisas para o despachante? Qual despachante? Conseguiu alguma coisa até agora?

Andreia
Andreia
13 anos atrás

ola boa tarde Eliane!!!!olha a situacao e bem complicada,,,ja fizemos o possivel e o impossivel,,mais o correto seria vc procurar imediato o despachante que esta entrando com os processos necessarios,,pois nao espere mais nada da freeway moving,o que ele podia fazer ja fizerao,,pegarao os nossos dinheiros e lesarao as nossas coisas,,,e dificil,,mais e a verdade!!!pois contra eles penso que nao podemos fazer nada,,pois ja sao carimbados em malandraje,,,pois a solucao seria procurar a corte para tentar receber ao menos o dineiro do envio,,,entre com uma acao contra eles na corte!!!!agora para quem esta no brasil,,e tem como comprovar o nome… Leia mais »

Eliane
Eliane
13 anos atrás

Para Angela Souza (comentário em 12 de Julho/2012), Andreia (comentário em 13 de Julho/2012) e outras pessoas lesadas pela Freeway Moving.
Estou tb enfrentando problemas para receber minhas caixas enviadas pela Freeway em Setembro/2011. Gostaria de entrar em contato com outras pessoas na mesma situação para trocarmos informações e estudarmos o que podemos fazer contra eles!

ELISABETH S. ESPER
ELISABETH S. ESPER
13 anos atrás

Enviei para o brasil, 2 caixas pela brcurier, na data de 26/11/11, frete N* NJ 754085 de 48″ .
Segundo informacoes obtidas atravez de Edison que trabalha na brcurier minhas caixas estao no porto de Itajai e o conteiner de Numero 4037,favor alguem que saiba algo sobre minhas caixas entrar em contato com mail esperbettynj@hotmail.com obrigado

Andreia
Andreia
13 anos atrás

ola Angela!!!estou na mesma situacao sua mandei minha mudanca pela freeway moving a mais de um ano tambem, e ate agora nada,,,o dono da empresa fica nos enrolando com mentiras e informacoes falsas,,estou desesperada tentando recuperar minha mudanca,,a informacao que eu tenho e que ele o dono da freeway moving e um sem vergonha tambem,,deixou de pagar os imposto necessario e, agora esta abandonando o caso destas mercadorias!!!nao sei mais o que fazer!!sem falar dos funcionarios da freeway moving que tambem compactua da mesma forma,,dizem que e uma empresa seria,mais nao tentar achar uma solucao concreta para todos nos,,gente cuidado… Leia mais »

Mara Perene da Silva
Mara Perene da Silva
13 anos atrás

Ola Pessoal que tem mudancas no Brasil

Cuidado com esse Despachante Jose Ricardo Nagahiro, esse e o mesmo vigarista que esta dizendo que liberava as mudanca da Falida Adonai Moving.
Mandei meus Documentos e pagamentos ate hoje nem mudanca nem dinheiro, esse homem e um pilantra.
Favor entrar em contato com o Emerson esse e o melhorzinho

Angela souza
Angela souza
13 anos atrás

Alguém tem informações sobre a empresa Freeway moving … pq em todos os comentários não foi citada a mesma … mas já tem uma ano que mandei minhas coisas e ate hoje não recebi nada … obrigada

jose ricardo nagahiro
13 anos atrás

ESTAMOS DANDO ENTRADA EM PROCESSOS PARA RETIRADA DE CAIXAS QUE ESTÃO PRESAS AQUI NO BRASIL. 55XX1330169483 – 30256200 508 598 7416
RICARDO

Suely Maria Rodrigues
Suely Maria Rodrigues
13 anos atrás

Desde 2008 que mandei uma caixa para o Brasil, precisamente para João Pessoa mais nunca chegou aqui em nossa mão, acho um falta de respeito com os cliente , ja tentei procura , encontrei o mais nada pode fazer a quem procura

Beatriz Bauer
Beatriz Bauer
13 anos atrás

Estou necessitando de orçamento dos container de 20 e 40, estou iniciando uma empresa de locação de container em Porto Alegre, estou em busca dos melhores preço.
cel. (51) 92681233 email beatrizrsbauer@hotmail.com

Beatriz Bauer

Flória
Flória
13 anos atrás

Minha filha Giovana enviou uma caixa em 13 de agosto de 2011 pela empresa Bassi World Movers da Cida Bassi, e a caixa está em Paranaguá, mas todos ficam enrolando porque precisa de um novo BL , queria saber se tem alguem mais com o número 159 do container. ela disse que eu tinha que procurar a Receita Federal em BRASÍLIA!!!!! É uma vergonha esse país que todos querem tirar proveito.

Rosilene
Rosilene
13 anos atrás

Olá se souberem alguma coisa sobre a BR courier por favor me avisem , o nmero da minha caisa é 753936. rosilene1@hotmail.com

Gladis
Gladis
13 anos atrás

Meu nome e Gladis e enviei 2cxs.em 22.7.11da California para o Brasil com a BRCourier e ate agora nada,cansei de fazer ligacoes,enviei e-mails que perdi a conta,a BRC so mentiu e nos anganou,enrolou o tempo todo.As cxas estao presa no porto de Paranagua e estao no container de Joaquim Benedito Abreu Rego e pelo que sei a receita pede o BL Original de cada um.Onde podemos conseguir isso se a empresa faliu?Somos mais ou menos 2500 pessoas que enviamos cxas e que nao chegaram e todos nos pagamos e nao foi barato.Mas o dono Jose Moreira nos enganou e ficou… Leia mais »

148
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x