Continuam as Reclamações de Caixas Retidas nos Portos Brasileiros

Fonte:  Comunidade News 

Alfândega do Porto de Santos desmente leilão.

Imigrantes que enviaram caixas ao Brasil continuam reclamando que não conseguem liberar as caixas retidas nos portos. Segundo a alfândega do Porto de Santos, o despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua a ser efetuado normalmente.

Uma grande lista de reclamações chegou até a Organização Não Governamental Brasileira de Apoio ao Emigrante (ONG BAE), localizada em Poços de Caldas (MG). O fundador da ONG, Walther Alvarenga, brasileiros que moraram nos Estados Unidos começaram a procurar a BAE há dois anos. Segundo ele, são pessoas de várias partes do Brasil.

De acordo com ele, os emigrantes apresentavam a devida documentação no porto, mas não conseguiam retirar seus contêineres e caixas. As mercadorias foram enviadas através da Adonai Express e da Express Moving. Conforme Alvarenga, a maioria das pessoas que procuraram o porto não foram atendidas e não conseguiram retirar as caixas. “As que conseguiram tirar as caixas, as caixas estavam mexidas, faltando coisas”, disse ele.

Em uma nota oficial, a BAE repudia a decisão da alfândega do Porto de Santos em leiloar os contêineres retidos, e diz que foi fixado o prazo de 28 de fevereiro de 2011 para a retirada das caixas. Segundo a nota, a polícia alfandegária alega desinteresse por parte dos brasileiros. A nota foi enviada a José Antônio Gaeta Mendes, Inspetor Chefe da Alfândega do Porto de Santos, ao Deputado Federal Geraldo Thadeu e ao Conselho Nacional de Imigrantes.

Segundo Walther, uma mulher ficou no porto durante uma semana e não conseguiu retirar a mercadoria dela. Vários moradores de Poços de Caldas, conforme Alvarenga, estão entre os lesados. Em um dos casos, uma ex-moradora dos EUA, que ficou 21 anos no país, não conseguiu retirar a mercadoria porque não apresentou um comprovante de residência.

Entre os brasileiros que não conseguem retirar a mercadoria estão duas ex-moradoras de Mount Vernon (NY). Uma das brasileiras contou que o marido dela esteve no Porto de Santos duas vezes e não conseguiu retirar a caixa. Segundo ela, o porto disse que eles deviam desistir de retirar a mercadoria, a qual iria para leilão.

Tânia Bertozzi, que morou em White Plains (NY), está tentando reaver a caixa através de um despachante, e está bastante esperançosa.

Encerramento de Trabalhos

Por e-mail ao Comunidade News, o inspetor Gaeta Mendes confirmou que 28 de fevereiro último foi apenas a data em que encerraram os trabalhos da comissão encarregada de examinar os despachos dos contêineres enviados pela Adonai, os quais haviam sido apreendidos em meados de 2009. Segundo ele, foram liberadas cerca de 1.000 bagagens.

“O que não foi liberado é porque não se conseguiu comprovar a titularidade de seu proprietário e será objeto de aplicação da pena de perdimento, podendo ter como destinação a destruição, doação ou leilão, conforme a natureza do bem, mas esse procedimento ainda não teve início. O despacho de bagagem desacompanhada, desde que regular, continua sendo feito normalmente pelo setor competente da Alfândega (Equipe de Bagagem)”, disse o inspetor.

Segundo reportagem do jornal Brazilian Voice, agentes da Polícia Federal e da Receita Federal continuam a série de investigações iniciadas há quatro anos, a fim de comprovar a procedência de mercadorias que estariam enquadradas em contrabando. Centenas de contêineres aguardam liberação no Porto de Santos, de acordo com o detetive Elísio Rodrigues.

De acordo com o blog do jornalista Beto Moraes, a empresa de consultoria OBTS contratou advogados, os quais estão conseguindo indenizações de determinadas empresas que foram judicialmente acionadas. Os interessados devem ligar para Daisy no número (781) 629-2603. A fim de ser classificadas como vítimas de empresas de envios de caixas e não ser taxadas, as pessoas devem mencionar o código “B50”.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

148 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto
Roberto
8 anos atrás

Eu mandei uma caixa para o Brasil em junho de 2011 (23419) e até paguei $100,00 dolares porque depois que a caixa chegou no Brasil me pediram mais dinheiro para enviá-la ao destino…Paguei e mesmo assim nada de caixa……É revoltante!!! Já mandei alguns e-mails para Ipanema, porque telefone já era! E nada de respostas….
E esta corte amanhã em NJ para o Bankruptcy da Ipanema…tem alguém indo na corte? Gostaria muito de ir reclamar meus direitos mas estou em Boston. Se alguém puder dá um tok sobre a corte.
Obrigado.
toberro7@yahoo.com

Aline
Aline
8 anos atrás

Pessoal, não utilizem os serviços da empresa Sul America USA Moving Express. Emerson Eduardo, presidente, Kátia Franco e Nilcinéia Fernandes.
Fechei com eles um serviço para entregar uma caixa para o Brasil em 30 de Maio de 2011, no valor de $ 244,50 e até hoje minha caixa encontra-se nos EUA e não tive a devolução do meu dinheiro.
Todos os telefones só chamam e/ou caem na secretaria, além de inúmeros e-mails sem resposta. Sinto-me lesada pela empresa.

odilia
8 anos atrás

Ola nao sei o numero do meu container, so da caixa 23141 que enviei janeiro de 2012. Se souberem me escreva, obrigada
odiliagoalves@hotmail.com

odilia
8 anos atrás

Meu nome e odilia.
se alguem tiver alguma informaçao , mandei uma caixa pela ipanema moving. nº23141;por favor me avise. onrigado

fatima
fatima
8 anos atrás

meu nome e fatima esto com duas caixas preza pela ipanema moving,por favor se souber de qualquer informacoa sobre a ipanema moving me mande por favor, porque quando embalamos nossas caixas para ajudar alguem no brasil e porqeu precizam nao a c ompanhia para pegar nosso dinhero e montar outra compania, isso e crime minha irma esta esperando as coisas que lhe mandei em agosto do ano passado , eles me disseram que dmoraria 4 meses e ja faz quase um ano, e tudo qeu embalamos nas caixas e com amor e carinho para ser entrgue , noa para as… Read more »

daniel
daniel
8 anos atrás

eu tenho que manda um container da belgica!! eu teria que contrata uma empresa Brasileira ou que seria melhor???? estou agora com medo de fazer esta mudança !!!!!!!!!!!!!!! Obrigado a todos!!!!!

IPANEMA MOVING LESADOS
IPANEMA MOVING LESADOS
8 anos atrás

IMPORTANTE
Possuimos um grupo de pessoas que foram lesadas pela IPANEMA MOVING…agradeceriamos se outras pessoas interessadas (com o mesmo problema) pudessem fazer parte do nosso grupo no FACEBOOK – IPANEMA MOVING LESADOS – para trocarmos informacoes que podem ser do interesse de todos.
** Se voce nao tiver Facebook, nosso email eh o: lesadosipanema@gmail.com

IPANEMA MOVING - LESADOS
IPANEMA MOVING - LESADOS
8 anos atrás

IMPORTANTE

Se voce procura por informacoes e/ou solucoes no caso da Ipanema Moving entre em contato conosco. PARTICIPE!

FACEBOOK
IPANEMA MOVING LESADOS

lesadosipanema@gmail.com

leticia campos
leticia campos
8 anos atrás

quero saber sobre a free way? os containers estao chegando? se sober algo entre em contato campos112011@hotmail.com

otacilia olinda gandy
otacilia olinda gandy
8 anos atrás

ROSEMAR POR FAVOR PRECISO FALAR COM VC. MEU MAIL E ovgandy@hotmail.com

ademir
ademir
8 anos atrás

gostaria de informacao sobre container 155 ,desde outrubro de 2011 esta no deposito da ipanema no brasil ,

LESADOS PELA IPANEMA MOVING
LESADOS PELA IPANEMA MOVING
8 anos atrás

IMPORTANTE Ola..se voce tambem foi, ou conhece alguem que possa ter tido problemas com a Ipanema Moving, entrem em contato conosco:
no Facebook – IPANEMA MOVING LESADOS ou no e-mail: lesadosipanema@gmail.com

**Algumas pessoas aqui nao deixam contato e assim fica impossivel localiza-las** eh importante que coloquem o email, n. de container, n. de caixa e empresa que contratou

vania cristina
vania cristina
8 anos atrás

Quem conhecer o Sr Baltazar Jose dos Reis por favor me enviar um email pois ele esta com o nome no container que tenho minhas duas caixas fico no aguardo de uma ajuda vaninha_cristina@hotmail.com obrigada desde ja

vania cristina
vania cristina
8 anos atrás

Ola Pessoal me enviaram a lista de caixas que estao no deposito de NJ para devolucao infelizmente as minhas nao estao mais quem quizer ir retirar vou postar os numeros abaixo um abraco e boa sorte Lista de Caixas Deposito – NJ 754300 – 17 caixas 754633 – 1 – 48” 753999 – 1 – 27” 754529 – 13 caixas 754281 – 12 caixas 754623 – 2 – 27” 754093 – 1 – 48” 754116 – 4 caixas 754417 – 1 – 27” 754141 – 1 – 27” 754332 – 1 – 27” 754136 – 4 caixas so tem 2… Read more »

Lesados Ipanema Moving
8 anos atrás

IMPORTANTE

Se voce procura por informacoes e/ou solucoes no caso da Ipanema Moving entre em contato conosco. PARTICIPE!

FACEBOOK
IPANEMA MOVING LESADOS

lesadosipanema@gmail.com

sueli
sueli
8 anos atrás

URGENTE!!!! PROCURO DONOS DAS CAIXAS 23576,24658,23123,24719,24661,24702
IPANEMA MOVING. REPASSEM PARA CONTATOS.
PEQUENO PRAZO P/A DEVOLUCAO DELAS.
CAIXAS ENCONTRADAS E LIBERADAS
ILEUS@LIVE.COM

sueli
sueli
8 anos atrás

Saiu mais informacoes sobre as caixas retidas nos US e informacoes dos cabecas dos conteniers retidos no Brasil,nomes do laranjas e nomes dos proprietarios das caixas nos conteniers.
ileus@live.com

Lesados Ipanema Moving
8 anos atrás

Ola…
criamos uma pagina no Facebook para nos reunir e salvar nossos pertences

Participe!!!

Ipanema Moving Lesados

lesadosipanema@gmail.com

Cbsh
Cbsh
8 anos atrás

Alguém recebeu notificação da Corte de NJ sobre a reunião de credores da BrCourier no dia 08 de junho? Alguém vai poder ir? Estou na Califórnia e infelizmente não poderei. Seria bom saber o que foi dito lá e se haverá alguma resolução sobre ressarcimento de despesas, principalmente para quem pagou seguro.

sueli
sueli
8 anos atrás

Eh oficial.Saiu no jornal Gazeta.A Ramos eh socia da BRCOURIER e nao somente uma empresa contratada como diziam.Eles tambem sao responsaveis pelo que esta nos acontecendo,afinal tambem receberam nosso dinheiro.
O dono da Brcorier declarou que ha caixas sendo liberadas no Brasil.Como a empresa ja mentiu tanto,nao da pra confiar desta vez.
Alguem recebeu algo?Ou conheci quem recebeu?Favor manter-nos informados sobre os acontecimentos recentes.Somente assim poderemos fazer algo.
Estamos todos no mesmo problema e devemos ser solidarios.
Coloquem seus emails para trocarmos informacoes.
Obrigada
ileus@live.com

148
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x