Qual é a Chave do Sucesso nos Estados Unidos?
Você já deve ter ouvido falar que o sucesso é 1% inspiração e 99% perspiração. Talvez tenha até ouvido falar na piada sobre o cara que pediu direção para ir ao Carnegie Hall, um famoso teatro em Nova Yorque: “Como que eu chego no Carnegie Hall?” ele perguntou a alguém na rua, que respondeu: “Pratique, pratique, pratique!” Esta idéia de que a prática e o trabalho árduo são importantes para alcançar o sucesso não é nenhuma novidade, e é bem conhecida por todos. Mas agora pesquisas estão mostrando que não só a prática e o trabalho árduo são importantes, mas que são as únicas coisas que realmente importam, e que o talento natural é irrelevante.
De acordo com um artigo publicado por Geoffrey Colvin em CNNMoney.com, os pesquisadores descobriram o segredo do sucesso: Prática exigente e trabalho duro. Lembre-se que o sucesso está sendo definido aqui de uma forma bem reduzida, significando a sua habilidade de fazer uma atividade específica extremamente bem, quer dizer, melhor do que a maioria das pessoas. Nós supomos instintivamente que as pessoas talentosas nasceram desta maneira, e têm algo em seus genes que o resto de nós não possui. Os pesquisadores dizem que este não é o caso. Eles não encontraram nenhuma evidência em suas pesquisas que suportam a noção de que ter talento é uma conseqüência de qualidades naturais.
O que descobriram é que em quase todos os campos, a maioria das pessoas aprende muito rapidamente no início, mas a velocidade da aprendizagem é reduzida e eventualmente o processo de aprendizagem para completamente. Com exceção de algumas pessoas que continuam aprendendo e melhorando por vários anos, ou até décadas, e eventualmente se tornam excelentes no que fazem. A outra conclusão significativa dessas pesquisas é que ninguém pode atingir excelência sem trabalhar duro. É realmente bem simples: sem dor, não há ganho! Este conceito se aplica a qualquer pessoa em qualquer lugar no mundo, mas principalmente aos imigrantes nos Estados Unidos. A evidência dessas pesquisas mostrou que a maioria das pessoas talentosas precisa de no mínimo dez anos de trabalho árduo para se tornem excelentes, e em alguns campos precisam até mais. Há alguns bons exemplos no mundo dos esportes que confirmam estas descobertas. Por exemplo, vejamos Michael Jordan, o grande jogador americano de basquete. Você acha que ele chegou aonde chegou porque tem talentos naturais? Na verdade não é bem assim. Michael era fanático pela sua prática no basquete, e treinava por muito mais tempo e com mais intensidade do que os seus colegas. Ele não mostrou nenhuma indicação de ter grandes talentos quando era pequeno – tanto que nem foi selecionado para o time da sua escola secundária. Tudo bem, mas e no caso do Tiger Woods, um dos melhores jogadores de golfe de todos os tempos? O pai do Tiger começou a treiná-lo com menos de dois anos, de forma que quando ele chegou as ser um campeão bem conhecido ele já tinha praticado por mais de 15 anos. E apesar de ser um dos melhores jogadores de golfe de todos os tempos, ele ainda pratica constantemente para tentar melhorar ainda mais. Você sabe por que o Zico batia falta com tanta perfeição? Ele ficava treinando depois que todo mundo já tinha indo embora. Ele colocava a sua camisa pendurada na trave e ficava tentando acertá-la com precisão, até chegar ao ponto da perfeição.
O tipo de prática que faz campeões, ou pessoas excelentes em qualquer campo, requer muito mais do que apenas passar tempo praticando. A prática necessita ser deliberada, quer dizer, você tem que almejar objetivos que são progressivamente mais difíceis. Você deve também monitorar o seu progresso e fazer ajustes para continuar melhorando. E tem mais uma exigência: você precisa praticar regularmente. A prática inconsistente ou esporádica não produz os mesmos resultados.
Nem todos os cientistas estão de acordo com a conclusão de que o trabalho árduo e a prática são as únicas coisas que importam e que os talentos naturais são irrelevantes. Mas a evidência é clara que a prática deliberada leva a um grande desempenho, mesmo para alguém que não mostrou nenhum sinal de talento natural quando pequeno. Assim sendo, se você quiser ser excelente em qualquer campo, tudo o que você fazer é trabalhar no seu objetivo arduamente. Mas trabalhar arduamente não é uma coisa que qualquer um está disposto a fazer porque o esforço extra requerido para conseguir excelência pode significar dor e a dificuldade por muitos anos. Assim sendo, a pergunta que permanece ainda não respondida é: Por que algumas pessoas são capazes de sustentar períodos longos de trabalho árduo, enquanto que a maioria das pessoas prefere evitá-los?
Há muitos fatores que influenciam o sucesso e muitas qualidades que nós associamos com característica de excelência: Bons genes, educação, coragem, inteligência, vocação, ambiente positivo, etc. Todos estes itens podem ser importantes, mas mesmo se você não tiver um ou mais destes ingredientes, a evidência da pesquisa mostra que isso não lhe impede de alcançar a excelência no seu campo de atuação. A pesquisa nos está dizendo que qualquer um de nós pode conseguir excelência, não obstante todas as limitações naturais que a gente acha que tem. E isso nos abre um novo mundo de possibilidades.
Se o trabalho árduo e a prática forem tudo que é necessário para conseguir excelência, então, se você levar a sério a realização da excelência em qualquer campo, tudo o que você precisa fazer é descobrir um método para permanecer motivado de forma que você não pare, seja lá qual for a dificuldade da tarefa. Você tem que ser paciente com você mesmo e se dar tempo para melhorar. Lembre-se que um mínimo de 10 anos de prática é requerido na maioria dos campos de atuação. Desta mesma forma, para se obter sucesso nos Estados Unidos é necessário paciência. É preciso dar tempo ao tempo.
Em conclusão, aqui está a chave: Para atingir o sucesso nos Estados Unidos você tem que estar motivado o suficiente para trabalhar arduamente durante longos períodos de tempo e ser persistente.
gostei muito do que vc falou mas eu moro na europa. qual e a chave para do sucesso para a europa ?