Para as pessoas que querem viver nos Estados Unidos de forma permanente, e querem ter a liberdade de se ausentar do país pelo tempo que quiser sem ter que notificar as autoridades da imigração americana, a cidadania é a melhor opção.  O cidadão brasileiro pode obter a cidadania americana sem perder o direito de sua cidadania original como explicamos em detalhes no artigo “A Questão da Dupla Cidadania”.  Por isso muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos optam pela opção da dupla cidadania.

É importante destacar que a cidadania e o green card são duas coisas diferentes.  O green card lhe dá o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma permanente, mas tem algumas restrições e desvantagens.  Por exemplo, se você quiser se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano você precisa notificar a imigração americana, e se não o fizer, corre o risco de perder o direito ao green card.  Com o green card você pode patrocinar familiares de primeiro grau como filhos ou irmãos para que eles obtenham o green card, mas o número de green cards concedidos dessa forma é limitado a uma certa quantia anual, e o processo pode ser muito demorado.  Veja o artigo “Como Obter um Green Card”.

Com a cidadania você pode entrar e sair do país quando quiser sem se preocupar com o tempo de ausência.  Além disso, você pode patrocinar o green card de familiares de primeiro grau através de um processo preferencial sem limites e demoras.  A cidadania também lhe oferece o direito de votar.

Com todas essas vantagens, a obtenção da cidadania é uma boa opção para quem tem uma ligação forte com os Estados Unidos e não quer correr qualquer risco de perder o direito de residir neste país.  A questão é como obter a cidadania.  Vamos lhe mostrar neste artigo exatamente o que você precisa.

Existem duas maneiras de você obter a cidadania americana.  Através de nascimento (em território americano, ou sendo filho de pais americanos mesmo se tiver nascido fora dos EUA), ou através da naturalização.  Nosso enforque neste artigo é o processo de naturalização que é o que se aplica à grande maioria dos cidadãos brasileiros.

Para se tornar cidadão através da naturalização você precisa passar por um processo administrativo que é governado pelo Ato de Imigração e Naturalização (Immigration and Naturalization Act, ou INA). Em termos gerais você só pode se tornar um cidadão americano naturalizado se tiver os seguintes requisitos:

  1. Ter pelo menos 18 anos de idade e ser portador da residência permanente (green card).
  2. Ter residido continuamente nos Estados Unidos, tendo sido admitido legalmente para residência permanente, por cinco anos precedentes à data de sua aplicação à naturalização.
  3. Após ter o status condicional da residência permanente removido, baseado no seu casamento com um(a) cidadão(ã) americano(a), ter residido nos Estados Unidos por um ano depois da data de remoção do status condicional.
  4. Ter residido continuamente nos Estados Unidos todo o tempo desde o início da aplicação até a data de admissão para cidadania.
  5. Ter sido e ainda ser uma pessoa de bom caráter moral durante todos os períodos mencionados acima.
  6. Não ter sido deportado ou ter um processo de deportação pendente.
  7. Ter a habilidade de ler, escrever, falar e entender palavras e frases simples em inglês.
  8. Ter conhecimento fundamental da história e do governo americano.
  9. Respeitar e apoiar os princípios da Constituição Americana e jurar fidelidade aos Estados Unidos.

Para manter a presença contínua nos Estados Unidos referido no segundo item acima, você não pode se ausentar dos Estados Unidos por mais de um ano sem autorização da imigração americana (USCIS).

Você será considerado uma pessoa sem “bom caráter moral”, mencionado no quinto item acima, se tiver cometido:  assassinato, delito grave, algum crime de torpeza moral, ou crime de posse de entorpecentes; ter dado testemunha falsa para obter benefícios de imigração; ter cometido adultério; ter se envolvido com prostituição; ter sido indiciado com violência doméstica; não ter se registrado para o serviço militar entre as idades de 18 a 25 anos.  A imigração está prestando atenção também a ofensas do trânsito, como dirigir sob influência de álcool ou drogas.  Essa não é uma lista completa.  Se você tiver dúvidas quanto ao impacto de qualquer envolvimento com a polícia, procure um advogado de imigração.

Para fazer a aplicação para a cidadania você precisa preencher o formulário N-400 e pagar uma taxa de $595.  Além disso, terá fazer um teste de conhecimento da língua inglesa; um teste sobre a história americana; e um teste sobre o governo americano.

Deixe um comentário

1235 Comentários em "Como se Tornar Cidadão Americano"

avatar
Erica Audra
Visitante

Olá, gostária de saber sobre esse curso que o governo da gratuito para imigrantes!(pois tenho previsão de ter o meu cr1 em maio) existe esse curso em Seattle!? alguem sabe me informa!? Obrigada.
meu e-mail é eciacruz@gmail.com.

Erica Audra
Visitante

Olá, obrigada pelas informações, voccês fazem um lido trabalha, em breve estarei entrando em Seattle, e a minha advogada disse que em 1 ano e meio a 2 anos eu posso ter a cidadania. Gostaria até de saber onde se encontra a comunidade Brasileira em Seattle, gostária de ter informações sobre integração!, trabalho, até mesmo amizade..
Bom meu e-mail é eciacruz@gmail.com que poder me passar maiores informações eu agradeço..
Até e boa sorte a todos…

Gabriel
Visitante

Olha eu pretendia postar otras duvidas por comentira
[até postei mas esqueci onde]
e queria saber se vc tem msn, caso tenha ficaria mais facil, ou sei la, ai queria esclarecer umas duvidas, claro se naum fosse encomodo d+…

caso tenha add: lautnerduu@hotmail.com

Gabriel
Visitante

brigadoo ^^

Gabriel
Visitante
Bom assim, sou meio que novo, e sempre tive o sonho de ir morar nos EUA, quando era mais novo, sempre tive a ilusão de ser tudo perfeito por la, mas agora fiquei um tempo pensando, e talvez [tenho certeza] não seja tudo perfeito la, mas mesmo assim ainda quero um dia ir pra la e morar definitivamente la, mas enfim, ultimamente comecei a ter uma duvida, “caso um dia eu consiga ir pra la, como que vou começar uma vida la?” basicamente essa é minha duvida, caso ja tenha algum post no site sobre isso, por favor gostaria que… Read more »
Alex Sousa
Visitante

Primeiramente gostaria de parabenizar o site pq esta muito legal mesmo, mas ainda tenho muitas dúvidas sobre morar nos EUA, gostaria de saber o seguinte:
Não tenho parentes nos EUA, não tenho ensino superior, sou casado, minha esposa tem ensino superior, mas também não tem parentes que residen nos EUA.
Estamos nos programando, pois gostariamos de nos mudar definitivamente para os EUA, gostaria de saber se isso é possível. Se possível gostariamos de receber orientações de como.

Grato!

Ricardo Barreto
Visitante

Boa noite?
Me chamo Ricardo Barreto
Sou caminhoneiro aqui no Brasil a possibilidade de ter um visto de trabalho nesta ária de transporte nos Estados Unidos ou Canadá.
Fiquei sabendo que esta em escassez desta profissão por lá é verdade e como posso obter o visto???

1 56 57 58
wpDiscuz